Ter filhos reduz a qualidade de vida?

Ter filhos reduz a qualidade de vida? Descubra aqui por que você tem esse pensamento.
Ter filhos reduz a qualidade de vida?

Última atualização: 23 abril, 2022

A resposta para saber se ter filhos reduz a qualidade de vida não é simples porque não é nem sim nem não. Ter filhos muda a vida, pois as prioridades também mudam. Não se trata mais do que você quer ou precisa, mas também de proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus filhos.

O que acontece é que às vezes os dois objetivos entram em conflito. É por isso que, especialmente nos primeiros anos, os pais sacrificam certos aspectos de sua qualidade de vida pela de seus filhos.

Quais aspectos marcam a qualidade de vida?

A qualidade de vida é um conceito subjetivo, pois cada pessoa pode entendê-la de uma forma diferente. Além disso, nem todos os aspectos da qualidade de vida têm o mesmo peso para cada um.

Tomaremos como referência o gráfico da qualidade de vida baseado em Qualidade de vida: manual para profissionais de educação, saúde e serviços sociais de MA Verdugo, professor da Universidade de Salamanca, e outros autores. Esse gráfico é composto por oito aspectos que determinam a qualidade de vida. No entanto, vamos nos concentrar apenas nos que mais variam quando se tem filhos.

Saúde física e psicológica

É inevitável que a falta de sono, as preocupações ou o aumento das responsabilidades nos afetem. Isso se traduz em maior cansaço físico e mental. Portanto, paciência, humor e concentração são aspectos que muitas vezes são diminuídos.

Ter filhos reduz a qualidade de vida?

No entanto, nem tudo é negativo. A atividade física que os pais fazem com seus filhos pode ser comparada à atividade esportiva em muitos aspectos. Apesar de tudo, a parte psicológica é a mais significativa. Ver como uma criança cresce, aprende e melhora é uma surpresa contínua que conforta, orgulha e emociona.

Relações sociais

Seu círculo de conhecidos aumentará à medida que seu filho crescer. Você terá a oportunidade de conhecer novas pessoas ao acompanhar seus filhos à escola ou às atividades extracurriculares. Será fácil falar com eles, pois são pais que estão na mesma situação que você.

Mas e sua família e amigos? Pode haver momentos em que será mais difícil para você combinar o dia a dia de seus filhos com o tempo gasto com sua família e amigos. O bom é que não é algo permanente. Basta encontrar o equilíbrio entre responsabilidades e relações sociais, intimamente relacionadas ao lazer.

Lazer

O lazer é um fator essencial quando se trata de ter uma boa qualidade de vida. Se você faz atividades que gosta e te preenchem, vai se sentir bem, mais feliz e com mais energia. Qual é o problema mais comum quando você tem filhos? Ter menos tempo para si mesmo.

Quando as crianças são pequenas, você pode fazer planos com sua família ou amigos. Dessa forma, você melhora suas relações sociais enquanto se diverte com seus filhos.

Por outro lado, à medida que crescem, você pode compartilhar hobbies e fazer atividades ou esportes juntos. Esses vínculos com seus filhos agregarão qualidade de vida. Além disso, enquanto eles aproveitam suas atividades com outras crianças, você pode aproveitar esse tempo para seu lazer pessoal, o que será muito gratificante para você.

Qualidade de vida, filhos e trabalho?

O trabalho é um ponto-chave a ter em mente. Influencia muito nossa qualidade de vida em nível econômico, psicológico, físico e de autorrealização.

A realidade é que em muitos casos, quando uma mulher tem filhos, ela não pode se candidatar a cargos de maior responsabilidade em sua própria empresa. É verdade que ter filhos pode afetar o desempenho no trabalho, mas da mesma forma que o trabalho influencia nosso cotidiano.

Ter filhos reduz a qualidade de vida?

Um dos maiores obstáculos para a qualidade de vida é a incerteza no trabalho. No entanto, se o equilíbrio for encontrado, todos os três objetivos podem ser alcançados.

Qualidade de vida com crianças

Ter filhos muda a vida e sua qualidade porque é uma montanha-russa contínua. Ter filhos reduz a qualidade de vida? Às vezes. Acrescentam qualidade de vida? Também. Há momentos em que será fácil, outros mais difícil, mas o certo é que se tornará essencial.

This might interest you...
Coisas que você não deve dizer a uma mulher que não pode ter filhos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Coisas que você não deve dizer a uma mulher que não pode ter filhos

Embora todos saibam qual é a maneira de conceber bebês, isso nem sempre é tão fácil. Há milhares de fatores que podem interferir.



  • Fernández-López, J. A., Fernández-Fidalgo, M., & Alarcos Cieza. (2010, April). Los conceptos de calidad de vida, salud y bienestar analizados desde la perspectiva de la Clasificación Internacional del Funcionamiento (CIF). Revista Española de Salud Pública. Retrieved from http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272010000200005
  • Schalock;, L., Robert & Keith, K., Verdugo, M., & Gómez, L. (2011). Enhancing the Quality of Life of People with Intellectual Disabilities. Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-90-481-9650-0_2