5 frases para uma criação feliz

Não perca estas belas frases para entender que uma criação feliz é possível.
5 frases para uma criação feliz

Última atualização: 23 março, 2022

Se você é pai ou mãe, saberá que essa tarefa não é nada fácil. Mas é preciso tentar fazer bem feito, mesmo que haja dias bons e dias não tão bons assim.

Para criar filhos, é essencial que estejamos bem emocionalmente e que tenhamos consciência da importância do respeito por eles e por nós mesmos. Por tudo isso, vamos apresentar aqui algumas frases para realizar uma educação feliz.

Criação feliz: utopia ou realidade?

A criação feliz não é utópica ou inatingível, porque não tem nada a ver com perfeição, longe disso. Entre as imperfeições encontramos também o simples, o real, a verdade das famílias.

Portanto, uma criação feliz é aquela em que você se sente confortável todos os dias, apesar das adversidades, onde você respeita seus filhos e faz prevalecer a comunicação e a confiança acima de tudo. Pois bem, respeito e amor são as bases de uma boa criação, sem maus modos ou agressões de qualquer tipo.

Por outro lado, a empatia também é essencial para que as crianças aprendam a compreender os outros e a si mesmas. A assertividade é uma ferramenta fundamental para ensiná-las a expressar seus pensamentos, sem ferir as emoções dos outros. Mas para isso, elas devem primeiro receber o mesmo tratamento de seus pais.

É importante que você tenha uma mente estável para que seus filhos possam aprender com você, porque você será o modelo deles, quem os ajuda e os orienta em seu crescimento. Eles merecem crescer em um ambiente cheio de amor, harmonia, confiança e boa comunicação.

Frases para pais felizes

As palavras residem no diálogo e são muito importantes para que haja um vínculo estreito entre pais e filhos. As palavras podem nos afastar ou nos aproximar emocionalmente e, por isso, apresentaremos algumas frases para fortalecer o relacionamento com seus filhos.

O melhor é que são frases curtas que você pode usar todos os dias, tanto para dizer aos seus filhos quanto para repeti-las para si mesma como se fossem um mantra. Até mesmo para perceber que a vida pode ser muito mais fácil se você colocar mais amor nela e tirar um pouco de ressentimento, orgulho e raiva.

1. “Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver, 8 abraços para nos sustentar e 12 abraços para crescer”

Precisamos de 8 abraços para nos sustentar, o que seria o mesmo que entender que precisamos de 8 abraços para sermos felizes. Quanto mais você abraçar seus filhos a cada dia, mais amor eles receberão de você e mais conexão terão com você.

2. “Os gritos não educam. Eles amortecem o coração, bloqueiam o pensamento, destroem o respeito e tornam você violento.”

Gritar nunca é adequado para educar seus filhos, porque só fazem com que eles se afastem emocionalmente de você. Além disso, um belo dia eles se acostumarão a ignorar até que você grite e o vínculo emocional existente entre vocês se romperá.

3. “A maneira como falamos com nossos filhos acabará sendo o tom de sua voz interior”

Se você falar bem com seus pequeninos, eles aprenderão a falar bem consigo mesmos. Se você falar mal com eles, eles mesmos terão um diálogo interno negativo e bastante perigoso para seu equilíbrio emocional.

4. “Use palavras, não gritos, porque é a chuva que faz as flores crescerem… Não a tempestade”

Essa frase deixa muito clara a importância de educar as crianças a partir de uma comunicação afetuosa, onde o amor e o respeito são sempre as bases fundamentais. Palavras com amor atingem melhor o coração.

5. “Para uma criança aprender a respeitar, ela deve se sentir respeitada”

Essa frase é essencial porque a chave para uma criação feliz é o respeito. Se você quer que seus filhos a respeitem, você tem que respeitá-los primeiro. Não de vez em quando, não quando você se sente bem. Você deve sempre respeitá-los, independentemente das circunstâncias da vida. Respeite seus ritmos, sua opinião, seus gostos e seus interesses.

Mãe feliz beijando seu filho.

Enfrente a adversidade de cara boa e a felicidade com uma melhor ainda

Essas são algumas das frases que você deve ter em mente todos os dias para perceber que uma criação feliz é possível.

Embora haverá momentos em que você terá que fazer muito de sua parte para seguir em frente, basta lembrar delas e olhar nos olhos dos seus filhos para perceber que eles são seu tesouro mais valioso.

Pode interessar a você...
5 sinais de que uma criança está infeliz
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 sinais de que uma criança está infeliz

Se você acha que seu filho está pra baixo, é importante conversar com ele sobre o que está acontecendo. Como ajudar uma criança infeliz?



  • Jové, R. (2011) La crianza feliz: cómo cuidar y entender a tu hijo de 0 a 6 años. Editorial: La Esfera