Estou grávida de quantas semanas?

9 de outubro de 2017

Se você está grávida com certeza a primeira coisa que quis saber foi de quantos meses estava.  Algumas dúvidas sempre surgem no momento de fazer essas contas.

Por que se conta desde a última menstruação? Há alguma forma de saber de quantos meses eu estou grávida? É verdade que são nove meses exatos?
Para sanar todas essas dúvidas, aqui vão alguns dados curiosos sobre a gravidez e seus períodos.

Saber de quantos meses você está grávida será fundamental para realizar um acompanhamento adequado por parte da equipe médica que irá cuidar do seu parto. Além disso, facilita na busca de informações sobre as mudanças que vão acontecer, e do crescimento do seu bebê. A seguir apresentamos alguns conceitos básicos sobre gravidez que é sempre bom conhecer. À medida que você for ouvindo outro conceitos não hesite em perguntar seu significado.

  • Idade gestacional: é o período de crescimento fetal, ou seja, há quanto tempo o bebê está crescendo dentro da nossa barriga. É importante saber a idade gestacional para poder saber o desenvolvimento do bebê de acordo com períodos já determinados.
  • Parto prematuro: é aquele que acontece antes da 37ª semana.
  • Gravidez “a termo”: processo total de gestação, ou seja, o bebê já se formou completamente e está preparado para o momento do parto, já iminente. Acontece quando a gravidez está entre 38 e 42 semanas.

Como um dado interessante você vai perceber que sempre lhe dirão o tempo de gestação em semanas. É a maneira mais precisa de estabelecer a idade gestacional. No início, vai ser um pouco difícil passar o tempo para meses, mas você vai se acostumar rápido à “linguagem da gravidez”.

Tudo o que é bom na vida nos deixa descabeladas: fazer amor, dançar, pular, voar, um ataque de risos, beijar… e ter um bebê.

–Ana María Simón–

semanas

É preciso contar desde a última menstruação

Por que contar desde a última menstruação se a fecundação ocorreu depois? Muito simples. Muitas vezes não sabemos o dia exato em que tudo começou, por isso, por protocolo, é mais adequado marcar como data inicial o primeiro dia da última menstruação.
Essa conta vai acrescentar umas duas semanas ao tempo real de gravidez, já que, apesar de a ovulação acontecer aproximadamente 15 dias depois da última menstruação, o momento perfeito para engravidar ou o momento da fecundação variam de mulher para mulher.

O fim da menstruação e, consequentemente, as mudanças físicas como o crescimento dos seios ou dores no útero são alguns dos sintomas que anunciam a gravidez. De qualquer forma, sempre consulte seu médico antes.

Existem no mercado testes de gravidez com indicador de concepção, que dizem não apenas se você está ou não grávida, mas também o tempo aproximado de uma possível gravidez. Não é um método 100% confiável, mas oferece uma resposta, em semanas, de quanto pode ser o tempo de gravidez. Esses testes são realizados em casa e podem ser comprados em qualquer farmácia.

Ainda assim o mais recomendável é consultar seu médico ou seu ginecologista, para realizar testes mais adequados.

As ultrassonografias

Esses exames são os mais conclusivos para dizer há quantos meses você está grávida. Uma ultrassonografia é uma imagem do interior do seu útero. Você vai fazer várias ao longo da gravidez, e poderá acompanhar como seu bebê cresce, ouvir o coração do pequeno, saber o sexo, etc… Em uma ultrassonografia podem ser realizadas diferentes medições em relação ao tamanho do bebê, o que ajudará a determinar o período gestacional.mulher grávida com ursinho de pelúcia sobre sua barriga

 

Algumas dúvidas aparecem na hora de consultar o médico e determinar há quantos meses estamos grávidas. Desde quando a gravidez começa a ser contada? Por que dizem que dura nove meses? Vamos responder a essas perguntas.

Grávida durante nove meses

Na verdade, não. É calculado entre 38 e 42 semanas. Se contarmos cada mês com quatro semanas aproximadamente, teríamos 10 meses. Por que? Como contamos desde o início da última menstruação, deveríamos adicionar umas duas semanas, já que a fecundação costuma acontecer no período de ovulação da mulher, que acontece mais ou menos na metade do ciclo menstrual.

Aconselhamos você a perguntar ao seu médico, ao seu ginecologista ou à sua parteira tudo o que não souber, já que como especialistas essas pessoas vão poder dar conselhos e responder tudo o que você quiser saber. A confiança na sua equipe médica é sem dúvidas essencial para percorrer esse caminho com muito mais segurança.