Grávidas podem fazer spinning?

Fazer exercício é saúde e, nesse sentido, o spinning pode ser uma alternativa para a prática de atividade física. Você sabe se o spinning é aconselhável durante a gravidez?
Grávidas podem fazer spinning?

Última atualização: 12 dezembro, 2021

Fazer spinning durante a gravidez é uma das maiores questões esportivas para as mulheres grávidas, principalmente entre aquelas que levavam uma vida ativa antes de engravidar.

Embora esse estado da mulher possa ser considerado uma situação especial, não implica limitação para nenhum tipo de atividade física. Na verdade, é saudável seguir em frente, mas com propostas que se adaptem às mudanças físicas, fisiológicas e psicológicas próprias da gravidez.

Em geral, os exercícios físicos durante a gravidez são benéficos para a saúde da mãe e do bebê. No entanto, devem ser realizados com certos cuidados e sob estritas recomendações profissionais.

Fazer spinning na gravidez, sim ou não?

O spinning ou o ciclismo indoor é um dos exercícios mais praticados hoje em dia, principalmente em salas fitness ou academias. Geralmente, é realizado como um modo de ativação (ou aquecimento) em várias rotinas, mas também funciona como um exercício totalmente independente.

Essa disciplina se caracteriza por seu trabalho cardiovascular, dentro do qual pode ser exercitada a resistência aeróbia e anaeróbia. Nessa atividade, as mudanças de ritmo e intensidade são o eixo fundamental.

Porém, durante a gravidez é difícil realizar essa prática da maneira usual, mas ela pode ser praticada com algumas adaptações importantes.

Spinning sim, mas sob recomendação médica

Apesar das mudanças de ritmo e da alta intensidade, o spinning durante a gravidez pode ser implementado com a permissão do obstetra.

O profissional é a pessoa mais indicada para avaliar sua saúde, monitorar seu histórico e tomar a decisão sobre a conveniência de realizar essa prática

Outras recomendações para fazer spinning durante a gravidez

Instrutora conversando com grávida na academia.

Depois de obter o sinal verde do médico, procure uma academia com equipe treinada para trabalhar com gestantes e não ignore as recomendações a seguir.

1. Mantenha uma intensidade constante durante o exercício

Normalmente, nessa atividade a intensidade é regulada ao longo da sessão para melhorar a capacidade anaeróbia. No entanto, isso não é apropriado para a gravidez. O ideal nesse contexto é manter uma intensidade constante, variando entre baixa e moderada.

Segundo publicação da revista Nutrition Hospital, a prática de exercícios físicos em intensidade moderada favorece a qualidade de vida da gestante.

2. Junte-se a um grupo

Em algumas partes do mundo existem grupos que promovem a atividade física em mulheres grávidas. Provavelmente existe na sua comunidade um espaço fitness com atividades preparadas para gestantes. Caso exista essa possibilidade, aconselhamos perguntar se o instrutor é profissional e se respeita a adequação da intensidade.

Além disso, procure realizar essa atividade em grupo para fortalecer o incentivo. De acordo com uma publicação na revista Abingdon Mental Health, os efeitos do spinning na automotivação são maiores quando as sessões são conduzidas por um instrutor.

3. Tente usar roupas e uma bicicleta adequadas

Para fazer qualquer atividade física é importante ter roupas que melhor se adaptem ao seu corpo e que lhe permitam realizar a prática com conforto e segurança. As roupas esportivas não só facilitam os movimentos, como também melhoram a perda de suor e a regulação da temperatura.

Esse aspecto torna-se muito mais relevante durante a gravidez, devido às enormes mudanças físicas e fisiológicas. Agora, mais do que nunca, você precisa se sentir livre para usar uma bicicleta ergométrica.

Por outro lado, as bicicletas de spinning têm a função de modificar a posição do guidão e do banco. Nesse sentido, o ideal é que o equipamento se ajuste ao seu conforto, bem como à posição do seu corpo. Não deve haver desconforto na região das costas, muito menos no abdômen.

4. Permaneça sentada no banco durante a atividade

Ficar sentada no banco pode ser considerado uma recomendação básica. Porém, vale ressaltar a importância de permanecer nessa posição.

No spinning convencional existem movimentos em que as pessoas ficam apoiadas apenas nos pedais, mas deve-se evitar esse tipo de postura para sua saúde e a do bebê.

Grávida fazendo exercícios na academia.

E se eu não puder fazer spinning durante a gravidez?

Por uma razão ou outra, seu obstetra pode proibir você de fazer spinning durante a gravidez, o que você deve fazer?

Em primeiro lugar, não deve desobedecer à proibição do profissional, pois corre um risco desnecessário para a sua saúde e a saúde do seu bebê.

Em segundo lugar, pergunte a ele se você pode fazer outro tipo de atividade física semelhante. Provavelmente, existem opções mais adequadas para continuar seu treinamento.

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