Como reduzir a barriga flácida após a gravidez?

Você acabou de terminar o processo de gestação e quer reduzir a barriga flácida? Não se preocupe, esse objetivo é mais normal do que você pensa.
Como reduzir a barriga flácida após a gravidez?

Última atualização: 23 Novembro, 2021

Reduzir a barriga flácida após a gravidez é uma das tarefas mais complexas que existem. No entanto, não deixe que a complexidade limite você ou torne essa tarefa um desafio impossível.

Durante o processo de gestação, a circunferência abdominal aumenta, em média, mais do que o dobro do normal. Isso se deve ao crescimento do útero e ao deslocamento dos órgãos viscerais.

Esse conjunto de situações faz com que os músculos e a pele se estiquem muito. Essa combinação leva à famosa barriga flácida que se vivencia no período do pós-parto.

Reduzir a barriga flácida após a gravidez

O processo de gestação é uma das experiências mais bonitas que uma mãe pode viver, pois traz uma nova vida ao mundo. Porém, as consequências da gravidez não são muito desejáveis, certo?

Não se preocupe, você não deve se sentir culpada se quiser apagar tudo o que a gravidez causou em seu corpo. Embora seja um processo lindo, sabemos que também é bastante traumático e que seu corpo é a prova perfeita disso. Principalmente a sua barriga.

Nessa ordem de ideias, o principal objetivo após a gravidez é reduzir a barriga flácida para tentar voltar às medidas de antes da gestação. E se possível, melhorá-las um pouco mais.

Mulher com barriga no pós-parto.

O que fazer para reduzir a barriga flácida?

Durante a gravidez, o abdômen fica bastante tenso, especialmente após o segundo trimestre. Isso se deve à pressão excessiva causada pelo crescimento do útero. No entanto, uma vez que a gravidez termina, a região abdominal perde rigidez e a barriga flácida começa a aparecer.

Embora o bebê não esteja mais dentro do corpo, os músculos abdominais e a pele nem sempre voltam às suas condições normais.

Por outro lado, leva cerca de 4 semanas para o útero recuperar seu tamanho normal. Isso indica que você deve seguir passo a passo o objetivo que tem em mente.

A seguir, compartilhamos algumas recomendações para melhorar a aparência do seu abdômen.

1. Faça exercícios

O principal objetivo para reduzir a flacidez da barriga é reconstruir todos os grupos musculares abdominais e, para isso, você deve começar a se exercitar de forma consistente.

No entanto, a prescrição de exercícios durante o pós-parto tem que ser feita por um profissional formador e pelo médico. Normalmente, são necessários cerca de 20 dias, no mínimo, após o parto, para começar a praticar exercícios.

Além de executar uma rotina bem planejada, aconselhamos que você recorra a diversas atividades para restaurar o tônus da musculatura abdominal. Por exemplo, caminhar, dançar e nadar. Outra opção recomendada para fazer exercícios e reduzir a barriga é a ginástica hipopressiva.

Lembre-se sempre de que a intensidade da atividade deve ser moderada e que deve ser constantemente supervisionada por um profissional adequado.

2. Implementar dietas saudáveis

O período pós-parto coincide com o início da amamentação e esse período tem como foco a alimentação do seu bebê. Portanto, você deve se alimentar da melhor maneira possível.

Mesmo que queira reduzir a barriga flácida, não deve se deixar levar por nenhum tipo de “dieta milagrosa”. Elas não são apenas prejudiciais à saúde do seu corpo, como também podem causar desequilíbrios nutricionais no bebê.

As dietas saudáveis são aquelas compostas de frutas, vegetais, proteínas, carboidratos compostos e fibras. Procure adotar esse hábito no seu dia a dia.

Se você tiver dúvidas sobre o assunto, pergunte a um nutricionista. Esse profissional pode indicar a dieta mais adequada para você.

3. Mantenha um estado adequado de hidratação

Além da flacidez causada pela perda de elasticidade dos músculos, a retenção de líquidos pode interferir em seu objetivo. Essa retenção se deve ao acúmulo de toxinas, principalmente no abdômen e nas pernas.

Por isso, aconselhamos você a manter níveis adequados de hidratação, de forma a eliminar as toxinas pela urina e evitar a retenção de líquidos no corpo. Com o tempo, essa prática ajudará a reduzir a inflamação no estômago. Confira você mesma!

Mulher bebendo água após uma sessão de exercícios no pós-parto.

Posso usar cintas para reduzir a barriga flácida?

Uma das recomendações mais comuns para reduzir a barriga flácida após a gravidez é o uso de cintas. No entanto, esse tipo de prática não é aconselhável para a saúde do corpo.

É inegável que as cintas têm uma função estética quando usadas sob a roupa. Porém, dificultam o processo de recuperação da musculatura abdominal. Além disso, a pressão constante nessa área não ajuda em nada a fortalecer essas estruturas. Apenas predispõe à irritação da pele ou a várias infecções causadas pelo suor e pelo calor.

Quanto às cintas, aconselhamos não utilizá-las como elemento de redução da flacidez. Só devem ser usadas se o parto tiver sido uma cesariana e o médico indicar.

É possível reduzir a flacidez, seja paciente!

A primeira coisa a se ter em mente após a gravidez é que seu corpo passou por muitas mudanças. Vá com calma, seja paciente e, acima de tudo, coloque em prática as recomendações médicas.

É possível reduzir a barriga flácida, desde que você se dedique ao processo. Evite implementar qualquer alternativa “milagrosa” que tentarem vender para você, pois pode ser algo muito perigoso.

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