3 jogos de alimentação saudável para crianças

É importante iniciar a educação nutricional desde os primeiros estágios da vida. Para isso, apresentamos uma série de jogos de alimentação saudável para crianças.
3 jogos de alimentação saudável para crianças

Última atualização: 04 junho, 2022

Existe uma série de jogos de alimentação saudável para crianças que você deve conhecer, pois com eles você poderá educar seus filhos sobre a necessidade de estabelecer bons hábitos alimentares. Dessa forma, o corpo funcionará de maneira ideal e eficiente, o que impedirá o desenvolvimento de patologias ao longo dos anos.

É fundamental ressaltar que para uma alimentação ser saudável ela deve ser variada e equilibrada. Em geral, é importante evitar restrições a grupos alimentares inteiros para não incorrer em deficiências nutricionais potencialmente prejudiciais.

Implemente essas atividades hoje mesmo e veja como seus filhos manterão o gosto pela alimentação saudável no futuro. Confira!

Conheça alguns jogos para estimular a alimentação saudável em seus filhos

A seguir, mostraremos quais são os melhores jogos de alimentação saudável para crianças, para que você possa envolver seus filhos nos processos culinários. Dessa forma, eles poderão se familiarizar mais rapidamente com as características organolépticas dos gêneros alimentícios, o que evitará rejeições no futuro.

O contato precoce com diferentes alimentos em seu estado natural permite descobrir as propriedades organolépticas dos alimentos e, também, desenvolver tolerância a eles, além de manter uma dieta variada no futuro.

1. A pirâmide da boa nutrição

Com esse jogo, os pequenos vão começar a distinguir os alimentos saudáveis daqueles que só devem ser consumidos ocasionalmente. Estes últimos tendem a concentrar grandes quantidades de açúcares simples e gorduras trans, elementos que demonstraram aumentar os níveis de inflamação no ambiente interno.

O jogo tem um total de 54 alimentos que devem estar localizados em 3 áreas:

  • Verde: corresponde a produtos de consumo regular.
  • Amarelo: alimentos que devem ser consumidos com certa frequência.
  • Vermelho: produtos que só devem aparecer ocasionalmente na dieta.

2. O semáforo da boa nutrição

Esse jogo compartilha certos princípios com o anterior, pois os alimentos que devem ser consumidos regularmente se distinguem daqueles que devem ser relegados apenas a momentos especiais ou específicos.

Nesse caso, uma série de semáforos é distribuída entre as crianças. As 54 cartas de comida são empilhadas no meio e, à medida que saem, cada jogador deve decidir onde colocá-las no semáforo.

Dessa forma, pode-se enfatizar a necessidade de incluir alimentos frescos e à base de plantas na dieta diária. Estes contêm antioxidantes de alta qualidade que neutralizam a formação de radicais livres e sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Esse efeito tem sido associado a um menor risco de adoecer, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Medicinal Chemistry.

3. Descubra alergias e intolerâncias alimentares

Com esse jogo, as crianças aprenderão a identificar os produtos que podem causar intolerâncias ou alergias alimentares. Estes devem ser evitados na dieta se surgirem dúvidas a esse respeito, para que não produzam sintomas desagradáveis.

O método de jogo é simples. Existem 45 cartões, dos quais 8 são para produtos que podem causar esses problemas. Os jogadores terão que identificar aqueles que podem gerar problemas.

É importante que desde os primeiros estágios da vida as crianças entendam que certos alérgenos podem desencadear reações adversas graves no organismo. Na pior das hipóteses, pode acabar com uma reação anafilática que exigiria intervenção médica de emergência.

As intolerâncias e alergias alimentares devem ser detectadas a tempo, pois a exposição prolongada aos fatores que as desencadeiam pode levar a grandes complicações.

Os jogos de alimentação saudável para crianças

Como você viu, existem várias opções de jogos de alimentação saudável para crianças para que os pequenos comecem a aprender o básico de uma boa alimentação. Assim, você também os tornará mais conscientes dos produtos que podem ser consumidos regularmente.

Agora, devemos lembrar que o bom funcionamento do corpo não é determinado apenas pela alimentação. Existem outros hábitos que devem ser promovidos para manter a saúde ideal ao longo dos anos. Por exemplo, faça exercícios físicos regularmente, garanta uma boa hidratação e durma pelo menos 8 horas por dia.

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