Leite de soja para crianças: tudo o que você precisa saber

O leite de soja tem baixa densidade nutricional, mas contêm isoflavonas, que são associadas a uma melhor saúde da mulher.
Leite de soja para crianças: tudo o que você precisa saber

Última atualização: 23 Abril, 2021

O leite de soja é um alimento que geralmente funciona como substituto do leite. Muitos intolerantes à lactose ou alérgicos às proteínas do leite o incluem na dieta por sua contribuição nutricional. No entanto, não é a melhor opção para crianças saudáveis.

A primeira coisa a notar é que existem diferentes qualidades de leite de soja. Alguns dos encontrados no supermercado possuem grande quantidade de açúcar adicionado, por isso não são considerados produtos saudáveis.

Leite de vaca: um alimento muito completo

Vamos começar falando sobre o alimento que a bebida de soja substitui: o leite de vaca. Essa bebida possui elevada concentração de proteínas de alto valor biológico, essenciais para garantir o crescimento das crianças. Esses nutrientes possuem todos os aminoácidos essenciais e um bom nível de digestibilidade.

Criança com dor de barriga e um copo de leite na mão devido a intolerância transitória à lactose.

De acordo com estudo publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism, as crianças devem ter uma ingestão proteica de no mínimo 1,5 grama do nutriente para cada quilo de peso por dia, a fim de promover o desenvolvimento.

Ressalta-se também que o leite de vaca contém micronutrientes essenciais para a saúde, como vitamina D e cálcio. Seu consumo é considerado importante para prevenir o aparecimento de patologias ósseas a médio prazo.

No entanto, alguns especialistas dizem que a intolerância à lactose ou a má absorção dessa substância é comum. Por isso, às vezes desaconselham o consumo da bebida. No entanto, há muitos sobrediagnósticos a esse respeito, e é por isso que o alimento é retirado de muitas pessoas que poderiam perfeitamente incluí-lo na dieta.

Leite de soja: um alimento menos proteico

Ao contrário do leite de vaca, o leite de soja tem um teor de proteína muito menor. Além disso, os nutrientes desse alimento são de baixo valor biológico. Isso significa que eles não possuem todos os aminoácidos essenciais, por isso é necessário suplementar com outros produtos para obter uma proteína completa.

Por outro lado, a concentração nutricional geral é baixa no leite de soja. É verdade que pode conter certas vitaminas, como as do grupo B e outros micronutrientes como o cálcio, mas tanto sua quantidade quanto seus valores de digestibilidade são baixos.

A soja, por sua vez, tem em seu interior substâncias chamadas isoflavonas, que se mostraram positivas para a saúde, principalmente no caso das mulheres, segundo pesquisas publicadas na revista Cancer, pois podem ajudar na prevenção de tumores mamários. No entanto, esse problema tem um baixo nível de incidência em crianças. Portanto, essa também não é uma razão para promover seu uso.

A importância de escolher um bom leite de soja

Como você viu, do ponto de vista nutricional, o leite de soja não supera o leite de vaca. No entanto, há crianças que não podem consumir este último por intolerância ou alergia.

Nesses casos, a bebida vegetal pode ser introduzida como substituta, mas é importante ler os rótulos. É comum que o leite de soja contenha grandes quantidades de açúcares adicionados ou adoçantes artificiais para melhorar suas características organolépticas. No entanto, isso não é saudável. Por esse motivo, é melhor descartar esse tipo de produto.

Copo de leite de soja.

Ao escolher um leite de soja para consumo infantil, o ideal é comprar um produto orgânico sem açúcar adicionado. O sabor será menos agradável, mas dessa forma garantimos a sua qualidade nutricional. Em todo caso, não é recomendado que o consumo de água seja substituído pela ingestão dessa bebida.

O leite de soja em crianças é um produto situacional

Especialistas em nutrição não recomendam que o leite de soja substitua o leite de vaca para as crianças, pelo menos se não houver alguma patologia que determine a absorção deste. A densidade nutricional é menor e os pequenos requerem um alto valor de nutrientes para garantir seu crescimento e desenvolvimento.

Além disso, os laticínios estão associados a uma melhor saúde óssea. Isso se deve à presença de cálcio e vitamina D (que não está presente no leite de soja). Em contrapartida, deve-se destacar que a bebida vegetal contém isoflavonas, elementos que melhoram a saúde da mulher a médio prazo.

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