Os melhores protetores solares para bebês e crianças

A proteção contra os danos causados pelos raios solares é uma forma de evitar complicações mais sérias. Aprenda a escolher o protetor solar certo para as crianças.
Os melhores protetores solares para bebês e crianças
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por o dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 05 fevereiro, 2022

A escolha dos protetores solares para bebês e crianças deve ser feita de maneira correta e consciente, uma vez que eles possuem uma pele mais sensível que a dos adultos. Por esse motivo, são mais vulneráveis a queimaduras solares e irritação devido ao contato com certos produtos químicos.

Além disso, é importante implementar outras medidas de fotoproteção na criança, como o uso de roupas com filtros UV, bonés e óculos. Da mesma forma, deve-se evitar a exposição ao sol durante as horas centrais do dia.

Fotoproteção em bebês e crianças

Mãe aplicando protetor solar no filho.

A função dos protetores solares para bebês e crianças é prevenir queimaduras solares dolorosas, bem como prevenir os efeitos adversos causados pelo dano solar acumulado. Entre eles, envelhecimento precoce e carcinoma de pele.

De acordo com as publicações da American Academy of Pediatrics, a maior parte dos danos causados pelos raios ultravioleta são gerados durante a infância.

Embora o protetor solar possa ser destinado a adultos ou para crianças, a função é sempre a mesma. O que geralmente varia é o conjunto de seus princípios ativos. Nesse sentido, o filtro solar infantil é formulado com menos produtos químicos irritantes, para proteger a pele mais sensível e delicada dos bebês.

Os melhores protetores solares para bebês e crianças

É válido esclarecer que a Food and Drug Administration não recomenda o uso de protetor solar em bebês menores de 6 meses. E no caso dos idosos, é necessário analisar as seguintes características para a escolha de um produto adequado:

  • À prova d’água.
  • Proteção maior ou igual a 50 (FPS 50+).
  • Amplo espectro (contra raios UVB e UVA).
  • Presença de filtros minerais ou físicos.
  • Ausência de PABA (ácido para-aminobenzoico).

A seguir, compartilharemos algumas das opções mais recomendadas. Anote!

1. ISDIN Pediatrics Fusion Fluid MINERAL BABY®

É um protetor solar formulado 100% mineral, tornando-o ideal para bebês com pele atópica. Pode ser aplicado no rosto e no corpo e oferece proteção de amplo espectro.

2. Aveeno Baby Continuous Protection Sensitive Skin®

Esse protetor solar foi desenvolvido para peles sensíveis e foi aprovado pela National Eczema Association.

Aveeno Baby Continuous Protectios Sensitiva Skin® é feito de óxido de zinco, por isso tem um aspecto espesso e esbranquiçado que dificulta o espalhamento. Uma de suas maiores vantagens é que não é gorduroso nem possui o cheiro característico de protetor solar.

3. VICHY IDEAL SOLEIL®

Esse protetor solar combina proteção da pele com a prevenção dos efeitos nocivos dos raios solares. Caracteriza-se por ser um filtro de amplo espectro que agrega Mexoryl à sua fórmula.

O VICHY IDEAL SOLEIL® não possui corantes, perfumes e parabenos, por isso é verdadeiramente hipoalergênico.

Além disso, como a maioria dos produtos da marca, possui água termal Vichy, que agrega efeitos hidratantes, fortificantes e renovadores para a pele.

4. LA ROCHE-POSAY ANTHELIOS dermo kids®

Esse produto é formulado com vitamina E e antioxidantes que previnem os danos dos radicais livres. Além disso, seu FPS 60 é ideal para bebês e sua textura é suave para peles sensíveis.

O ANTHELIOS dermo kids® é um dos produtos mais recomendados pelos dermatologistas devido à ausência de parabenos, óleos e fragrâncias químicas.

5. EAU THERMALE AVÈNE®

Uma das vantagens desse produto é a ausência de filtros químicos e perfumes. Além disso, oferece efeito descongestionante e antioxidante e é eficaz na resistência à água.

Embora EAU THERMALE AVÈNE® não faça parte da linha pediátrica da marca, a sua composição sem produtos químicos o torna adequado para crianças.

6. CeraVe baby. Hydrating Sunscreen®

A marca CeraVe é altamente reconhecida e recomendada por dermatologistas. Entre seus produtos para prevenir os danos do sol, sua variante mineral para bebês é excelente e protege a pele sensível.

O CeraVe baby. O Hydrating Sunscreen® caracteriza-se por ser totalmente natural, não possuir fragrâncias e conter ceramidas entre seus componentes. Esses elementos são ideais para reparar e hidratar a pele irritada pelo eczema.

7. BIODERMA Photoderm MINERAL SPF 50 + ®

Esse protetor solar contém filtros 100% minerais que fornecem proteção máxima contra os raios UVA e UVB que causam queimaduras solares. Por suas características livres de produtos químicos, BIODERMA Photoderm MINERAL SPF 50 + ® é a primeira escolha para crianças com pele atópica, sensível ou intolerante.

8. BEPANTHEN Baby sun cream®

A fórmula do BEPANTHEN Baby sun cream® é delicada, suave e à prova d’água. Além disso, não contém parabenos, conservantes, corantes ou fragrâncias. É um dos protetores solares indicados para bebês a partir dos 6 meses.

Menina na praia passando protetor solar.

9. Neutrogena pure & free baby SUNSCREEN Stick®

Os filtros solares em bastão podem ser caros devido ao seu pequeno tamanho. No entanto, é isso que os torna mais confortáveis para transportar e usar. A aplicação em bastão pode ser mais rápida e ágil do que passar muita loção por todo o corpo.

Entre outras vantagens de Neutrogena pure & free baby SUNSCREEN Stick®, destacam-se a ausência de fragrâncias e ingredientes nocivos, seu amplo espectro e sua base mineral.

Os protetores solares fazem parte da rotina de cuidados com a pele

É aconselhável transmitir às crianças a importância da fotoproteção da pele desde as primeiras fases da vida, pois os protetores solares mais eficazes são os que realmente são utilizados.

Pode interessar a você...
Proteção da pele de crianças com câncer
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Proteção da pele de crianças com câncer

A pele de crianças com câncer é mais sensível e, portanto, deve ser tratada com mais cuidado e delicadeza. Vamos explicar como você pode fazer isso...