Os melhores protetores solares para bebês e crianças

A proteção contra os danos causados pelos raios solares é uma forma de evitar complicações mais sérias. Aprenda a escolher o protetor solar certo para as crianças.
Os melhores protetores solares para bebês e crianças
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 05 fevereiro, 2022

A escolha dos protetores solares para bebês e crianças deve ser feita de maneira correta e consciente, uma vez que eles possuem uma pele mais sensível que a dos adultos. Por esse motivo, são mais vulneráveis a queimaduras solares e irritação devido ao contato com certos produtos químicos.

Além disso, é importante implementar outras medidas de fotoproteção na criança, como o uso de roupas com filtros UV, bonés e óculos. Da mesma forma, deve-se evitar a exposição ao sol durante as horas centrais do dia.

Fotoproteção em bebês e crianças

Mãe aplicando protetor solar no filho.

A função dos protetores solares para bebês e crianças é prevenir queimaduras solares dolorosas, bem como prevenir os efeitos adversos causados pelo dano solar acumulado. Entre eles, envelhecimento precoce e carcinoma de pele.

De acordo com as publicações da American Academy of Pediatrics, a maior parte dos danos causados pelos raios ultravioleta são gerados durante a infância.

Embora o protetor solar possa ser destinado a adultos ou para crianças, a função é sempre a mesma. O que geralmente varia é o conjunto de seus princípios ativos. Nesse sentido, o filtro solar infantil é formulado com menos produtos químicos irritantes, para proteger a pele mais sensível e delicada dos bebês.

Os melhores protetores solares para bebês e crianças

É válido esclarecer que a Food and Drug Administration não recomenda o uso de protetor solar em bebês menores de 6 meses. E no caso dos idosos, é necessário analisar as seguintes características para a escolha de um produto adequado:

  • À prova d’água.
  • Proteção maior ou igual a 50 (FPS 50+).
  • Amplo espectro (contra raios UVB e UVA).
  • Presença de filtros minerais ou físicos.
  • Ausência de PABA (ácido para-aminobenzoico).

A seguir, compartilharemos algumas das opções mais recomendadas. Anote!

1. ISDIN Pediatrics Fusion Fluid MINERAL BABY®

É um protetor solar formulado 100% mineral, tornando-o ideal para bebês com pele atópica. Pode ser aplicado no rosto e no corpo e oferece proteção de amplo espectro.

2. Aveeno Baby Continuous Protection Sensitive Skin®

Esse protetor solar foi desenvolvido para peles sensíveis e foi aprovado pela National Eczema Association.

Aveeno Baby Continuous Protectios Sensitiva Skin® é feito de óxido de zinco, por isso tem um aspecto espesso e esbranquiçado que dificulta o espalhamento. Uma de suas maiores vantagens é que não é gorduroso nem possui o cheiro característico de protetor solar.

3. VICHY IDEAL SOLEIL®

Esse protetor solar combina proteção da pele com a prevenção dos efeitos nocivos dos raios solares. Caracteriza-se por ser um filtro de amplo espectro que agrega Mexoryl à sua fórmula.

O VICHY IDEAL SOLEIL® não possui corantes, perfumes e parabenos, por isso é verdadeiramente hipoalergênico.

Além disso, como a maioria dos produtos da marca, possui água termal Vichy, que agrega efeitos hidratantes, fortificantes e renovadores para a pele.

4. LA ROCHE-POSAY ANTHELIOS dermo kids®

Esse produto é formulado com vitamina E e antioxidantes que previnem os danos dos radicais livres. Além disso, seu FPS 60 é ideal para bebês e sua textura é suave para peles sensíveis.

O ANTHELIOS dermo kids® é um dos produtos mais recomendados pelos dermatologistas devido à ausência de parabenos, óleos e fragrâncias químicas.

5. EAU THERMALE AVÈNE®

Uma das vantagens desse produto é a ausência de filtros químicos e perfumes. Além disso, oferece efeito descongestionante e antioxidante e é eficaz na resistência à água.

Embora EAU THERMALE AVÈNE® não faça parte da linha pediátrica da marca, a sua composição sem produtos químicos o torna adequado para crianças.

6. CeraVe baby. Hydrating Sunscreen®

A marca CeraVe é altamente reconhecida e recomendada por dermatologistas. Entre seus produtos para prevenir os danos do sol, sua variante mineral para bebês é excelente e protege a pele sensível.

O CeraVe baby. O Hydrating Sunscreen® caracteriza-se por ser totalmente natural, não possuir fragrâncias e conter ceramidas entre seus componentes. Esses elementos são ideais para reparar e hidratar a pele irritada pelo eczema.

7. BIODERMA Photoderm MINERAL SPF 50 + ®

Esse protetor solar contém filtros 100% minerais que fornecem proteção máxima contra os raios UVA e UVB que causam queimaduras solares. Por suas características livres de produtos químicos, BIODERMA Photoderm MINERAL SPF 50 + ® é a primeira escolha para crianças com pele atópica, sensível ou intolerante.

8. BEPANTHEN Baby sun cream®

A fórmula do BEPANTHEN Baby sun cream® é delicada, suave e à prova d’água. Além disso, não contém parabenos, conservantes, corantes ou fragrâncias. É um dos protetores solares indicados para bebês a partir dos 6 meses.

Menina na praia passando protetor solar.

9. Neutrogena pure & free baby SUNSCREEN Stick®

Os filtros solares em bastão podem ser caros devido ao seu pequeno tamanho. No entanto, é isso que os torna mais confortáveis para transportar e usar. A aplicação em bastão pode ser mais rápida e ágil do que passar muita loção por todo o corpo.

Entre outras vantagens de Neutrogena pure & free baby SUNSCREEN Stick®, destacam-se a ausência de fragrâncias e ingredientes nocivos, seu amplo espectro e sua base mineral.

Os protetores solares fazem parte da rotina de cuidados com a pele

É aconselhável transmitir às crianças a importância da fotoproteção da pele desde as primeiras fases da vida, pois os protetores solares mais eficazes são os que realmente são utilizados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.