Os protetores solares naturais para bebês são eficazes?

A pele dos bebês é delicada e reage facilmente a certos produtos. Portanto, saber escolher a opção mais adequada para o seu cuidado é fundamental.
Os protetores solares naturais para bebês são eficazes?

Última atualização: 06 Novembro, 2021

Os protetores solares naturais são os mais recomendados para bebês. Isso ocorre porque a pele dos pequenos é muito sensível e os componentes desses produtos são menos irritantes do que os produtos químicos.

A seguir detalharemos todos os aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor protetor solar natural para o seu filho.

A delicada pele do bebê

Ao contrário do que ocorre com outros tecidos, a maturação estrutural e funcional da pele é um processo gradual e dinâmico, que começa no nascimento e termina perto do primeiro ano de vida.

Por isso, a pele dos bebês é muito mais fina que a dos adultos e seu sistema de defesa (sistema imunológico) ainda não está totalmente desenvolvido.

Por sua vez, as glândulas sebáceas trabalham em um ritmo mais lento e, portanto, a superfície da pele da criança tem menos gorduras protetoras (ou manto lipídico).

Por todas essas características, a pele dos bebês se queima e desidrata com mais facilidade do que a dos adultos.

Mamãe cuidando da pele do bebê.

Você pode gostar de ler: A pele do bebê durante o primeiro banho

Como escolher os melhores filtros solares naturais para bebês?

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos não aconselha a aplicação de nenhum tipo de filtro solar em bebês menores de 6 meses. Na verdade, é recomendável cobrir toda sua pele com roupas e chapéus em caso de exposição ao sol.

Para bebês maiores de 6 meses, os especialistas sugerem o uso de filtro solar com fator de proteção (FPS) 50 ou superior, à prova d’água e de amplo espectro (contra os raios UVA e UVB).

Eficácia dos filtros solares naturais para bebês

Os filtros solares minerais que contêm dióxido de titânio e óxido de zinco são as escolhas ideais para bebês e crianças, especialmente para aqueles com pele sensível.

Ao contrário de outros produtos, estes não são absorvidos e seus minerais se distribuem por toda a superfície da pele. Portanto, bloqueiam os raios UVB e UVA.

Ambos os compostos são capazes de refletir, dispersar e refratar a luz solar, uma condição que os torna mais seguros do que os filtros solares orgânicos.

Quanto maior a quantidade utilizada, maior o grau de proteção. No entanto, sua aplicação é um tanto complicada porque são muito espessos e difíceis de espalhar na pele das crianças. Esse é um fator determinante para a sua eficácia, por isso é fundamental escolher o tipo de apresentação mais prático.

Evite derivados da oxibenzona!

A grande maioria dos componentes dos protetores solares infantis são considerados seguros. No entanto, a Academia Americana de Pediatria desaconselha o uso de medicamentos que contenham oxibenzona.

Oxibenzona, octisalato, octinoxato, octocrileno, avobenzona e homosalato são alguns elementos comuns desses produtos, que são absorvidos pela pele e podem causar algumas alterações significativas no corpo da criança. Dentre eles, destacam-se:

  • Alterações hormonais.
  • Alergias.
  • Danos celulares, que podem aumentar o risco de câncer.

Além disso, essas substâncias prejudicam o meio ambiente, pois são capazes de alterar a informação genética de algumas algas e, assim, perturbar o ecossistema marinho. Na verdade, ele descolora e favorece a morte das espécies presentes nos recifes de coral.

Medidas adicionais de proteção solar para bebês

A Academia Americana de Pediatria recomenda não expor bebês com menos de 6 meses ao sol diretamente. Além disso, é aconselhável mantê-los à sombra nos horários de pico, entre 10h e 16h.

Para garantir sua eficácia, é importante aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição à radiação e repetir a aplicação a cada duas horas ou após o contato com a água.

Roupas de proteção solar são uma ótima opção para crianças, pois atuam como barreira aos raios UVB e UVA. Esse grupo inclui chapéus de abas largas e roupas de banho com FPS.

Sempre que possível, é preferível optar por deixar as crianças na sombra, especialmente aquelas com menos de um ano de idade.

beber na praia com chapéu de palha

O protetor solar como hábito desde cedo

Criar o hábito de usar filtro solar no dia a dia é igual ou mais importante do que qualquer outra rotina de cuidado e higiene. Portanto, uma boa estratégia é começar a ensinar esses cuidados cedo na vida.

Além disso, essas medidas não apenas previnem queimaduras solares agudas, mas também lesões malignas que podem se manifestar no futuro.

Pode interessar a você...
5 dicas para ir à praia com o bebê
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 dicas para ir à praia com o bebê

Para ir à praia com o bebê, é necessário levar muitos aspectos em consideração. Por exemplo, o protetor solar, os cuidados na areia, e outros itens...



  • Latha MS, Martis J, Shobha V, Sham Shinde R, Bangera S, Krishnankutty B, Bellary S, Varughese S, Rao P, Naveen Kumar BR. Sunscreening agents: a review. J Clin Aesthet Dermatol. 2013 Jan;6(1):16-26. PMID: 23320122; PMCID: PMC3543289.
  • Quatrano NA, Dinulos JG. Current principles of sunscreen use in children. Curr Opin Pediatr. 2013 Feb;25(1):122-9. doi: 10.1097/MOP.0b013e32835c2b57. PMID: 23295720.
  • Julian E, Palestro AM, Thomas JA. Pediatric Sunscreen and Sun Safety Guidelines. Clin Pediatr (Phila). 2015 Oct;54(12):1133-40. doi: 10.1177/0009922815591889. Epub 2015 Jun 29. PMID: 26130395.
  • Kullavanijaya P, Lim HW. Photoprotection. J Am Acad Dermatol. 2005 Jun;52(6):937-58; quiz 959-62. doi: 10.1016/j.jaad.2004.07.063. PMID: 15928611.
  • American Academy of Pediatrics. Seguridad bajo el sol: información para los padres sobre quemaduras del sol y protectores solares. Healthy Children.org – AAP. [Internet] 2019. Disponible en: https://www.healthychildren.org/Spanish/safety-prevention/at-play/Paginas/Sun-Safety.aspx?_ga=2.189641131.183858954.1632780038-1272698320.1628270399&_gl=1*12orssg*_ga*MTI3MjY5ODMyMC4xNjI4MjcwMzk5*_ga_FD9D3XZVQQ*MTYzMjc4MDAzNy4xMS4xLjE2MzI3ODAxMjIuMA..
  • Food and Drug Administration. Should You Put Sunscreen on Infants? Not Usually. FDA website [Internet]. Agosto 2021. Disponible en: https://www.fda.gov/consumers/consumer-updates/should-you-put-sunscreen-infants-not-usually