Meu bebê troca a noite pelo dia
O descanso dos bebês é uma preocupação para os pais. Embora no começo seja normal que os pequenos acordem à noite, com o passar do tempo eles devem ir adquirindo hábitos de sono mais regulares. Mas quando o bebê troca o dia pela noite frequentemente, é recomendável tomar medidas para solucionar isso em curto prazo.
Durante as primeiras semanas de vida, os recém-nascidos ficam apenas cinco ou seis horas acordados. É comum que acordem à noite, sobretudo para dormir. Conforme os dias passam, as horas em estado de vigília vão aumentando. No primeiro ano de vida, o bebê vai dormir entre catorze e quinze horas diárias.
Com o tempo, no entanto, os pais perdem muitas horas de descanso devido ao sono agitado do pequeno. Se isso se estende por um prazo prolongado ou se reaparece em alguma fase da primeira infância, é recomendável tomar alguma providência para preservar o bem-estar do pequeno e de sua família.
A importância do sono para os bebês
Não é nenhuma novidade que o bom descanso é um fator-chave para a saúde de qualquer pessoa. Claro que isso também se aplica aos bebês.
Existem três razões fundamentais pelas quais o sono durante os primeiros anos de vida se torna essencial. Primeiro, porque estimula o apetite. Além disso, é uma maneira de garantir o conhecimento das suas mentes. Por último, porque ao dormir são produzidos os chamados hormônios do crescimento, responsáveis por tal processo.
Claro, é extremamente importante proporcionar as circunstâncias apropriadas para que o bebê descanse sem problema. Isso inclui o afeto maternal, a criação de hábitos e mais alguns outros detalhes que vamos explicar para você a seguir.
O que fazer quando o bebê troca o dia pela noite?
Se um bebê troca o dia pela noite, ou seja, dorme durante o dia e acorda durante a noite, com certeza os pais estão diante de um problema. Isso pode trazer consequências muito negativas para sua saúde, e também não é o mais aconselhável para o bebê. Em primeiro lugar, porque esse ritmo não lhe traz nenhum benefício; em segundo lugar, porque o barulho e a luz diurna podem interromper seu descanso com demasiada frequência.
Então, o melhor é se antecipar ao problema e criar hábitos de sono o mais cedo possível. Veja a seguir alguns conselhos que podem ajudar nessa missão.
Ambientes iluminados durante o dia
Mesmo quando o bebê estiver dormindo, tente deixar o quarto mais iluminado que durante a noite. Dessa maneira, seu organismo não vai se confundir e vai reduzir a produção de melanina, o hormônio do sono.
Por outro lado, ao cair a noite, diminua a iluminação e crie ambientes mais silenciosos que façam o bebê sentir que chegou a hora de descansar.
Alimentação à tarde
Para evitar que ele acorde para se alimentar muitas vezes à noite, amamente seu bebê à tarde. Se ele estiver dormindo, acorde-o com paciência e calma e mantenha-o acordado, estimulando-o e brincando com ele.
Claro, você não deve obrigá-lo a se alimentar. No entanto, pelo fato de os recém-nascidos costumarem comer a cada duas ou três horas, é muito provável que ele coma quando você lhe der uma oportunidade. Isso também vai permitir que o seu seio produza mais leite e vai fazer com que o bebê se alimente com mais tranquilidade, dado que não vai ficar desesperado para mamar. Assim, você vai conseguir diminuir as cólicas e os gases.
“Existem razões fundamentais pelas quais o sono durante os primeiros anos de vida se torna essencial: estimula o apetite; é uma maneira de garantir o conhecimento nas suas mentes e, por último, porque ao dormir são produzidos os chamados hormônios do crescimento.”
Não o deixe dormir durante o dia
À medida que seu bebê crescer, ele vai passar muitas horas acordado todo dia e isso não vai se limitar à hora de comer. Esse fato tem que ser uma ferramenta ao seu favor: vai ser você quem vai decidir em quais momentos ele pode dormir e quando não pode.
Portanto, procure fazer com que o bebê durma o menos possível à tarde. Se ele tirar um cochilo, não deixe que dure por mais de duas ou três horas, de acordo com o tempo que descansou na noite anterior. Se ele dormir em excesso à tarde, tenha certeza de que uma noite difícil vai se aproximar.
Diferença entre o dia e a noite
Para que o organismo do bebê aprenda a discernir entre o dia e a noite, você pode ir acostumando-o com determinadas atividades em cada um dos períodos. Por exemplo, durante as tardes fique em lugares bem ventilados e iluminados ou saia para dar um passeio.
Por outro lado, à noite reserve o tempo para atividades relaxantes como banho, leituras e carinho na cama. Você vai ver que, com paciência e constância ele vai assimilar isso.
Ter um ritmo de vida adequado que permita reverter o sono trocado vai ser benéfico para o bebê. Além disso, o seu relógio circadiano vai se moldar pouco a pouco. O fato de ter pais menos sonolentos e com melhor humor vai repercutir positivamente em cada aspecto de sua vida.
Então você já sabe: com o auxílio de hábitos, exposição à luz solar e uma alimentação espaçada ao longo do dia, você vai poder acostumar o seu bebê a dormir à noite. O sono de dia vai deixar de ser sua angústia se você colocar em prática os conselhos e se concentrar nessa mudança de horários.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bilbao, Á. (2017). Todos a la cama: Cómo ayudar a tu bebé a dormir con amor y confianza. Plataforma.
- Jové, R. (2006). Dormir sin lágrimas: dejarle llorar no es la solución. La esfera de los libros.
- Hernando-Requejo, O., Hernando-Requejo, V. & Requejo Marcos, A.M. (2020). Nutrition impact on insomnia treatment. Nutrición Hospitalaria, 37(spe2), 57-62. Epub 28 de diciembre de 2020. Disponible en: https://dx.doi.org/10.20960/nh.03359.
- Echeverria Ramirez, A. (2020). Influencia del patrón de lactancia materna en el desarrollo del sueño en lactantes menores de 3 meses. Trabajo final de maestría en fisiología. Universidad Nacional de Colombia. Disponible en: https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/75861.
- Madrid, J.A., Pin Arboledas, G., Fernández Gomariz, M.C. (2018) Organización funcional del sistema circadiano humano. Desarrollo del ritmo circadiano en el niño. Alteraciones del ritmo vigilia-sueño. Síndrome de retraso de fase. Pediatr Integral 2018; XXII (8): 385 –395. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/331559669_Organizacion_funcional_del_sistema_circadiano_humano_Desarrollo_del_ritmo_circadiano_en_el_nino_alteraciones_del_ritmo_vigilia-sueno_sindrome_de_retraso_de_fase.
- Jurado Luque, M.J. et al. (2016). Sueño saludable: evidencias y guías de actuación. Documento oficial de la Sociedad Española de Sueño. Revista de Neurología. Vol. 63, Supl. 2, Octubre 2016. ISSN 0210-0010. Disponible en: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-156885.
- Moreno Alfaro, M.V., Ferre Soria, J., Estrada Sánchez, M.S. (2016) Alimentos que ayudan a conciliar el sueño a los bebés. Capítulo 100. En: Pérez Fuentes, M.C. et al. Cuidados, aspectos psicológicos y actividad física en relación con la salud,
Volumen II. Editorial ASUNIVEP. Disponible en: http://sej473.com/documents/2016%20Cuidados,%20aspectos%20Psicol%C3%B3gicos%20y%20actividad%20f%C3%ADsica%20en%20relaci%C3%B3n%20con%20la%20salud%20del%20mayor%20volumen%20II.pdf#page=690.