Meu bebê troca a noite pelo dia

· 28 de abril de 2018
O seu bebê passa as noites acordado? Faça com que ele se acostume com horários com o auxílio dos seguintes hábitos para reverter o sono trocado.

O descanso dos bebês é uma preocupação para os pais. Embora no começo seja normal que os pequenos acordem à noite, com o passar do tempo eles devem ir adquirindo hábitos de sono mais regulares. Mas quando o bebê troca o dia pela noite frequentemente, é recomendável tomar medidas para solucionar isso em curto prazo.

Durante as primeiras semanas de vida, os recém-nascidos ficam apenas cinco ou seis horas acordados. É comum que acordem à noite, sobretudo para dormir. Conforme os dias passam, as horas em estado de vigília vão aumentando. No primeiro ano de vida, o bebê vai dormir entre catorze e quinze horas diárias.

Com o tempo, no entanto, os pais perdem muitas horas de descanso devido ao sono agitado do pequeno. Se isso se estende por um prazo prolongado ou se reaparece em alguma fase da primeira infância, é recomendável tomar alguma providência para preservar o bem-estar do pequeno e de sua família.

A importância do sono para os bebês

Não é nenhuma novidade que o bom descanso é um fator-chave para a saúde de qualquer pessoa. Claro que isso também se aplica aos bebês.

Existem três razões fundamentais pelas quais o sono durante os primeiros anos de vida se torna essencial. Primeiro, porque estimula o apetite. Além disso, é uma maneira de garantir o conhecimento das suas mentes. Por último, porque ao dormir são produzidos os chamados hormônios do crescimento, responsáveis por tal  processo.

Claro, é extremamente importante proporcionar as circunstâncias apropriadas para que o bebê descanse sem problema. Isso inclui o afeto maternal, a criação de hábitos e mais alguns outros detalhes que vamos explicar para você a seguir.

bebê chorando

O que fazer quando o bebê troca o dia pela noite?

Se um bebê troca o dia pela noite, ou seja, dorme durante o dia e acorda durante a noite, com certeza os pais estão diante de um problema. Isso pode trazer consequências muito negativas para sua saúde, e também não é o mais aconselhável para o bebê. Em primeiro lugar, porque esse ritmo não lhe traz nenhum benefício; em segundo lugar, porque o barulho e a luz diurna podem interromper seu descanso com demasiada frequência.

Então, o melhor é se antecipar ao problema e criar hábitos de sono o mais cedo possível. Veja a seguir alguns conselhos que podem ajudar nessa missão.

Ambientes iluminados durante o dia

Mesmo quando o bebê estiver dormindo, tente deixar o quarto mais iluminado que durante a noite. Dessa maneira, seu organismo não vai se confundir e vai reduzir a produção de melanina, o hormônio do sono.

Por outro lado, ao cair a noite, diminua a iluminação e crie ambientes mais silenciosos que façam o bebê sentir que chegou a hora de descansar.

Alimentação à tarde

Para evitar que ele acorde para se alimentar muitas vezes à noite, amamente seu bebê à tarde. Se ele estiver dormindo, acorde-o com paciência e calma e mantenha-o acordado, estimulando-o e brincando com ele.

Claro, você não deve obrigá-lo a se alimentar. No entanto, pelo fato de os recém-nascidos costumarem comer a cada duas ou três horas, é muito provável que ele coma quando você lhe der uma oportunidade. Isso também vai permitir que o seu seio produza mais leite e vai fazer com que o bebê se alimente com mais tranquilidade, dado que não vai ficar desesperado para mamar. Assim, você vai conseguir diminuir as cólicas e os gases.

“Existem razões fundamentais pelas quais o sono durante os primeiros anos de vida se torna essencial: estimula o apetite; é uma maneira de garantir o conhecimento nas suas mentes e, por último, porque ao dormir são produzidos os chamados hormônios do crescimento.”

Não o deixe dormir durante o dia

À medida que seu bebê crescer, ele vai passar muitas horas acordado todo dia e isso não vai se limitar à hora de comer. Esse fato tem que ser uma ferramenta ao seu favor: vai ser você quem vai decidir em quais momentos ele pode dormir e quando não pode.

Portanto, procure fazer com que o bebê durma o menos possível à tarde. Se ele tirar um cochilo, não deixe que dure por mais de duas ou três horas, de acordo com o tempo que descansou na noite anterior. Se ele dormir em excesso à tarde, tenha certeza de que uma noite difícil vai se aproximar.

pais com insônia

Diferença entre o dia e a noite

Para que o organismo do bebê aprenda a discernir entre o dia e a noite, você pode ir acostumando-o com determinadas atividades em cada um dos períodos. Por exemplo, durante as tardes fique em lugares bem ventilados e iluminados ou saia para dar um passeio.

Por outro lado, à noite reserve o tempo para atividades relaxantes como banho, leituras e carinho na cama. Você vai ver que, com paciência e constância ele vai assimilar isso.

Ter um ritmo de vida adequado que permita reverter o sono trocado vai ser benéfico para o bebê. Além disso, o seu relógio circadiano vai se moldar pouco a pouco. O fato de ter pais menos sonolentos e com melhor humor vai repercutir positivamente em cada aspecto de sua vida.

Então você já sabe: com o auxílio de hábitos, exposição à luz solar e uma alimentação espaçada ao longo do dia, você vai poder acostumar o seu bebê a dormir à noite. O sono de dia vai deixar de ser sua angústia se você colocar em prática os conselhos e se concentrar nessa mudança de horários.