Natal saudável em família

O Natal é motivo de festa, mas também de reencontro, por isso sugerimos que você planeje um encontro o mais saudável possível, saboreando os pratos típicos.
Natal saudável em família

Última atualização: 21 dezembro, 2021

O Natal é uma época de reencontro. Culturalmente, é comemorado em frente à mesa com a família e os amigos. Porém, com o passar do tempo, tornou-se uma época consumista caracterizada pela abundância de alimentos. Portanto, um Natal saudável é aquele em que garantimos a saúde física e mental, estando cientes das nossas ações.

Também nessas datas, a companhia e o prazer de comer um prato especial típico desse momento são priorizados. Portanto, geram uma sensação de bem-estar.

Como organizar um Natal saudável

A seguir, vamos revelar alguns fatores para que todos possam saborear uma boa refeição sem preocupações.

Planejamento prévio de um Natal saudável

É o primeiro passo para economizar e desperdiçar menos. Além disso, é imprescindível no caso de haver alguém com alguma patologia em que a dieta alimentar seja a base para controlá-la. Ou no caso de seguir um padrão alimentar específico por razões éticas ou ambientais. Continue lendo se quiser saber como fazer isso.

Família comemorando um Natal saudável.

Então, antes de sair para as compras, considere ou pense nos pratos que você pode fazer. Em seguida, faça uma lista com todos os ingredientes e as quantidades de que necessita. E, se sobrar comida, coloque sua imaginação para criar novos pratos.

Alergias e intolerâncias

É nessas datas que se deve ter mais cuidado, pois as refeições fora de casa aumentam e são justamente os pratos típicos que costumam conter os alérgenos mais comuns, como peixes, mariscos, oleaginosas e leite. Da mesma forma, o glúten também está incluído.

É necessário tomar medidas no manuseio e preparo dos pratos, como:

  1. Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos. Também as lave entre o manuseio de alimentos crus e cozidos ou com e sem alérgenos.
  2. Use utensílios e eletrodomésticos diferentes.
  3. Deixe os pratos separados e cobertos, embora seja preferível fazer o mesmo prato para todos os convidados, adaptando as receitas.
  4. Leia os rótulos com atenção, observando a lista de ingredientes e os selos específicos.
  5. Armazene alimentos e produtos bem fechados em um armário ou gaveta separado.

Diabetes

É caracterizada por um mau funcionamento na regulação do açúcar no sangue. Pode se dever à falta ou resistência à insulina. Há uma queda ou aumento da glicose no sangue. Portanto, é conveniente controlar a ingestão de carboidratos simples.

Nesse caso, cozinhe com batatas, as versões integrais de arroz, macarrão e pão. Você também tem outras alternativas, como quinoa e painço. Em relação aos doces, prepare ou compre pratos preparados com adoçantes ou ofereça frutas frescas ou cozidas. Outra opção, principalmente se você toma insulina, é usar o açúcar, calculando previamente as porções ingeridas, e ajustar a dose.

Vegetarianismo

Aqui, o básico é trocar o frango ou o peixe e o presunto por legumes ou ovos. Lembre-se de que é uma opção respeitável por consciência ambiental ou de saúde. Portanto, evite fazer julgamentos ou comentários negativos sobre o assunto.

Além disso, os vegetais devem estar sempre presentes na dieta. Você verá como com a utilização de ervas e temperos obterá alguns pratos saborosíssimos.

Um menu saudável para todos

Agora é a hora de apresentar a você ideias de um cardápio que todos poderão saborear.

Amigos comemorando um Natal saudável.
  • O que melhor do que uma porção de aperitivos variados para começar?
    • Hummus ou guacamole com crudités de cenoura, pepino e pimenta e torradas com azeite.
    • Rolinhos de berinjela com patê de tomate seco.
    • Canapés com ovos mexidos com aspargos silvestres e cogumelos.
    • Salada de alface, abacaxi, ovo cozido e semente de abóbora.
    • Salada de batata, cenoura, ovo cozido e ervilha com maionese feita com bebida de soja servida à parte.
    • Chips de batata, que podem ser acompanhados por alguns molhos variados.
  • Prato principal:
    • Peixe ou frango assado no forno com batatas temperadas com alecrim.
    • Como opção vegetariana, uma quiche de vegetais ou abóbora recheada com grão-de-bico temperado.
  • E, para finalizar, abacaxi assado com canela, anis e pimenta. Ou você pode dar uma olhada nessas 3 receitas de Natal para fazer com as crianças. E, claro, um pouco de torrone ou biscoitos de canela e gengibre.

Outras dicas para curtir um Natal saudável

Por fim, você pode continuar com sua rotina habitual ou modificá-la, caso tenha tempo livre, aproveitando para passar momentos agradáveis com seus entes queridos.

  • Brinque com seus filhos ou leve-os ao parque ou para fazer uma caminhada.
  • Aproveite para se exercitar. Se isso já faz parte da sua rotina, ótimo.
  • Leia um livro que você goste. Você pode ganhar do Papai Noel ou ir à biblioteca.
  • Inclua alguma atividade relaxante, como tomar um banho ou fazer uma massagem.
  • Compartilhe uma anedota curiosa com sua família e amigos.
  • Ouça música e dance.

Concluindo, coma o que quiser sem culpa e no dia seguinte volte a comer de forma saudável. Afinal de contas, é uma refeição única que inclui a partilha de memórias e emoções. Além disso, você ajudará sua família e amigos que tiverem algum Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA).

This might interest you...
Como ser um bom líder de família
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como ser um bom líder de família

Um líder de família deve ser capaz de ouvir as necessidades de todos, permitindo que todos se expressem e estabeleçam acordos.