Doze nomes budistas para meninas

05 Maio, 2020
O budismo representa a quarta religião em número de fiéis no mundo todo, com aproximadamente quinhentos milhões de seguidores. Portanto, não é nenhuma surpresa encontrarmos nomes budistas para meninas e meninos com frequência.

O budismo é uma doutrina filosófica que compreende uma série de tradições e práticas espirituais desenvolvidas por volta do século VI a.C. na Índia. Foi amplamente difundido em toda a Ásia há centenas de anos e, com a globalização e a exploração da cultura indiana, também se espalhou pelo Ocidente. Muitos pais escolhem nomes budistas para meninas, como alguns dos que vamos listar aqui.

Uma das grandes características do budismo, que proporcionou tamanha difusão, é o fato de que, em seus preceitos, está o de nunca entrar em conflito com outras religiões. Pelo contrário, ele prega a ideia de acreditar na troca de influências, na tolerância, na união e na compreensão.

Estima-se que, no mundo todo, existam cerca de quinhentos milhões de seguidores do budismo – isso representa cerca de 7% da população mundial. Isso sem contar o crescente número de simpatizantes dessa doutrina que compartilham a sua visão nos países ocidentais.

Sem mais delongas, vamos rever quais são os nomes budistas para meninas que mais estão sendo reproduzidos no mundo todo. Você vai adorar!

Doze nomes budistas para meninas

Conforme adiantamos na introdução, o budismo parte de ensinamentos filosóficos e espirituais difundidos pelo mestre Siddharta Gautama, também conhecido como Buda, que professava os diferentes caminhos para a libertação e o autoconhecimento.

Por esse motivo, a maioria dos nomes budistas para meninas faz referência a palavras em sânscrito ligadas aos princípios e às verdades que regem essa doutrina.

A lista de nomes budistas aqui apresentada não só representa os mais difundidos no mundo, como também faz referência a belas palavras positivasSem dúvida, isso dará à sua filha uma aura muito especial.

1. Pema

Esse nome budista se refere à vegetação da Índia. Está ligado a uma das flores mais importantes da região: o lótus.

2. Prajna

Esse nome se refere a um dos oito aspectos do caminho para a ascensão budista: a sabedoriaÉ um nome ligado ao conhecimento e à clareza mental da pessoa que o carrega.  

Doze nomes budistas para meninas

3. Karma

Esse nome vem sendo usado tanto para meninos quanto para meninas. Refere-se à lei de causa e efeito. É a semente que é semeada e a partir da qual muitas bênçãos ou aprendizados podem ser recebidos.

4. Dharma

Essa palavra em sânscrito também está diretamente relacionada ao karma. Nesse caso, ela faz alusão às leis, decretos e consequências. Como você verá, é um nome associado à correção e ao bom trabalho.

5. Nirvana

Essa palavra se refere ao estado máximo de equilíbrio e bem-estar que pode ser alcançado por um indivíduo. Ao chegar ao nirvana, há a renovação total e a liberação absoluta do sofrimento.

6. Prana

Representa a energia vital e uma das chamadas cinco respirações. Prana também se refere à inspiração e ao começo da vida.

“A maioria dos nomes budistas para meninas faz referência a palavras em sânscrito ligadas aos princípios e verdades que regem essa doutrina”.

7. Siddhi

Essa palavra sânscrita e budista representa o sucesso e a realização completa na vida. Além disso, também está ligada a todos os poderes supranormais. Ideal para pessoas ambiciosas e corajosas.

8. Virya

Representa a coragem e a valentia de fazer o que é certo na vida. Está associado a muitas qualidades apreciadas pelo budismo, tais como energia, vitalidade e virilidade.

9. Vishnu

Vishnu é um nome associado à proteção, coesão, harmonia e ao divino. Dizem que essa palavra está ligada ao mundo dos sonhos e a uma qualidade importante chamada ‘Sattva‘, que significa ‘pureza’.

10. Shanti

Shanti é um dos nomes ​​ligados ao budismo que mais são usados. Também representa um dos mantras mais bonitos do yoga. Literalmente, significa ‘paz’. Refere-se à paz que percorre alma, mente e corpo.

Doze nomes budistas para meninas

11. Raga

Se você gosta de música, é possível que esse nome budista seja irresistível para você. Raga se refere às sete notas da escala diatônica e está ligado a um estado de humor e a uma paixão de acordo com cada nota.

12. Deva

Por fim, Deva: uma palavra usada nos textos budistas para se referir a uma divindade benevolente. Dizem que a presença de Deva só pode ser apreciada – vista ou ouvida – por pessoas elevadas cujos olhos tenham se aberto para o divino.

Como você pode ver, os nomes budistas para meninas estão ligados à requintada solenidade dessa bela doutrina ancestral.

Se as palavras e nomes sânscritos ligados ao budismo são do seu agrado, você também pode consultar os textos budistas. Neles, é possível encontrar belas referências femininas que se encaixam perfeitamente como um nome para a sua pequena.