Por que os dentes mudam de cor?

06 Agosto, 2020
Com o aparecimento dos primeiros dentes, devemos começar a prática da correta higiene bucal. Esse hábito tem como objetivo evitar doenças periodontais e qualquer coloração anormal no futuro.

Ao longo de nossas vidas, podemos perceber como os dentes mudam de cor. No entanto, muitas vezes não damos atenção a esse fato porque pensamos que tem a ver com as mudanças do corpo durante o crescimento. No entanto, a alteração da cor dos dentes vai muito além disso.

Aparecimento e características dos dentes

Os primeiros dentes, chamados de dentes de leite, aparecem nas gengivas dos bebês aproximadamente a partir dos cinco meses de vida. Certamente, pode demorar mais para algumas crianças. No total, trata-se de vinte dentes, dez deles localizados na parte superior e a mesma quantidade na inferior.

Esses vinte dentes se dividem entre incisivos – que são os dentes mais visíveis na boca –, caninos e molares. Entre os seis e os sete anos de idade, aparecem mais três ou quatro dentes.

Estes últimos não são trocados, o que os torna mais propensos a cáries e mudanças de cor perceptíveis. Nessa idade, os dentes de leite também caem e aparecem os permanentes.

Os dentes do siso, também chamados de dentes do juízo, podem aparecer a qualquer momento, ou seja, não há uma idade específica. A chegada deles é dolorosa, pois eles empurram os outros dentes existentes por falta de espaço. O pior é que o especialista acaba extraindo-os, pois não servem para nada.

Todos os dentes são constituídos por uma parte visível, chamada de coroa, e uma parte invisível, que é a raiz. Esta última fica imersa na parte do maxilar chamada de alvéolo.

os dentes mudam de cor

Quando os dentes mudam de cor?

Existem inúmeras causas para as alterações de cor nos dentes. Entre as mais comuns e importantes, encontramos:

Traumatismos

Muitas vezes, os dentes mudam de cor – principalmente as peças superiores da frente – porque estão expostos a pancadas e quedas. Em geral, os tons que adotam variam de cinza a marrom ou amarelo escuro.

Cáries

Quando não há uma higiene bucal adequada ou um bom uso da escova de dente, pode ocorrer um escurecimento dos dentes. Isso acontece porque existem bactérias calcificadas, chamadas cáries, que se alojam neles. Uma das consequências mais perigosas da sua presença é a perda do dente.   

Alimentos ou medicamentos

Alguns alimentos ricos em corantes – tais como refrigerantes e condimentos – ou com grande porcentagem de ferro, mancham os dentes. Vestígios dessas substâncias geralmente permanecem presos aos dentes durante um longo tempo, dificultando, assim, sua remoção.

Tabaco

Por causa do alto teor de nicotina e da fumaça que entra pela boca, o cigarro tende a causar manchas nos dentes. Os fumantes causam sérios danos aos seus dentes, não apenas em termos de mudança de cor, mas também pela diminuição do fluxo sanguíneo para as gengivas. Por consequência, ficam mais propensos a doenças periodontais.

os dentes mudam de cor

“Quando não há uma higiene bucal adequada ou um bom uso da escova de dente, pode ocorrer um escurecimento dos dentes.”

Dicas para evitar que os dentes mudem de cor

Prevenir sempre é melhor do que remediar. Por isso, siga essas medidas simples para evitar que os dentes mudem de cor:

  • Use todos os dentes para mastigar: essa é a única coisa que fortalece as gengivas.
  • Consuma uma maçã, mastigando bem, antes de dormir: você também pode comê-la após a escovação.
  • Evite o consumo excessivo de chocolates e doces em geral: eles contribuem para a formação de cáries e, portanto, para a mudança de cor dos dentes.
  • Se você é fumante frequente de cigarros ou tabaco, esfregue uma folha de sálvia fresca ou um algodão embebido em água oxigenada nos seus dentes.
  • A água oxigenada é um dos melhores cremes dentais: o perborato de sódio é a mesma substância, porém em pó. Você pode usá-lo juntamente com a pasta de dente para aumentar seu efeito clareador.
  • Os dentes mudam de cor quando a escova não é realizada corretamente: nesse sentido, você deve ter duas, pois uma será usada para limpar a cavidade bucal a seco e a outra com a respectiva pasta de dentes.

Os fatores que podem levar os dentes a mudar de cor são tão comuns que, em geral, são ignorados e nos acostumamos a maltratar os dentes. É importante manter uma boa higiene bucal diariamente, não apenas por razões estéticas, e sim por todas as implicações negativas para a saúde em geral que podemos ter se isso não for feito.

  • Joiner A. Tooth colour: a review of the literature. J  Dent. 2004; 32 (suppl): 3-12.
  • Morales G, M. (1972). Enciclopedia del hogar (Tomo II). 11th ed. Barcelona-España: Ediciones Garriga, S.A., p.60.
  • Moradas M, Álvarez B. Manchas dentales extrínsecas y sus posibles relaciones con los materiales blanqueantes. Avances en Odontoestomatología. Vol 34 (2), 2018.
  • Russell MD, Gulfraz M, Moss BW. In vivo measurement of colour changes in natural teeth. J Oral Rahabil 2000; 27: 786-92.