Por que é importante fazer tummy time?

O tummy time é uma oportunidade para acompanhar a estimulação do bebê. Além disso, é um momento compartilhado com o adulto que pode ser muito prazeroso para ambos.
Por que é importante fazer tummy time?

Última atualização: 06 março, 2022

Os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para acompanhar o seu desenvolvimento. Costuma-se dizer que os bebês são como “esponjas”, pois absorvem o aprendizado rapidamente. Isso se deve à neuroplasticidade cerebral, que lhes permite incorporar habilidades à medida que crescem.

Claro, seu desenvolvimento pode ser acompanhado e aprimorado com a ajuda dos adultos. Uma das técnicas utilizadas nos primeiros meses de vida é o tummy time. Vamos ver o que é e como aplicá-lo.

O que é tummy time?

Esse termo em inglês faz menção ao “tempo de barriga para baixo”, ou “tempo de bruços,” em referência à posição: é quando o bebê fica deitado de barriga para baixo, descansando em uma superfície. O tummy time procura ser uma alternativa para a posição virada para cima em que as crianças costumam ficar, principalmente na primeira vez desde o nascimento.

O tummy time é recomendado desde os primeiros meses de vida, embora com variações. Por exemplo, para recém-nascidos, é comum que os adultos coloquem o bebê em cima deles e fiquem conversando com ele enquanto veem seu rosto de perto.

À medida que cresce, a criança pode ser colocada em uma superfície plana e confortável. Superfícies que podem afundar, como a cama, não são recomendadas, pois podem fazer o bebê balançar e exigir um esforço extra para manter a cabeça elevada.

Por outro lado, também podem ser incorporados elementos facilitadores, como uma toalha enrolada ou uma almofada alongada para que o bebê se segure mais facilmente. Você também pode andar com o bebê, bem apoiado, nessa posição. Outra alternativa é apoiá-lo na perna, enquanto o adulto fica no chão.

Embora os recém-nascidos durmam por muitas horas, o ideal é acostumar o bebê desde cedo a ficar no tummy time. Essa rotina oferece grandes benefícios para o seu amadurecimento, com apenas cerca de 20 minutos por dia.



Benefícios do tummy time

O tummy time, além de ser um momento de brincadeira, em que meninos e meninas se distraem e recebem estímulos, tem vantagens importantes. Entre eles, encontramos as seguintes:

  • Previne a plagiocefalia, que consiste no achatamento ou na deformação da cabeça.
  • Favorece o fortalecimento e a tonificação dos músculos localizados ao redor do pescoço.
  • Favorece o controle da cabeça, que é uma das partes mais difíceis de controlar por ser a mais pesada e maior em relação ao corpo do bebê.
  • Colabora no trânsito intestinal, facilitando a eliminação de gases.
  • Também favorece o desenvolvimento dos músculos dos braços, costas e ombros. Todos são necessários para promover ainda mais o engatinhar. Também permite que o bebê ganhe força nas mãos.
  • Por fim, também colabora com o desenvolvimento da visão, fortalecendo a coordenação da visão do bebê e dos seus movimentos oculares.


Algumas recomendações sobre o tummy time

Assim como é recomendado alternar entre o tempo de bruços e a posição de costas do bebê para evitar a morte súbita, também existem outras dicas para potencializar esse momento de entretenimento e estimulação. Algumas delas são as seguintes:

  • Sugere-se que o tummy time seja evitado quando a criança tiver acabado de comer. É ainda melhor deixar passar pelo menos uma hora.
  • É muito importante poder garantir que o bebê possa se mover com segurança e sempre sob supervisão. Por exemplo, os tapetes de borracha EVA funcionam muito bem para fornecer uma superfície macia em uma superfície dura, como o chão.
  • Recomenda-se também que os adultos aproveitem essa atividade como um momento de socialização, usando brinquedos coloridos, conversando com a criança, etc. Como apontamos acima, isso favorece o engatinhar e a exploração, principalmente quando introduzimos sons, algum objeto marcante à distância etc. Pouco a pouco, o bebê será guiado pela voz que fala com ele e o objeto que ele quer alcançar.
  • Observe a atitude e os sinais da criança. O mais importante é que o bebê esteja relaxado, calmo e de bom humor. Caso contrário, você vai se irritar e não vai querer ficar essa posição.
  • Não force o bebê se ele não quiser ou se ainda não tiver alcançado nenhuma habilidade. Cada criança tem seu tempo e é fundamental respeitá-lo.

O tempo gasto com as crianças é essencial

Parece óbvio, mas o tempo que passamos com os bebês é fundamental para o seu desenvolvimento em todos os aspectos. É claro que o componente psicológico e emocional será favorecido, pois o vínculo de apego se torna sólido, permitindo que se sintam seguros para sair e explorar o mundo.

Então, se pudermos adicionar algumas ferramentas de crescimento e estímulo a esse tempo de qualidade, o aprendizado e o crescimento serão ainda melhores.

This might interest you...
Exercícios para desenvolver a psicomotricidade fina de seu filho
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Exercícios para desenvolver a psicomotricidade fina de seu filho

A psicomotricidade fina nada mais é do que a habilidade de realizar movimentos mais complexos. E seu filho pode aprender tudo bem rápido