Potencialize a inteligência dos seus filhos com o Método Wits

· 9 de outubro de 2017

A inteligência do seu filho pode ser potencializada de muitas maneiras, no entanto existe um modelo desenvolvido pela NASA conhecido como Método Wits. Esse é um sistema de treinamento cerebral que se apresenta como uma ferramenta lúdica infantil para aumentar a atenção, a concentração e a memória das crianças.

O sistema é baseado na tecnologia neurofeedback, que registra a atividade cerebral e o grau de concentração e atenção durante a realização de cada exercício. Dessa forma, o sistema é capaz de detectar a atividade cerebral quando a criança está atenta e quando algo a desconcentra.

O Método Wits é uma ferramenta lúdica que aumenta consideravelmente as capacidades cerebrais das crianças e que pode ser útil em outras situações fora da sala de aula, como a tomada de decisões, a capacidade para solucionar problemas, ou a melhoria das habilidades sociais, dentre outras.menino brincando de cientista

 

O Método Wits ajuda a melhorar a memória

O Método Wits é um sistema comprovado que permite o treinamento e a melhoria de diversas capacidades como a atenção, a concentração e a memória. Principalmente por dois motivos:

  • É uma atividade organizada por profissionais, que junto com a tecnologia avaliam, corrigem e planejam o trabalho que o grupo de crianças deve realizar. Baseando o trabalho em técnicas de neurofeedback constituem o melhor complemento para as tarefas que o software propõe. O resultado é uma otimização do rendimento das crianças.
  • Utiliza novas e atrativas tecnologias: Wits utiliza um software para estruturar o treinamento cerebral e convertê-lo em algo lúdico.

“A NASA realizou um estudo em alunos escolares utilizando o Método Wits ao longo de um ano escolar. O estudo constatou que depois de 10 meses de treinamento com sessões de meia hora, os alunos conseguiram uma melhora nas cinco capacidades analisadas: atenção, concentração, memória, habilidades motoras, e habilidades sociais.”

Segundo os resultados obtidos a atenção e a memória foram as capacidades que mais beneficiadas com o treinamento com o Método Wits. A atenção dos alunos melhorou em média 37,47% e a memória em 35,91%.

Por outro lado, a concentração, as habilidades motoras e as habilidades sociais dos alunos resultaram em uma melhora em média entre 21% e 33%. Entre as habilidades motoras encontra-se a coordenação, a visomotora e estruturação espacial.

Potencialize a inteligência dos seus filhos com o Método Wits

Segundo os professores dos alunos que realizaram o treinamento Wits, esse método ajuda as crianças a se distrair menos, a prestar mais atenção ou a serem mais rápidos no desenvolvimento das tarefas.

Benefícios a curto prazo

  • Aumento da atenção, memória e concentração.
  • Aumento da capacidade de resolução de problemas e tomada de decisões.
  • Correção dos problemas de assimilação e comportamento.

Benefícios a médio-longo prazo

  • Estabelecimento de hábitos de estudo adequados.
  • Melhora do rendimento escolar.
  • Diminuição da inquietação e impulsividade
  • Aumento da autoestima
  • Eliminação da ansiedade e do estresse
  • Aumento da criatividade
  • Aumento das habilidades sociais

Também para astronautas

Esse sistema de treinamento é baseado numa tecnologia utilizada para treinar os astronautas em situações que requerem elevados níveis de concentração e atenção. Esse método já foi introduzido e está sendo provado em países como a Espanha.

“O método Wits atualmente é muito utilizado nas crianças para melhorar sua concentração, atenção e memória. O método é baseado no treinamento cerebral e é realizado durante 10 meses com sessões de meia hora.”

Entre outros resultados obtidos pela implementação desse treinamento está que os alunos primários e secundários melhoram suas capacidades analíticas, cognitivas e o desenvolvimento de ideias. Os professores que implementaram esse método de treinamento perceberam que os alunos se distraem menos durante a aula, e realizam mais rapidamente as atividades propostas.

Algo importante para saber é que esse método é para todas as idades de 5 a 90 anos, só é necessário interesse e confiança nos especialistas. As capacidades aumentarão e o melhor é que não exista uma pontuação inicial nem uma meta final, será um treinamento diário.