O que você deve saber sobre o zinco e a dieta infantil

Um fornecimento adequado de zinco garante a diferenciação das células da série branca, o que melhora a função imunológica e previne doenças virais em crianças.
O que você deve saber sobre o zinco e a dieta infantil

Última atualização: 17 Maio, 2021

O zinco é um mineral essencial para o corpo humano. Ele realiza várias funções dentro do organismo e é importante garantir que suas necessidades diárias sejam atendidas. Embora não seja comum apresentar uma deficiência desse mineral, essa situação pode prejudicar a saúde, razão pela qual o zinco é tão importante na dieta das crianças.

Antes de começar, é necessário deixar claro a importância de garantir que os níveis de micronutrientes no corpo humano sejam ideais. Eles podem ser encontrados em quase todos os alimentos e desempenham funções determinantes no contexto da fisiologia humana.

A importância do zinco na dieta infantil

As crianças têm um sistema imunológico imaturo, ainda em desenvolvimento. Por isso, é comum que adoeçam ao entrarem em contato com os colegas de escola. Porém, esse risco pode ser minimizado por meio da dieta alimentar, incluindo os melhores alimentos.

Alimentos ricos em zinco para a dieta infantil.

O zinco, em particular, é um elemento que se mostrou fundamental para o funcionamento do sistema imunológico. Segundo estudo publicado na revista Nutrients, contribui para a diferenciação das células da série branca, responsáveis pelo combate aos patógenos.

É um nutriente que atua em sinergia com a vitamina C, também necessária para proteger o corpo contra ataques de vírus e bactérias. Se o consumo de ambas as substâncias for ideal, o risco de adoecer é significativamente reduzido. Além disso, a duração dos processos virais diminui.

Zinco para tratar problemas intestinais

Um dos males frequentes em crianças, ainda mais perigoso em bebês, é a diarreia. Esse problema pode levar à desidratação, muitas vezes levando à hospitalização. Os motivos da diarreia podem ser diversos, mas se trata de uma condição que pode ser prevenida e administrada idealmente.

De acordo com uma pesquisa publicada em The Cochrane Database of Systematic Reviews, a suplementação com zinco ou a manutenção de níveis adequados do nutriente pode interromper a diarreia e prevenir complicações. Obviamente, o elemento causador terá que ser estudado, mas o nutriente é capaz de oferecer um controle mais simples.

É importante, portanto, garantir a presença do zinco na dieta para reduzir o risco de desenvolvimento de distúrbios gastrointestinais que possam colocar em risco a saúde da criança. Da mesma forma, um complemento de probióticos pode ajudar crianças especialmente sensíveis.

Onde encontrar zinco?

A suplementação é uma forma possível de se obter zinco, mas não é a preferida dos especialistas. O ideal é introduzir alimentos ricos em nutrientes na dieta para garantir níveis ideais.

Como regra geral, as carnes têm altas concentrações de zinco. Tanto a carne vermelha quanto a branca são uma boa fonte do mineral. O mesmo vale para frutos do mar e os ovos. Além disso, fornecem ferro, outro elemento essencial para garantir um bom estado de energia para a criança.

Na seção de alimentos de origem vegetal, é possível encontrar quantidades significativas de zinco nas sementes, em algumas oleaginosas como as nozes, no gérmen de trigo e em certas leguminosas, como o feijão.

Nesse sentido, é aconselhável propor uma dieta o mais variada possível, uma vez que existem muitas fontes de zinco que podem ser consumidas. Ao ampliar o espectro de alimentos ingeridos, será muito difícil apresentar deficiência do mineral. Contudo, sua suplementação em certas circunstâncias pode ser benéfica.

Alimentos ricos em zinco.

Zinco, um mineral fundamental na dieta infantil

Como comentado, o zinco é importante em crianças para reduzir a incidência de doenças infecciosas nelas. Dessa forma, o sistema imunológico poderá se desenvolver de forma adequada e o corpo ficará menos vulnerável a infecções. Em médio prazo, representa um grande ganho em termos de saúde.

Além disso, pode ser usado como suplemento em casos de diarreia, para interromper o problema e prevenir uma progressão que teria potencial para levar à desidratação. Esses casos geralmente terminam em uma internação hospitalar, condicionando negativamente o funcionamento do corpo da criança. O ideal é a prevenção.

Por fim, lembre-se de que sofrer de deficiência de zinco, no âmbito de uma dieta variada, é pouco frequente. A suplementação com o nutriente geralmente não é necessária se os alimentos de origem animal forem consumidos com certa assiduidade.

Pode interessar a você...
Por que devemos acostumar as crianças a comer alimentos integrais
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Por que devemos acostumar as crianças a comer alimentos integrais

Vamos revelar por que devemos acostumar as crianças a comer alimentos integrais, que são a base da alimentação, juntamente com as frutas e as hortaliças.



  • Wessels I, Maywald M, Rink L. Zinc as a Gatekeeper of Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 25;9(12):1286. doi: 10.3390/nu9121286. PMID: 29186856; PMCID: PMC5748737.
  • Lazzerini M, Wanzira H. Oral zinc for treating diarrhoea in children. Cochrane Database Syst Rev. 2016 Dec 20;12(12):CD005436. doi: 10.1002/14651858.CD005436.pub5. PMID: 27996088; PMCID: PMC5450879.