O que são essas manchinhas vermelhas na pele do bebê?

01 Junho, 2017

Na maioria das vezes os bebês passam pelos mesmos problemas. Por exemplo, as manchinhas vermelhas na pele são bastante comuns em muitos casos. No entanto, a causa nem sempre é a mesma ou pode não estar totalmente clara.

Em geral, esse tipo de infecção na pele é produzida pela catapora, tão comum em crianças, mas também pode apresentar outras causas. É possível que algumas crianças desenvolvam doenças que não são comuns no nosso meio social. Em consequência disso, pode ser mais difícil identificá-las.

Exantemas ou manchinhas vermelhas

manchinhas vermelhas

As erupções cutâneas que aparecem em forma de manchinhas vermelhas são chamadas pelos médicos de exantemas. O tamanho e a forma delas é variado. Em geral provocam coceira e aparecem em regiões diferentes do corpo. Elas podem se espalhar por toda a superfície da pele ou aparecer em lugares específicos.

As principais doenças infantis que provocam erupções na pele são a catapora, o sarampo e a rubéola. No entanto, hoje em dia essas infecções são quase inexistentes devido às vacinas. Portanto, muitas mães podem ser pegas desprevenidas, incapazes de determinar o que está acontecendo com o bebê.

Por outro lado, os especialistas afirmam que 70% das vezes esse tipo de manchas aparece por causa de doenças provocadas por vírus. Nesse sentido, elas acabam desaparecendo sem a necessidade de um tratamento e sem agravantes. Apesar disso, sempre é recomendável levar o bebê a uma consulta com o pediatra, especialmente quando houver outros sintomas ao mesmo tempo.

As principais causas das manchinhas vermelhas na pele

Para evitar que as doenças que causam essas erupções atinjam nossos bebês é muito importante manter as vacinas em dia. No entanto, como já dissemos, essas manchas podem ser provocadas por infecções que não são comuns em crianças.

manchinhas vermelhas

Da mesma forma, é conveniente saber quais são as doenças que provocam essas manchinhas vermelhas na pele. Entre outras, temos as seguintes:

Catapora

Costuma atingir crianças que possuem entre dois e dez anos. Trata-se de uma das doenças mais comuns em crianças. Também pode aparecer em bebês e adultos, mas com menos frequência. É causada por um vírus altamente contagioso.

Esse vírus permanece no organismo por muito tempo, por isso é capaz de aparecer de novo mais tarde. Os sintomas incluem febre, dores nas articulações e de cabeça, além de manchinhas vermelhas na pele.

Dermatite atópica

É uma das infecções mais comuns que aparecem na pele de bebês e crianças.  Seus sintomas mais perceptíveis são o aparecimento de erupções que causam coceira, ressecamento e descamação da pele. Em alguns casos, as pequenas erupções produzem casquinha, além de irritação em grandes áreas da pele.

Rubéola

Também é uma doença provocada por um vírus. É comum em crianças, entre as quais se propaga rapidamente. Além das manchinhas vermelhas na pele, podem apresentar outros sintomas como tosse, febre e inflamação nos gânglios.

Escarlatina

Diferentemente de outras doenças parecidas, a escarlatina é provocada por estreptococos, bactérias que atingem as crianças. É relativamente contagiosa e transmitida principalmente por meio de espirros e gotas de saliva. Os sintomas relacionados a essa doença são as manchinhas vermelhas na pele, febre, dor de garganta, náuseas e pele áspera.

Impetigo

Essa infecção provocada por bactérias se caracteriza pelo aparecimento de brotoejas que geralmente viram bolhas. É transmitida por meio do contato com a pele da pessoa infectada. As principais áreas afetadas são o rosto, o pescoço, a região coberta pela fralda e as mãos.

Sarampo

Assim como outras doenças parecidas, o sarampo quase foi erradicado devido à aplicação de vacinas. Por essa razão, casos dessa doença são menos frequentes. Trata-se de uma doença provocada por vírus e muito contagiosa. Mas, uma vez superada, nunca mais volta a aparecer.

É possível reconhecer essa doença devido ao aparecimento de erupções cutâneas quando  já está em um estágio avançado. Os sintomas iniciais são parecidos com os de um resfriado e costumam se manter por três dias.