O que é a síndrome de savant?

A peculiaridade da síndrome de savant é a combinação de habilidades extraordinárias com um baixo nível cognitivo.
O que é a síndrome de savant?

Última atualização: 10 Janeiro, 2021

A síndrome de savant, também conhecida como “síndrome do sábio”, é uma condição rara e que ocorre quando diferentes distúrbios do desenvolvimento coexistem com talentos e habilidades excepcionais. Nesse sentido, está associada a transtornos como a síndrome de Asperger e o transtorno do espectro autista.

Crianças com essa síndrome geralmente têm altas capacidades para a música, a arte, a matemática, a memória, entre outros talentos. O diagnóstico clínico geralmente ocorre durante a fase pré-escolar.

Embora essas habilidades extraordinárias sejam boas para os pequenos, é muito importante seguir o tratamento psicológico, médico e neuropsicológico para o transtorno do desenvolvimento do qual a criança padece.

Quais são as características da síndrome de savant?

Essa síndrome geralmente é classificada entre os transtornos do desenvolvimento infantil. É caracterizada por gerar capacidades superiores à média da população normal em certas áreas, em vez de produzir déficits ou alterações patológicas.

a síndrome de savant

Dentre os transtornos do desenvolvimento, caracterizados por atrasos significativos nos padrões de desenvolvimento, essa síndrome geralmente aparece com mais frequência no transtorno do espectro autista ou na síndrome de Asperger. Porém, isso não significa que todas as crianças com a síndrome tenham autismo, nem que todas as pessoas com autismo a apresentem.

A principal característica do savantismo é ter um baixo QI e, ao mesmo tempo, grandes habilidades relacionadas à música, à memória, à arte, ao cálculo, à visão espacial, à escultura, etc. Essas habilidades se combinam, por sua vez, com grandes dificuldades sociais, problemas de linguagem e interesses obsessivos.

Quais são as habilidades excepcionais da síndrome de savant?

Os talentos das pessoas com essa síndrome podem se concentrar em apenas uma ou em várias áreas. Veremos algumas das qualidades mais comuns do savantismo.

Habilidades mecânicas e espaciais

Nessas habilidades, essas pessoas se destacam acima da população em geral. Algumas delas são:

  • Controle do estudo de mapas.
  • Precisão ao medir distâncias sem ferramentas ou instrumentos de medição.
  • Habilidades excepcionais para construir modelos e estruturas espaciais.

Habilidades para a música

As pessoas com síndrome de savant têm um grande talento para a composição musical e para tocar instrumentos. A música é uma das suas áreas mais desenvolvidas.

Elas podem se destacar no uso de um instrumento específico, como violão ou piano, ou podem ter a habilidade de tocar vários deles. São capazes de reproduzir a música sem aprendizagem ou partitura, simplesmente por ouvi-la, mesmo que só tenham escutado a música uma única vez.

Habilidades para o cálculo matemático

Outra habilidade em que os savants se destacam é a matemática. Eles têm grande velocidade para o cálculo mental e são capazes de fazer raízes quadradas ou multiplicações de forma imediata. Destacam-se no cálculo de datas, ou seja, conseguem identificar o dia da semana de uma data específica.

Habilidades artísticas

Nessa área, têm grande habilidade para desenhar, pintar ou fazer esculturas. Possuem a capacidade de levar a realidade às suas obras com grande fidelidade, incluindo um grande número de detalhes.

Linguagem

Embora a maioria das pessoas com síndrome de savant tenha dificuldades com a linguagem expressiva e social, houve casos de alta capacidade no aprendizado de múltiplos idiomas.

Habilidades excepcionais para a memorização

Algumas das pessoas afetadas por essa síndrome têm uma capacidade incrível de memorizar uma grande quantidade de informações e dados. Elas podem se lembrar de vários dados relacionados a informações históricas, números populacionais, estatísticas esportivas, etc.

Essa habilidade pode torná-los especialistas em muitas áreas do conhecimento. No entanto, na maioria dos casos, os seus interesses são muito restritos.

Modelos de savant

Em relação a essa síndrome, é possível distinguir três tipos de savant:

a síndrome de savant

Savant prodígio

São os indivíduos que se destacam de forma marcante e fora do comum em todas as suas capacidades. Uma das características mais notáveis ​​é que eles podem ter altas pontuações de inteligência ou deficiência cognitiva.

Savant com talento

São aqueles que possuem grande habilidade em diversas áreas e, ao mesmo tempo, um alto grau de deficiência intelectual.

Savant de minúcias

Refere-se aos casos em que há características muito reduzidas da síndrome de savant. Essas pessoas podem ter uma ótima memória visual, apesar de terem dificuldades para estabelecer relações sociais. Geralmente, são especialistas em uma determinada área do conhecimento.

No que diz respeito à síndrome de savant…

Em conclusão, é possível dizer que as pessoas que sofrem dessa síndrome apresentam habilidades extraordinárias aliadas a baixas habilidades cognitivas, o que faz com que sejam gênios em alguns aspectos, embora possa não parecer por causa das suas deficiências.

Como você já sabe, a síndrome de savant não ocorre com muita frequência, mas as suas características são marcantes. Seu diagnóstico geralmente é relativamente simples, justamente por causa das peculiaridades que a caracterizam.

Pode interessar a você...
Em que consiste a síndrome de Tourette?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Em que consiste a síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette é um distúrbio que afeta crianças e adolescentes, levando-os a manifestar tiques motores e vocais.



  • Daymut, J. (2010). ¿Qué es el Síndrome del Sabio o Síndrome de Savant? Handy Handouts
  • Muñoz-Yunta, J., Ortiz-Alonso, T., Amo, C., Fernández-Lucas, A., Maestú, F., & Palau-Baduell, M. (2003). El síndrome de savant o idiot savant. Rev Neurol
  • Tárraga Mínguez, R., & Acosta Escareño, G. (2016). Síndrome de Savant: entre lo genial y lo ingenuo. http://mail.quadernsdigitals.net/datos_web/hemeroteca/r_1/nr_721/a_9677/9677.pdf