Sonhar que está grávida: o que significa?

07 Abril, 2020
Os sonhos relacionados com gravidez costumam estar vinculados a situações afetivas ou de evolução pessoal. Claro, também estão unidos ao desejo de materializar a maternidade.
 

Sonhar que você está grávida pode significar muitas coisas. No entanto, a exatidão da interpretação vai depender diretamente dos detalhes específicos do sonho. Assim, devemos fazer um bom esforço para lembrar dele quando estivermos acordadas. Contudo, às vezes isso é muito difícil.

Na Idade Antiga, ter esse tipo de sonho realmente anunciava uma gravidez batendo à porta. Entretanto, nem sempre esse prognóstico era acertado.

Com o passar do tempo, essa crença esotérica foi descartada e a ciência e a psicologia começaram a ganhar o seu merecido espaço. No entanto, ainda assim, nessa época era impossível para alguns distinguir entre a realidade e o mundo gerado pelos sonhos.

Os sonhos se deslocam para outras representações que não têm nada a ver propriamente com as ilustrações que aparecem neles. Eles também não personificam necessariamente um fardo de uma condição médica. Às vezes, eles podem ser incompreensíveis para a pessoa até que ela realmente se pergunte profundamente sobre o conteúdo e o significado deles.

Agora, existe a possibilidade de que não consigamos interpretar um sonho corretamente porque não lembramos de certos detalhes. Assim, perdemos a sua sequência de imagens, ainda mais quando a cadeia de associações for muito extensa.

Os sonhos foram catalogados por alguns psicólogos como simples expressões inconscientes do cérebro. No entanto, ao longo da história, foram dadas interpretações importantes à cadeia de imagens que se mostram neles. Com isso, o interesse pelo estudo desse misterioso campo aumentou.

 
Mulher pensando depois de sonhar que estava grávida

Os sonhos: como ocorrem?

A maioria dos sonhos costuma ocorrer durante uma fase denominada movimento rápido dos olhos (REM, na sigla em inglês). Essa fase ocorre sob as pálpebras inativas e representa apenas uma das cinco fases reconhecidas e estudadas. Nela, a pessoa pode acordar com mais facilidade, já que o sono é muito mais superficial.

Nas redes celulares que se encontram no córtex cerebral podem se formar conexões defeituosas, sobretudo em pessoas jovens, que são traduzidas como falsas associações. Em outras palavras, fantasias. Além disso, essas conexões também tendem a evocar uma mesma associação, mas de forma repetida – como obsessões – ou então simplesmente respostas inadequadas a um sinal de entrada, o que dá como resultado as alucinações.

Nesse sentido, quando o córtex está isolado das suas entradas e saídas de forma normal, algum centro nervoso manda impulsos aleatoriamente para verificar e eliminar todas as conexões que sejam incorretas.

Essa eliminação é o que corresponde aos sonhos, que, em geral, costumam ser esquecidos ou sumir à medida que o dia vai passando. Isso, certamente, sempre que não os registrarmos deliberadamente na nossa memória.

 

Ainda que nós sempre procuremos dar algum tipo de significado ao que sonhamos, de acordo com o que foi dito anteriormente, sonhar é um processo que se dá de forma involuntária no córtex cerebral de cada ser humano, e, inclusive, de mamíferos.

“Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aos que sonham apenas à noite”.
—Edgar Allan Poe—

Possíveis significados de sonhar que você está grávida

Certamente, sonhar que você está grávida acontecerá em maior proporção do que com o seu parceiro. Entretanto, isso não necessariamente significa que você ou alguém próximo a você esteja grávida. Hoje em dia, são dadas diferentes interpretações a esse tipo de sonho que não têm nada a ver com a maternidade.

Assim, sonhar que você está grávida pode representar algum aspecto da sua vida pessoal que está dando frutos ou que germina dentro de você. Por exemplo, algum projeto ou meta que você deseja alcançar.

Contudo, também pode-se atribuir ao seu significado algo contrário, como a negação, a frustração ou o medo que você tem de assumir alguma responsabilidade de modo imediato.

Por fim, outro dos significados relacionados a ter esse tipo de sonho tem a ver com certa insegurança que se apresente no casal. Pode ser que um acúmulo de fatores que afetam o relacionamento façam a mulher pensar inconscientemente que a maternidade seria a solução, e essa ideia é encenada enquanto ela dorme.

Mulher pensando no sonho em que estava grávida
 

Não superestime a importância do que você sonha

Se em certos momentos da sua vida você projeta mentalmente o desejo de ser mãe e o inconsciente o capta de tal forma que faz com que você sonhe que está grávida, isso não é um sonho com um significado real, mas sim uma fixação mental. Algumas vezes, restos das vivências ou dos pensamentos intensos do dia ficam concentrados no córtex cerebral, o que causa a hipnose ou o sonho.

Devemos nos lembrar de que os sonhos não são mais do que respostas naturais do nosso cérebro que todos nós experimentamos, ainda que não nos lembremos.

Eles podem ocorrer devido a múltiplos fatores da vida cotidiana e representar diferentes coisas para cada pessoa. Entretanto, para saber com mais exatidão a sua origem e o seu propósito, é necessário indagar profundamente sobre as suas amplas explicações científicas, de preferência com um profissional.