10 técnicas divertidas para relaxar as crianças

As crianças são continuamente confrontadas com novos desafios que lhes causam estresse e ansiedade. Como sabemos, isso não é bom para ninguém. Então, se você quer ajudá-las a relaxar de forma divertida, não deixe de ler este artigo.
10 técnicas divertidas para relaxar as crianças
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 16 junho, 2023

Em algumas ocasiões, relaxar os filhos se torna uma necessidade, tanto para eles quanto para os pais. São muitas as situações que podem causar estresse ou ansiedade nas crianças, como uma discussão com um amigo, uma prova ou uma apresentação oral para os colegas. Se pudermos conhecer algumas técnicas que, além de relaxá-las, as divirtam, teremos sucesso em nosso propósito.

Durante a infância, são muitos os desafios que as crianças têm de enfrentar. Por exemplo, aquelas situações que as assustam, quando são muito tímidas ou algum evento que as deixa nervosos. Os pequenos costumam reagir na forma de choro ou birras, pois são suas formas de liberar a tensão que a ansiedade que sentem lhes causa.

Muitas vezes, respirar sozinho não ajuda as crianças a relaxar ou pode não funcionar para o nosso filho. Portanto, se você perceber que a criança precisa relaxar, observe algumas das técnicas que apresentaremos a seguir.

Anote essas técnicas divertidas para relaxar as crianças

Para ajudar as crianças a superar situações estressantes ou ansiosas e se sentirem mais calmas, podemos ensinar essas técnicas para relaxar de forma simples e divertida. Experimente! Você pode escolher a que mais gosta ou prefere!

1. Visualizar um lugar tranquilo ou que nos transmita paz

As visualizações são uma das técnicas mais benéficas para reduzir a ansiedade e o estresse. Podemos nos reunir na cama ou no tapete e, de olhos fechados, pediremos ao nosso filho que imagine um lugar tranquilo ou calmo.

Podemos descrever o lugar, como cheira, como o vento move as folhas, como nos sentimos estando lá e orientá-lo a criar aquela imagem que vai gerar paz. Assim, passaremos momentos agradáveis juntos e, além disso, acabaremos muito relaxados, que é o objetivo.

Cantar em voz alta libera endorfinas, então as crianças relaxam e se sentem felizes.

2. Cantar em voz alta

A maioria das crianças adora fazer um show em casa. Além disso, quando cantam em voz alta, mesmo desafinadas, liberam endorfinas, uma substância química do bem-estar produzida pelo cérebro.

3. Tocar os dedos dos pés

Tocar nossos pés pode causar relaxamento. Trazer a cabeça abaixo do nível do coração ajuda a nos acalmar. Essa posição pode ser sentada com as pernas esticadas. Essa reversão do corpo produz um efeito restaurador e normaliza a resposta do nosso corpo ao estresse.

4. Pintar e desenhar

A pintura e o desenho fornecem ao nosso cérebro um objetivo para se concentrar e, assim, aliviar o estresse. Dessa forma, se o nosso filho está nervoso ou ansioso, podemos dar-lhe papel e lápis e dar asas à sua imaginação. Além disso, podemos comprar um livro com mandalas, para que ele possa pintá-las como quiser, o que o ajudará a se sentir tranquilo.

5. Fazer o cachorro de cabeça para baixo

Essa pose de ioga, conhecida como cachorro olhando para baixo, tem grandes benefícios, pois ativa os músculos dos braços, pernas e núcleo do corpo. Esse alongamento faz com que os músculos comecem a queimar o excesso de açúcar do nosso sangue, que está disponível como uma resposta de fuga ou luta quando nos sentimos ansiosos. Faça a pose juntos e relaxe enquanto se alonga!

6. Soprar bolhas

Que criança não gosta de soprar bolhas? Pois bem, o fato de soprar e estourar as bolhas ajuda os pequenos a controlar a respiração e, dessa forma, também o estado mental.

7. Pular corda

Podemos pedir ao nosso filho para pular corda ao ritmo de uma música que ele goste por 2 minutos. Nós devemos cronometrar. Após essa atividade, a criança terá queimado o excesso de energia, sentindo-se cansada e mais relaxada.

Pular corda gera excesso de energia, então após a atividade a criança se sentirá cansada e mais relaxada.

8. Tomar um banho quente

Quem não relaxa com um banho quente? Depois de um dia estressante de trabalho, nada como chegar em casa e mergulhar na banheira. Bem, a mesma coisa acontece com as crianças. Se estiverem nervosas ou estressadas, a água quente as ajudará a relaxar. Além disso, você pode incluir seus brinquedos de banho para a diversão durante o relaxamento.

9. Tomar uma xícara de chocolate quente

Que delícia! Se dermos ao nosso filho uma bebida ou chocolate quente quando o encontrarmos chateado, isso também o ajudará a relaxar. O calor do leite com chocolate fará maravilhas.

10. Apagar uma vela

Essa técnica, claro, deve sempre ser realizada sob nossa supervisão. Devemos acender a vela e pedir para que a criança a apague. Afastaremos a vela cada vez mais para que o pequeno tenha que respirar fundo e soprar com mais força para apagá-la. Assim, o ajudamos a controlar sua respiração.

Divirta-se e relaxe!

Como você viu, essas técnicas para relaxar as crianças podem ser de grande ajuda. Além disso, elas também podem ser divertidas. Portanto, quando seus filhos estiverem estressados ou nervosos, não hesite em colocar essas ideias em prática. O estresse não é bom para ninguém. Portanto, se ensinarmos essas técnicas aos nossos filhos para se acalmarem quando estão ansiosos, contribuiremos para melhorar seu bem-estar físico e mental.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rodríguez, T. R., Rodríguez, C. M. G., & Pérez, R. C. (2005). Técnicas de relajación y autocontrol emocional. MediSur, 3(3), 55-70.
  • Ahmed, M. D. (2010). Actividades de relajación en Educación Infantil y Primaria. Innovación y experiencias educativas, 34, 1-9.
  • Nadeau, M. (24). Juegos de relajación. Málaga: Sirio.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.