5 técnicas de relaxamento para adolescentes

As técnicas de relaxamento são ferramentas simples que os adolescentes podem adquirir para aprender a reduzir seus estados de ansiedade. A seguir vamos mostrar algumas delas.
5 técnicas de relaxamento para adolescentes

Última atualização: 01 março, 2022

Durante a adolescência, os jovens podem ser expostos a múltiplas situações estressantes. Desde a pressão para ter um bom desempenho acadêmico, até a necessidade de se encaixar no grupo de pares ou a tentativa de estabelecer sua própria identidade. Além disso, nessa idade todas as experiências são vividas com grande intensidade. Assim, as técnicas de relaxamento para adolescentes podem ajudá-los a gerenciar esses estados de desconforto.

A tensão e o estresse podem afetar os jovens em muitos níveis, reduzindo sua capacidade de concentração, favorecendo o aparecimento de conflitos interpessoais e podendo até levar a dores físicas e desconfortos psicossomáticos. As técnicas de relaxamento são ferramentas simples que você pode praticar em sua vida diária para evitar que isso aconteça.

Algumas técnicas de relaxamento para adolescentes

Menino adolescente realizando algumas técnicas de relaxamento.

As técnicas de relaxamento são benéficas em qualquer idade. No entanto, os adolescentes, devido ao seu maior desenvolvimento cognitivo, já possuem a capacidade de praticar algumas estratégias que seriam menos adequadas para as crianças. Assim, eles podem optar por algumas das seguintes alternativas.

Respiração diafragmática

Como regra geral, e principalmente quando estamos em uma situação estressante, tendemos a respirar de forma curta e superficial, aproveitando apenas 30% da nossa capacidade respiratória. Assim, esse exercício ensina o adolescente a respirar mais profunda e lentamente, aumentando a oxigenação e favorecendo um estado de calma física e psicológica.

Para colocá-lo em prática, o jovem deve colocar uma das mãos no peito e a outra no abdômen. Ao inspirar, deve-se tentar fazer com que o ar atinja a parte inferior dos pulmões, fazendo com que o diafragma inche. Ao expirar, a barriga gradualmente se esvazia e se contrai, seguindo uma cadência lenta enquanto se respira.

Essa técnica pode ser usada para reduzir a ansiedade em horários específicos ou pode ser praticada todos os dias para obter melhores resultados.

Relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo visa não apenas relaxar o corpo, mas também ajudar o jovem a diferenciar as sensações corporais de tensão e relaxamento. Dessa forma, você pode detectar facilmente o estresse corporal e tomar medidas para reduzi-lo.

Trata-se de fazer uma viagem ao longo do corpo em que os diferentes grupos musculares são tensionados (5 segundos) e relaxados (15 segundos). Você pode começar na ponta dos pés e ir trabalhando até a cabeça ou ao contrário. Quando a técnica é dominada, o adolescente pode relaxar apenas os músculos em que sente tensão em qualquer momento do dia.

Visualização

A visualização consiste em encontrar um espaço tranquilo e imaginar uma cena agradável e relaxante. Ao visualizar, o jovem tem que envolver todos os seus sentidos na cena mental criada, sentindo os odores, as cores, os toques e os sons do lugar onde está.

É possível recriar uma paisagem natural, uma praia, uma floresta ou qualquer outra alternativa que transmita calma e tranquilidade, e permanecer nela respirando calmamente. Também existem aplicativos que fornecem visualizações guiadas para facilitar esse efeito.

Mindfulness

O mindfulness consiste simplesmente em focar sua atenção no momento presente. Dessa forma, a mente é limpa de pensamentos e preocupações e um estado de calma interior é alcançado.

Menina adolescente praticando mindfulness na natureza.

A maneira mais fácil de o adolescente praticar a o mindfulness é sentando-se calmamente, fechando os olhos e concentrando sua atenção nos estímulos do momento: sua respiração, as batidas de seu coração, os sons do lado de fora…

Quando a mente divagar e os pensamentos tentarem invadir novamente, simplesmente deve-se voltar a atenção para o presente.

Para alguns jovens isso é difícil, especialmente nas primeiras vezes. Por esse motivo, podem achar mais atraente praticar a atenção plena enquanto caminham ao ar livre ou enquanto repetem mentalmente uma palavra que lhes transmita paz.

Quais são as melhores técnicas de relaxamento para adolescentes?

Não há nenhuma dessas técnicas de relaxamento para adolescentes que seja melhor que outra, pois isso depende da personalidade e das necessidades de cada pessoa. Aqueles com imaginação mais vívida podem se sentir mais à vontade com a visualização, enquanto aqueles que apresentam mais tensão física podem preferir o relaxamento muscular. Bastará tentar identificar a prática que melhor se adapta a cada caso.

No entanto, seja qual for a escolha, consistência e perseverança são importantes. Qualquer uma das estratégias acima pode ajudar a reduzir a tensão e o estresse no momento. No entanto, para obter maiores benefícios a longo prazo, estes devem ser incorporados como hábitos na vida diária.

Pode interessar a você...
Mitos sobre o trabalho de força física em crianças e adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Mitos sobre o trabalho de força física em crianças e adolescentes

O treinamento de força física em crianças e adolescentes sustentou vários mitos ao longo dos anos que não são totalmente verdadeiros. Veja!