3 jogos divertidos para adolescentes

Existem alguns jogos divertidos para adolescentes que farão com que você tenha um tempo maravilhoso com a família. Anote!
3 jogos divertidos para adolescentes

Última atualização: 25 Outubro, 2021

Os adolescentes de hoje costumam ficar presos às telas o dia todo. Para eles é algo normal, por isso é dever dos pais ensinar outras formas de entretenimento para que a família passe bons momentos juntos. Compartilhamos algumas ideias de jogos divertidos para adolescentes.

O jogo na adolescência

Para muitos, o jogo parece ser uma atividade exclusiva para os pequenos da casa. Mas a realidade é que brincar é importante em qualquer fase da vida, e os adolescentes precisam desse tempo para se sentirem bem consigo mesmos.

De acordo com um estudo recente, passar muito tempo em frente às telas pode diminuir o bem-estar psicológico dos jovens. Por esse motivo, é necessário promover um momento “desconectado” para a realização de alguma atividade recreativa com a família ou amigos.

Alguns dos benefícios do jogo em adolescentes são os seguintes:

  • Melhora a interação social.
  • Fornece uma pausa para descanso de rotinas rígidas.
  • Incentiva a criatividade e a imaginação.
  • Estimula a comunicação com outras pessoas.
  • Fortalece o vínculo afetivo com as pessoas com quem brincam.
  • É uma ótima diversão para passar momentos bons.

O jogo vai muito além das telas, e a diversão não se limita aos videogames. É preciso ensinar aos jovens que a interação entre as pessoas ao redor do jogo é divertida e saudável. Além disso, quando ficam viciados nessa atividade, eles esquecem que a internet existe durante um bom tempo.

grupo de amigos adolescentes jogando jogo de tabuleiro vira diversão



Jogos divertidos para seus filhos adolescentes

A seguir, compartilharemos com vocês 3 ideias de jogos para adolescentes que não precisam de grandes recursos ou investimentos financeiros. A sagacidade é a protagonista, e é isso que os torna tão divertidos. Anote!

1. Telefone sem fio

Esse jogo é um clássico, e as risadas são garantidas. O ideal é jogar em equipe, embora se houver poucas pessoas isso pode ser ignorado.

A metodologia do jogo consiste em enunciar uma frase no ouvido do primeiro jogador. Quanto mais complicada, melhor. Esse jogador transmite a mensagem para o próximo e assim por diante, até que o último jogador receba e diga em voz alta. Ao perceber as diferenças entre a frase inicial e a frase final, o riso se espalha pela casa!

Se o jogo for disputado em grupos, ganha a equipe que cometer menos erros na transmissão da mensagem.

2. Os filmes

Esse clássico jogo também é muito divertido. Para jogá-lo, é necessário formar duas ou mais equipes.

Uma pessoa que comanda o jogo escolhe um filme e o sussurra no ouvido de um jogador, que deverá fazer a mímica para que os outros descubram de que filme se trata. O grupo que adivinhar primeiro vence.

3. O mentiroso

É um jogo de cartas que requer apenas dois jogadores. O objetivo é se revezar colocando as cartas no centro da mesa, até que ambos terminem com o baralho que têm em mãos.

Para jogar, cada um deve dizer o nome da carta que joga e colocá-la virada para baixo sobre a mesa. Se o oponente acreditar em você, é a sua vez. Mas se ele não acredita, pode pedir para virar a carta e descobrir se o oponente está falando a verdade ou não.

Quando um jogador mente e o engano é descoberto, ele deve guardar sua carta novamente. O primeiro que conseguir se livrar de todo o seu monte vence.

Adolescentes, vamos jogar!

jogo de lazer ao ar livre balançar árvore corda menina adolescente diversão tempo livre

Esses três jogos são simples, mas divertidos o suficiente. Se quiser, você pode escolher muitos outros, mas o fundamental é mostrar ao jovem que existem diferentes formas de se divertir.

Dentro das possibilidades, promova alguns momentos ao ar livre e com a família, pois os benefícios desse tipo de atividades são muito maiores do que você imagina.

Pode interessar a você...
Falta de higiene em adolescentes: o que fazer?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Falta de higiene em adolescentes: o que fazer?

Seu filho adolescente se recusa a tomar banho? Vamos analisar as causas da falta de higiene em adolescentes e o que fazer a respeito.



  • Tassia K. Oswald , Alice R. Rumbold, Sophie GE Kedzior, Vivienne M. Moore (Sep 2020) Psychological impacts of “screen time” and “green time” for children and adolescents: A systematic scoping review. Disponible en: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0237725
  • By Twenge, Jean M.,Martin, Gabrielle N.,Campbell, W. Keith
    Emotion, Vol 18(6) Sep 2018, 765-780. Decreases in psychological well-being among American adolescents after 2012 and links to screen time during the rise of smartphone technology. Disponible en: https://psycnet.apa.org/buy/2018-02758-001