Verrugas plantares em crianças: o que são e como tratá-las

As verrugas são adenoides benignos que podem causar leve desconforto ou incômodos estéticos. Existem algumas opções terapêuticas a considerar no caso de crianças.
Verrugas plantares em crianças: o que são e como tratá-las
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 10 junho, 2023

As verrugas plantares são condições comuns em crianças. No entanto, não são lesões malignas ou que se manifestam com vasta sintomatologia. Elas até resolvem espontaneamente muitas vezes. Embora existam outras variantes, é uma das mais comuns em crianças. Abaixo, detalhamos por que surgem e como tratá-las.

O que são verrugas plantares?

As verrugas são crescimentos da pele, são benignas e podem ser geradas em diferentes partes do corpo e de diferentes formas. Além disso, são desenvolvidas por um vírus da família do HPV, são contagiosas e muito comuns. Por outro lado, embora possam afetar pessoas de qualquer idade, são mais comuns entre adolescentes e crianças. As variantes mais comuns são as seguintes:

  • Comum.
  • Plantares.
  • Planas.
  • Genitais.

Causas mais comuns de verrugas plantares

As verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV), do qual existem mais de 100 tipos diferentes. Essa variedade de agente viral entra na superfície da pele através de pequenas feridas e causa crescimento celular adicional. A camada mais externa da pele torna-se mais dura, mais espessa e forma uma verruga elevada. Na maioria dos casos, os vírus são transmitidos por contato direto com a pele.

Pode até haver transmissão ao tocar em certos objetos, como toalhas. Algumas pessoas correm maior risco de desenvolver verrugas. A saber:

  • Crianças com doenças atópicas, como eczema.
  • Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.
  • Adolescentes ou crianças que usam chuveiros comunitários.

Tratamentos mais comuns

Para o tratamento de crioterapia, pode-se usar anestesia tópica para evitar que seja muito doloroso para a criança. Além disso, a possibilidade de uma cicatriz deve ser levada em consideração.

Na maioria dos casos, as verrugas são geralmente inofensivas para crianças com sistema imunológico saudável. Até tendem a desaparecer por conta própria, o que dependerá do estado de saúde, do tipo de vírus e da verruga.

Tópica de ácido salicílico

Esse tipo de procedimento pode causar irritação na superfície da pele, embora geralmente seja bem tolerado. A solução é aplicada várias vezes ao dia na pele endurecida por algumas semanas. As vantagens do ácido salicílico incluem conveniência, custo mínimo, eficácia razoável e dor insignificante. As desvantagens são que os resultados requerem semanas a meses de tratamento.

Crioterapia

Esse procedimento usa nitrogênio líquido para destruir a verruga congelando-a. Na verdade, é realizado por um dermatologista e requer mais de uma sessão. Como o nitrogênio é muito frio, pode causar dor aguda e vermelhidão da pele.

Remoção cirúrgica por cauterização ou curetagem

A excisão cirúrgica e a cauterização das verrugas não são recomendadas como tratamento padrão porque podem ser dolorosas e deixar cicatrizes. Além disso, como em qualquer outro tratamento destrutivo, não há garantia de que a verruga não volte a ocorrer. Na verdade, as taxas de recorrência podem chegar a 30%.

As verrugas plantares podem ser desconfortáveis e pouco atraentes, por isso é melhor tentar se livrar delas rapidamente.

Cuidados com os pés em crianças

O ideal é o cuidado com os pés das crianças para prevenir diversas afecções ou manifestações cutâneas:

  • Opte por sapatos de tamanho correto e feitas com materiais de qualidade.
  • Explique à criança que os sapatos não devem ser trocados com amigos ou irmãos, pois existem várias doenças de pele que são contagiosas.
  • A higiene constante e correta dos pés é fundamental para prevenir e evitar fungos ou infecções.
  • Após cada banho, a secagem com toalha deve ser minuciosa, confirmando que não resta umidade entre os dedos, pois essa área é propensa ao desenvolvimento de micose interdigital.
  • Aplique um hidratante rico em vitamina A, vitamina E e alantoína. Além disso, cortar as unhas após o banho é mais gostoso e fácil do que em qualquer outro momento.

Verrugas plantares e seu manejo em crianças

O manejo tópico depende da constância e da adesão do paciente. Requer longos períodos de tratamento. Além disso, os procedimentos invasivos costumam ser dolorosos e requerem um longo tempo de recuperação. O tratamento das verrugas é baseado em uma abordagem individualizada e, na maioria dos casos, requer mais de uma opção terapêutica para alcançar a resolução completa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kwok CS, Gibbs S, Bennett C, Holland R, Abbott R. Topical treatments for cutaneous warts. Cochrane Database Syst Rev. 2012 Sep 12;(9):CD001781. doi: 10.1002/14651858.CD001781.pub3. PMID: 22972052.
  • Bellew SG, Quartarolo N, Janniger CK. Childhood warts: an update. Cutis. 2004 Jun;73(6):379-84. PMID: 15224780.
  • Sterling JC, Handfield-Jones S, Hudson PM; British Association of Dermatologists. Guidelines for the management of cutaneous warts. Br J Dermatol. 2001 Jan;144(1):4-11. doi: 10.1046/j.1365-2133.2001.04066.x. PMID: 11167676.
  • Syrjänen S. Current concepts on human papillomavirus infections in children. APMIS. 2010 Jun;118(6-7):494-509. doi: 10.1111/j.1600-0463.2010.02620.x. PMID: 20553530.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.