Aeróbico para crianças: um exercício ideal

8 de julho de 2019
Se você deseja evitar que os seus filhos se tornem pessoas sedentárias e quer ajudá-los a manter um ótimo estado de saúde, considere os seguintes exercícios aeróbicos. Estas atividades são algumas das opções mais completas.

O exercício aeróbico para crianças é considerado uma prática divertida e o primeiro tipo de exercício que os pequenos podem realizar.

A partir dos quatro anos de idade, você pode incentivar as crianças a realizarem exercícios de alongamento e relaxamento que as ajude a ir conhecendo seu corpo e fortalecendo, pouco a pouco, os seus músculos.

Os exercícios aeróbicos derivam da ginástica. A forma de praticá-los é fazendo movimentos com o tronco e extremidades ao som de uma música, seguindo os movimentos de um professor ou instrutor. Ele é, geralmente, quem dita as aulas com vários participantes em espaços abertos ou em salas equipadas com espelhos.

Embora os exercícios aeróbicos para crianças mantenham o mesmo princípio daquele praticado pelos adultos, variam na intensidade e no tempo de duração do treino. Isso irá depender da idade do grupo de participantes. A seguir, você vai saber mais sobre esse benéfico exercício.

Aeróbico para crianças: uma alternativa muito aconselhável

Apesar de os primeiros treinos de aeróbico serem vinculados a práticas militares, a partir de 1970, os médicos de todo o mundo começaram a recomendá-lo como uma atividade ideal para manter o coração, os pulmões e os músculos com um funcionamento e um grau de tonicidade ótimos.

Assim, surgiram diferentes tipos de exercícios aeróbicos, ajustados às necessidades de grupos específicos de indivíduos. Dentro dessa população, as crianças foram consideradas como beneficiárias dessas práticas.

O denominador comum de todas as variedades do exercício aeróbico, incluindo a modalidade para crianças, é manter uma respiração e frequência cardíaca moderadamente elevada.

Além disso, é algo que deve ser prolongado por um tempo definido para conseguir queimar gorduras e açúcar e, ao mesmo tempo, gerar energia e tonicidade dos músculos.

crianças na aula de dança

Em que consiste uma aula de aeróbica para crianças

Como mencionamos anteriormente, as crianças podem começar a fazer exercícios aeróbicos a partir dos quatro e até os dez anos de idade. É claro que a intensidade deve estar de acordo com as suas capacidades. Uma aula de aeróbica para crianças pode incluir os seguintes elementos:

  • Música não muito rápida, de preferência uma canção infantil do agrado dos pequenos.
  • Começar por exercícios suaves e delicados de aquecimento, que incluam movimentos circulares nas extremidades: cabeça, braços, pernas e pés.
  • O ensino de uma coreografia ou movimentos que os pequenos achem divertidos de repetir e com os quais possam ir elevando a sua resistência à medida que a aula avança.
  • Incluir, pelo menos, dois ou três momentos de descanso dentro do horário estabelecido para a atividade. Dessa forma, a criança pode tomar água e recuperar o fôlego.
  • Finalizar a aula com exercícios de relaxamento e alongamento. Neles devem ser incluídos movimentos suaves análogos aos realizados no início e acompanhados também com respirações lentas e prolongadas.

É importante esclarecer que atividades como caminhar, correr, dançar ou pular também são considerados exercícios aeróbicos. Sendo assim, o instrutor pode fazer variações nas aulas e incluir, aos poucos, alguns desses tipos de exercícios.

“O ideal é que os exercícios aeróbicos para crianças possuam movimentos de tronco e das extremidades ao som da música e seguindo os movimentos de um professor ou instrutor”.

Os benefícios dos exercícios aeróbicos para crianças

Os exercícios aeróbicos trazem vários benefícios para a saúde dos pequenos, desde que sejam praticados com frequência. É notório que essa atividade ajuda a queimar gorduras e açúcares do organismo.

Dessa forma, as crianças com excesso de peso ou aquelas que tenham propensão à obesidade de acordo com o médico, devem praticar exercícios aeróbicos para retomar o seu peso ideal.

A lista de benefícios inclui os seguintes aspectos:

  • As crianças desenvolvem o equilíbrio a partir da percepção do espaço e do movimento.
  • Tornam-se mais ágeis e aprendem a dominar o seu corpo.
  • Aprendem a se desinibir ao som da música e da dança.
  • Fortalecem os ossos, músculos e tendões.
crianças se exercitando

  • Melhoram a resistência cardíaca e respiratória.
  • Combatem a obesidade e o sedentarismo.
  • Abaixam os níveis de colesterol total no sangue.
  • Reduzem os níveis de adrenalina, que geram estresse nas crianças.
  • Há uma melhora na neurogênese, o que se traduz em uma melhoria na capacidade intelectual.

Como podemos observar, é totalmente aconselhável introduzir as crianças nesse tipo de atividade, uma vez que oferecem inúmeras vantagens ao organismo do pequeno.

Se você puder acompanhá-las ou convidar seus amigos para que também participem, com certeza as crianças se sentirão mais entusiasmadas e o exercício aeróbico se tornará um hábito muito saudável em suas vidas.