7 alimentos que alimentam a felicidade da criança
Muitas pessoas pensam que a felicidade da criança é alimentada por chocolates, balas e guloseimas. No entanto, esse é um grande erro que não devemos cometer. Produtos com excesso de açúcares, óleos de palma ou mesmo gorduras trans produzem o efeito contrário ao desejado.
No entanto, existem alguns alimentos que favorecem a felicidade da criança. Estamos nos referindo àqueles que são ricos em triptofano. Por isso, a seguir explicaremos o que é esse aminoácido, em quais produtos ele é encontrado e como atua no organismo da criança.
O que é triptofano?
O triptofano é um aminoácido essencial. Isso significa que o corpo não pode fabricá-lo e que deve ser ingerido através dos alimentos. Tem um grande número de funções dentro do corpo e é necessário tanto para crianças como para adultos e até para idosos.
Por quê? Porque ajuda a reduzir o estresse, melhora o equilíbrio físico e emocional e promove o sono, segundo artigo publicado na revista “Current Pharmaceutical Design”.
Os benefícios do triptofano no organismo se devem ao seu papel na formação da serotonina. Esse elemento é fundamental no corpo das pessoas, pois favorece muitas reações químicas.
Entre outros, é o neurotransmissor que está relacionado aos humores positivos, segundo um estudo realizado em 2017. Prazer, felicidade ou tranquilidade são influenciados por esse elemento. Também ajuda a regular a secreção de melatonina, responsável pela regulação do ciclo sono-vigília. E, além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Infelizmente, o triptofano não pode ser sintetizado no corpo humano. É, portanto, evidente que devemos obtê-lo através de uma dieta equilibrada rica nesse aminoácido. Uma vez consumido, para sua correta assimilação, também é positivo ingerir magnésio e vitamina B6.
Alimentos com triptofano que favorecem a felicidade da criança
Já vimos os benefícios do triptofano e sua influência na felicidade da criança e de qualquer pessoa. Mas onde encontramos esse aminoácido maravilhoso? Vamos discutir isso. Você verá que não é difícil consumi-lo.
1. Laticínios
Leite e queijo são dois dos alimentos onde esse aminoácido é mais abundante. Por isso, adicioná-los à dieta na medida certa de acordo com a idade e as necessidades é uma boa ideia.
2. Carne e peixe
Como alimentos proteicos por excelência, esses dois grandes grupos contêm as melhores fontes desse aminoácido. Destacam-se o frango, o peru ou o atum, que serão fáceis de adicionar no dia a dia porque os pequenos tendem a gostar muito.
Nos peixes oleosos também estão presentes os ácidos graxos ômega-3, que também desempenham um papel fundamental na síntese de neurotransmissores.
3. Ovos
Os ovos fornecem uma quantidade interessante de triptofano, tanto na clara quanto na gema. Seu ponto forte é que podem ser preparados de diversas maneiras e são um alimento muito completo.
4. Grãos integrais
Se preferir produtos vegetais, também encontramos triptofano em muitos deles. Está presente em grãos integrais, como aveia e arroz.
5. Sementes e nozes: pequenos tesouros para a felicidade da criança
Em ambos os grupos encontram-se alimentos muito nutritivos que também fornecem aminoácidos. Destacam-se as sementes de abóbora, gergelim, amêndoas e amendoins.
6. Leguminosas
O triptofano é encontrado em grandes quantidades na soja e em todos os seus derivados. Talvez a maneira mais fácil de oferecer esse alimento às crianças seja através do tofu ou do iogurte de soja. No entanto, lentilhas, grão-de-bico ou feijão também contêm quantidades interessantes. Mais uma razão para incentivar as leguminosas na dieta das crianças.
7. Frutas e legumes
Embora sejam quantidades menores, algumas frutas e vegetais também o contêm: tâmaras, abóboras, brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba ou banana, entre outros.
Além do triptofano e dos ácidos graxos ômega-3, existem outros compostos relacionados ao bem-estar e à felicidade. Alimentos que promovem a liberação de endorfinas (como chocolate amargo ou alimentos condimentados) também podem ser uma boa adição à dieta de uma criança.
A alimentação saudável favorece a felicidade da criança
Os benefícios da dieta e da alimentação na saúde física têm sido investigados há décadas. Pouco a pouco há mais evidências científicas de que também influenciam a saúde mental, embora os estudos em crianças sejam mais escassos.
De acordo com dados publicados em um estudo de 2017, a adesão a uma alimentação saudável pelas crianças está relacionada à maior autoestima, com menos (ou nenhum) problemas emocionais e de relacionamento com os pares. Além disso, observa-se que essa relação é recíproca, com um melhor estado de espírito levando a uma melhor alimentação.
O que é inovador no estudo é que ele vai além da restrição de alimentos e bebidas não saudáveis. Analisa os grupos de alimentos que devem ser promovidos para o bem-estar e a felicidade das crianças: legumes, frutas, grãos integrais ou peixes.
Dietas ricas em triptofano para a felicidade da criança
Como você pode ver, aumentar a felicidade da criança não está em desacordo com uma dieta saudável. Além disso, a felicidade deveria ser a base de uma alimentação adequada para promovê-la. Há um grande número de alimentos altamente nutritivos que fornecem esse aminoácido essencial que é tão importante para o humor.
Esqueça os produtos com excesso de açúcares, cheios de gorduras e calorias vazias. Você pode preparar verdadeiras iguarias para o seu pequeno que são muito saudáveis, saborosas e que eles adoram.
Não devemos esquecer que, como precursor da serotonina, esse alimento fornece ao pequeno energia durante o dia e relaxamento e tranquilidade à noite. Além disso, como já foi mencionado, permite que o corpo produza proteínas, reduz o estresse, é um ótimo antioxidante, está relacionado ao sistema imunológico, reduz o excesso de nervosismo e ainda estimula a produção de algumas vitaminas.
Por todas essas razões, é um nutriente muito especial a considerar na dieta dos pequenos. Junto com o descanso, a atividade física, as brincadeiras ou o relacionamento com outras crianças e adultos, a alimentação é um dos pilares de sua boa saúde e felicidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Arvidsson L, Eiben G, et al. Bidirectional associations between psychosocial well-being and adherence to a healthy dietary guidelines in European children: prospective findings from the IDEFICS study. BMC Public Health. Diciembre 2017. 926.
- Botturi A, Ciappolino V, et al. The role and the effect of magnesium in mental disorders: a systematic review. Nutrients. Junio 2020. 12 (6): 1661.
- Dell’Osso L., Carmassi C., Mucci F., Marazziti D., Depression, serotonin and tryptophan. Curr Pharm Des, 2016. 22 (8): 949-54.
- DiNicolantonio J, O’Keefe J. The importance of marine omega-3s for brain development and the prevention and treatment of behavior, mood, and other brain disorders. Nutrients. Agosto 2020. 12 (8): 23.
- Firth J, Gangwisch, J. E et al. Food for thought 2020: food and mood: how do diet and nutrition affect mental wellbeing? BMJ. 2020. 369: m2382.
- Matsunaga M., Ishii K., Ohtsubo Y., Noguchi Y., et al., Association between salivary serotonin and the social sharing of happiness. PLoS One, 2017.
- Mujcic R, Oswald A. J. Evolution of wellbeing and happiness after increases in consumption of fruit and vegetables. American Journal of Public Health. Agosto 2016. 106 (8): 1504-10.
- Nongonierma A. B, FitzGerald R. J. Milk proteins as a source of tryptophan-containing bioactive peptides. Food & Function. Julio 2015. 6 (7): 2115-27.
- Selhub E. Nutritional psychiatry: your brain on food. Harvard Health Blog. Septiembre 2022.
- Wahl D. R, Villinger K, et al. Helathy food choices are happy food choices: evidence from a real life sample using smartphone based assessments. Scientific Reports. 2017. 7: 17069.