6 alimentos para iniciar a alimentação complementar

Vamos contar quais são os melhores alimentos para começar com a alimentação complementar a partir dos 6 meses de idade.
6 alimentos para iniciar a alimentação complementar

Última atualização: 01 junho, 2022

O início da alimentação complementar pode ser um momento crítico para muitas mães e às vezes surgem dúvidas sobre os melhores alimentos para oferecer ao bebê nesse momento. Existem algumas tabelas de orientação oferecidas por alguns pediatras, principalmente com o objetivo de evitar alimentos potencialmente negativos para o bebê no início da alimentação complementar.

Antes de começar, é fundamental destacar que é recomendado oferecer o leite materno até o primeiro ano de vida, pois é o alimento de maior qualidade para os bebês.

Durante os primeiros 6 meses, o aleitamento materno deve ser exclusivo e, a partir de então, continuar como alimento principal e ser complementado com alimentos sólidos para aumentar ainda mais a densidade nutricional.

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Alimentos para iniciar a alimentação complementar

A seguir, vamos falar sobre os melhores alimentos para iniciar essa fase maravilhosa da vida do seu filho. São todos produtos frescos e de boa qualidade, que conseguem fornecer um bom punhado de nutrientes essenciais para um organismo tão pequeno.

1. Banana

A banana é uma das melhores frutas para incluir nesse momento. É um produto que fornece alto nível de calorias e carboidratos, além de micronutrientes necessários para garantir o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Entre eles, podemos destacar o potássio, um íon importante na função celular, e a fibra, que favorece o trânsito intestinal da criança. Assim, evita-se a prisão de ventre, tão comum nessa fase de mudanças alimentares.

Os alimentos não moídos devem ser introduzidos aos poucos.
A cenoura é um alimento ideal para introduzir na alimentação dos pequenos. É rica, macia, nutritiva e bem aceita pela maioria dos bebês.

2. Cenoura

A cenoura é um dos vegetais que concentra a maior quantidade de vitamina A. Estamos falando de um nutriente que participa da visão e que ajuda a estimular a síntese endógena de colágeno, a proteína mais abundante no corpo humano. E um fato ainda melhor é que também oferece um efeito antioxidante.

3. Frango

O frango é uma das primeiras carnes que podem ser incluídas na alimentação complementar e é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico. Esses nutrientes contêm todos os aminoácidos essenciais e também dão ao alimento uma boa pontuação de digestibilidade.

Finalmente, as proteínas são nutrientes cruciais para manter uma taxa adequada de crescimento e desenvolvimento nessa importante fase da vida.

4. Brócolis

Os vegetais crucíferos são recomendados no contexto de quase todas as dietas, pois fornecem uma quantidade significativa de fitoquímicos com capacidade antioxidante. Esses compostos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. Graças a esse efeito, o risco de desenvolver patologias crônicas e complexas ao longo dos anos é reduzido.

5. Batata

Os tubérculos também podem ser introduzidos precocemente na alimentação complementar. É melhor prepará-los cozidos ou no vapor.

Esses alimentos são capazes de fornecer carboidratos complexos e fibras de boa qualidade. Além disso, contêm micronutrientes como a vitamina C, necessários para o sistema imunológico funcionar de forma eficiente.

6. Feijão

O feijão é um dos ingredientes mais comuns nas papinhas para bebês. Ele tem nutrientes de qualidade em seu interior e também fornece fibras. É conveniente otimizar seu consumo durante as primeiras fases da vida para garantir que uma microbiota saudável e eficiente seja configurada.

Papinhas de cenoura, couve-flor e vagem.
A papinha do bebê deve ser feita da maneira mais natural possível, sem adição de condimentos e mantendo as propriedades organolépticas dos alimentos.

Introduzir alimentos de qualidade para iniciar a alimentação complementar

Como você viu, é fundamental selecionar corretamente os alimentos que serão incluídos na dieta para iniciar a alimentação complementar. Devemos sempre optar por produtos frescos com alto teor de nutrientes essenciais. Da mesma forma, evite incluir açúcares adicionados, gorduras do tipo trans ou aditivos artificiais na diretriz. Esses elementos podem prejudicar o funcionamento do corpo ao longo do tempo.

Para finalizar, lembre-se de que é fundamental começar a promover bons hábitos de vida desde cedo. Não basta apenas comer bem, também é fundamental praticar exercícios regularmente, expor-se ao sol com frequência e dormir adequadamente todas as noites. Só assim o desenvolvimento de patologias crônicas e complexas pode ser prevenido com eficiência ao longo dos anos.

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