As capacidades físicas básicas que seus filhos devem fortalecer

O fortalecimento das capacidades físicas básicas das crianças é essencial para melhorar seu desenvolvimento integral e promover sua saúde. Não deixe de incentivar esse aspecto da vida dos seus filhos!
As capacidades físicas básicas que seus filhos devem fortalecer

Última atualização: 03 março, 2022

Como mãe, talvez inconscientemente você ignore as necessidades de seus filhos em relação ao desenvolvimento físico. Dentro desse aspecto estão as capacidades físicas básicas, que são fundamentais durante a fase infantil.

A infância destaca-se como uma das fases mais importantes do ser humano, considerada uma fase sensível ao conhecimento e ao desenvolvimento psicomotor.

Nesse sentido, é necessário saber quais são os aspectos mais relevantes que, como mãe, você deve enfatizar para alcançar um desenvolvimento oportuno de seus filhos.

Sem dúvida, as capacidades físicas básicas são consideradas um dos aspectos mais importantes a serem desenvolvidos e fortalecidos. Você as conhece?

Quais são as capacidades físicas básicas?

As capacidades físicas em geral são uma série de aptidões presentes em todas as pessoas e são necessárias na realização de qualquer tipo de tarefa motora. Embora possam funcionar individualmente, costumam se complementar e são necessárias como um todo – dependendo da atividade que está sendo desenvolvida.

Em relação às capacidades básicas, pode-se afirmar que existem 4 tipos e que estão presentes desde a infância. São elas: força, resistência, velocidade e flexibilidade.

Basicamente, cada pessoa tem esses tipos de capacidades físicas desde os primeiros estágios da vida. No entanto, é necessário fortalecê-las de forma precisa e adequada.

Força

Força: uma das capacidades físicas básicas.

A força é a capacidade física do corpo de superar a resistência e se manifesta através de várias contrações musculares. Deve-se notar que esse tipo de capacidade fica evidente contra obstáculos estáticos ou dinâmicos.

Embora existam alegações contra o trabalho de força em crianças, o organismo em desenvolvimento requer a estimulação dessa capacidade.

Resistência

A resistência se refere ao período de tempo dentro do qual você pode realizar uma atividade física antes de atingir seu limite de fadiga. Nas crianças é curioso, pois é complexo vê-las cansadas depois de correr e brincar por horas.

No entanto, essa capacidade também deve ser estimulada de forma adequada e contínua durante a infância.

Velocidade

A velocidade é a capacidade de realizar uma ou mais ações no menor tempo possível e com alta eficiência. Embora a maioria das capacidades venha a funcionar de uma forma específica, a velocidade exige que as demais, principalmente a força, sejam executadas corretamente.

Flexibilidade

A flexibilidade, por outro lado, concentra-se na capacidade dos músculos e articulações de realizar movimentos de longa distância a partir de um ponto fixo. Quanto maior essa capacidade, menor a probabilidade de lesão.

Como fortalecer as capacidades físicas básicas das crianças

Negligenciar o fortalecimento das capacidades físicas básicas em crianças é mais comum do que se imagina. Isso acontece devido ao desconhecimento do assunto pelos pais.

Também é comum pensar que esse tipo de capacidade só pode ser desenvolvida e fortalecida na idade adulta.

No entanto, uma das principais funções da educação física escolar centra-se no desenvolvimento desse tipo de capacidade. É importante destacar que, embora a escola tenha um papel fundamental sobre o tema, como mãe você deve se manter atenta e contribuir para o desenvolvimento dos seus filhos.

Implementar atividades variadas

Além das atividades escolares, procure implementar uma série de atividades extracurriculares, que favoreçam o desenvolvimento psicomotor das crianças. Procure garantir que esses tipos de alternativas sejam variadas e foque na estimulação de cada capacidade física.

Evite focar em exercícios específicos que envolvam comando direto. Geralmente, crianças de diferentes idades perdem a motivação por se tratar de um movimento repetitivo que exige ordens diretas.

Uma opção para isso pode ser encontrada nos esportes, especialmente aqueles que seus filhos podem escolher. No entanto, aconselhamos a recorrer a atividades como: natação, ciclismo, corrida, futebol, entre muitos outros semelhantes.

Buscar ambientes adequados

As atividades físicas ou esportivas voltadas para o fortalecimento das capacidades físicas básicas requerem um ambiente adequado para seu desenvolvimento.

Como mãe, um dos principais objetivos é garantir que seu filho se sinta motivado, protegido e, acima de tudo, seguro. Por isso, procure ambientes adequados para cada atividade ou prática esportiva e evite locais sem manutenção ou áreas que ofereçam pouca segurança.

Consultar um profissional

Talvez você tenha motivação suficiente para querer estimular e fortalecer seus filhos, mas seu conhecimento sobre o assunto pode ser básico ou nulo.

Nesse momento, o mais indicado é buscar orientação de um profissional de educação física infantil. Com base nos conselhos desse profissional, você poderá planejar as atividades e obter orientações que possam contribuir com seus filhos.

Por que fortalecer as capacidades básicas nas crianças?

Além da importância no nível psicomotor, as capacidades físicas básicas agregam grande valor à saúde das crianças.

Se as quatro capacidades forem trabalhadas corretamente, é provável que seus filhos reduzam as chances de sofrerem lesões nos músculos e nas articulações em curto e longo prazo.

Se as quatro capacidades mencionadas forem trabalhadas corretamente, é provável que seus filhos diminuam as chances de sofrer lesões nos músculos e nas articulações em curto e longo prazo. Por outro lado, todo o seu corpo será beneficiado, pois esses exercícios fortalecem o sistema cardiovascular, respiratório, imunológico e muito mais.

Pode interessar a você...
Mitos sobre o trabalho de força física em crianças e adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Mitos sobre o trabalho de força física em crianças e adolescentes

O treinamento de força física em crianças e adolescentes sustentou vários mitos ao longo dos anos que não são totalmente verdadeiros. Veja!