Como ensinar um adolescente a fazer a barba

Ensinar um adolescente a fazer a barba é uma maneira de ajudá-lo a desenvolver bons hábitos de higiene e de aparência. E, por sua vez, isso nos aproxima mais dele.
Como ensinar um adolescente a fazer a barba

Última atualização: 07 Dezembro, 2021

Um belo dia nossos filhos crescerão, e essa é uma realidade impossível de mudar. Eles se desenvolvem, tornam-se mais autônomos e amadurecem a cada dia. É nesse momento que os pais começam a ficar com dúvidas sobre como acompanhá-los e, nesse sentido, ensinar um adolescente a fazer a barba é uma das questões mais comuns.

Como acontece com todas as aprendizagens da vida, o primeiro barbear é um momento especial para os homens. Portanto, devemos dar o devido valor a isso e tentar não interpretar como um procedimento sem importância. Além disso, devemos deixá-los tentar fazer a barba sozinhos e até mesmo deixar que cometam erros quantas vezes forem necessárias.

Com o nosso bom acompanhamento, essa experiência ficará gravada em sua memória, como o seu primeiro amor ou o primeiro dia de colégio.

Aprenda a ensinar um adolescente a fazer a barba

As mudanças físicas da puberdade são enormes e geralmente ocorrem após os 10 ou 12 anos. Nossos filhos ganham altura, a temida acne aparece em seus rostos e os primeiros pelos surgem na região do bigode.

Essa brincadeira inocente costuma causar algum constrangimento nos adolescentes e pode provocar certa aversão à sua aparência. Na verdade, muitas vezes o ambiente social os pressiona a fazer a barba o mais rápido possível.

Leia mais: Como ganhar a confiança do filho adolescente?

Dito isso, vamos ensinar a você um passo a passo de como ensinar seu filho adolescente a fazer a barba pela primeira vez. Não perca os detalhes!

1. Selecionar o aparelho de barbear certo

Rapaz raspando a barba.

A escolha de um aparelho de barbear adequado é a etapa mais importante de todas. É possível usar um barbeador elétrico ou optar por lâminas, mas em qualquer caso é recomendável priorizar a qualidade. Principalmente se seu filho tiver acnes, pois raspar os pelos com o rosto cheio de espinhas é algo bastante incômodo.

Além disso, a pele dos jovens é macia e fina, por isso devemos procurar um aparelho que se adapte bem a ela e que seja fácil de manusear. Desta forma, nosso filho o usará com total tranquilidade e conforto.

2. Escolher a hora do dia para fazer isso

A hora do dia para começar as aulas de barbear importa!

Assim como selecionamos um momento de descontração para iniciar a alimentação complementar do bebê, devemos escolher o momento mais oportuno agora para o nosso filho adolescente. Por exemplo, quando ele está calmo, relaxado e interessado em tentar. Assim, seremos capazes de minimizar qualquer medo ou ansiedade.

Quanto à pele, a melhor hora para fazer a barba geralmente é à noite. No final do dia, os tecidos relaxam e é mais fácil realizar o processo sem lesões acidentais.

3. Preparar a pele do jovem

Antes de raspar os pelos, é necessário preparar a pele para reduzir a irritação. Por exemplo, com um gel ou uma espuma de barbear, dependendo das suas preferências. Claro, esses produtos não devem conter álcool.

4. Começar a fazer a barba com uma leve pressão

Devemos dizer ao nosso filho para começar a barbear-se fazendo uma ligeira pressão, porque, se apertar muito, a pele pode ficar vermelha e irritada. E, no pior dos casos, podem ocorrer com cortes indesejados.

Em vez de uma única passada forte do aparelho de barbear, é melhor tentar fazer vária passadas suaves para cima e para baixo.

5. Usar as duas mãos

É importante ressaltar que é conveniente usar as duas mãos para fazer a barba: enquanto uma segura o aparelho de barbear, a outra estica a pele por onde a lâmina vai passar. Dessa forma, esticamos o tecido para facilitar o barbear.

6. Complementar com uma loção pós-barba

Terminada a tarefa, é necessário lavar bem a região e depois aplicar uma loção pós-barba de qualidade. Dessa forma, toda a pele depilada fica hidratada, relaxada e com os poros fechados.

Assim como no caso da espuma ou do gel de barbear, escolha um produto sem álcool para evitar mais irritação e coceira.

Adolescente com a barba feita.

7. Limpar a navalha ao final do uso

Seja uma máquina elétrica ou um barbeador manual, após fazer a barba o adolescente deve limpar o aparelho adequadamente. A água quente é uma ótima estratégia para remover vestígios de creme, espuma, gel ou pelos, mas certifique-se de que o aparelho está desconectado antes de molhar.

É importante que o aparelho seque naturalmente, pois o uso de toalhas ou papéis pode danificá-lo e fazê-lo perder o corte.

Ensine seu filho a fazer a barba e dê as boas-vindas ao mundo adulto

Com esse guia para ensinar um adolescente a fazer a barba, seu filho aprenderá a remover os pelos do rosto sem irritar a pele. Isso permitirá que ele se sinta melhor ao se olhar no espelho e o permitirá entrar em um novo estágio da vida.

Pode interessar a você...
5 dicas para uma convivência feliz com adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 dicas para uma convivência feliz com adolescentes

Você quer ter uma convivência feliz com os adolescentes? Aqui vamos propor algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Não perca!



  • Alberca, F. (2015). Adolescentes. Manual de instrucciones (Prácticos). Barcelona: Booket.