Como ensinar um adolescente a fazer a barba

Ensinar um adolescente a fazer a barba é uma maneira de ajudá-lo a desenvolver bons hábitos de higiene e de aparência. E, por sua vez, isso nos aproxima mais dele.
Como ensinar um adolescente a fazer a barba
Pedro González Núñez

Escrito e verificado por o educador infantil Pedro González Núñez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Um belo dia nossos filhos crescerão, e essa é uma realidade impossível de mudar. Eles se desenvolvem, tornam-se mais autônomos e amadurecem a cada dia. É nesse momento que os pais começam a ficar com dúvidas sobre como acompanhá-los e, nesse sentido, ensinar um adolescente a fazer a barba é uma das questões mais comuns.

Como acontece com todas as aprendizagens da vida, o primeiro barbear é um momento especial para os homens. Portanto, devemos dar o devido valor a isso e tentar não interpretar como um procedimento sem importância. Além disso, devemos deixá-los tentar fazer a barba sozinhos e até mesmo deixar que cometam erros quantas vezes forem necessárias.

Com o nosso bom acompanhamento, essa experiência ficará gravada em sua memória, como o seu primeiro amor ou o primeiro dia de colégio.

Aprenda a ensinar um adolescente a fazer a barba

As mudanças físicas da puberdade são enormes e geralmente ocorrem após os 10 ou 12 anos. Nossos filhos ganham altura, a temida acne aparece em seus rostos e os primeiros pelos surgem na região do bigode.

Essa brincadeira inocente costuma causar algum constrangimento nos adolescentes e pode provocar certa aversão à sua aparência. Na verdade, muitas vezes o ambiente social os pressiona a fazer a barba o mais rápido possível.

Leia mais: Como ganhar a confiança do filho adolescente?

Dito isso, vamos ensinar a você um passo a passo de como ensinar seu filho adolescente a fazer a barba pela primeira vez. Não perca os detalhes!

1. Selecionar o aparelho de barbear certo

Rapaz raspando a barba.

A escolha de um aparelho de barbear adequado é a etapa mais importante de todas. É possível usar um barbeador elétrico ou optar por lâminas, mas em qualquer caso é recomendável priorizar a qualidade. Principalmente se seu filho tiver acnes, pois raspar os pelos com o rosto cheio de espinhas é algo bastante incômodo.

Além disso, a pele dos jovens é macia e fina, por isso devemos procurar um aparelho que se adapte bem a ela e que seja fácil de manusear. Desta forma, nosso filho o usará com total tranquilidade e conforto.

2. Escolher a hora do dia para fazer isso

A hora do dia para começar as aulas de barbear importa!

Assim como selecionamos um momento de descontração para iniciar a alimentação complementar do bebê, devemos escolher o momento mais oportuno agora para o nosso filho adolescente. Por exemplo, quando ele está calmo, relaxado e interessado em tentar. Assim, seremos capazes de minimizar qualquer medo ou ansiedade.

Quanto à pele, a melhor hora para fazer a barba geralmente é à noite. No final do dia, os tecidos relaxam e é mais fácil realizar o processo sem lesões acidentais.

3. Preparar a pele do jovem

Antes de raspar os pelos, é necessário preparar a pele para reduzir a irritação. Por exemplo, com um gel ou uma espuma de barbear, dependendo das suas preferências. Claro, esses produtos não devem conter álcool.

4. Começar a fazer a barba com uma leve pressão

Devemos dizer ao nosso filho para começar a barbear-se fazendo uma ligeira pressão, porque, se apertar muito, a pele pode ficar vermelha e irritada. E, no pior dos casos, podem ocorrer com cortes indesejados.

Em vez de uma única passada forte do aparelho de barbear, é melhor tentar fazer vária passadas suaves para cima e para baixo.

5. Usar as duas mãos

É importante ressaltar que é conveniente usar as duas mãos para fazer a barba: enquanto uma segura o aparelho de barbear, a outra estica a pele por onde a lâmina vai passar. Dessa forma, esticamos o tecido para facilitar o barbear.

6. Complementar com uma loção pós-barba

Terminada a tarefa, é necessário lavar bem a região e depois aplicar uma loção pós-barba de qualidade. Dessa forma, toda a pele depilada fica hidratada, relaxada e com os poros fechados.

Assim como no caso da espuma ou do gel de barbear, escolha um produto sem álcool para evitar mais irritação e coceira.

Adolescente com a barba feita.

7. Limpar a navalha ao final do uso

Seja uma máquina elétrica ou um barbeador manual, após fazer a barba o adolescente deve limpar o aparelho adequadamente. A água quente é uma ótima estratégia para remover vestígios de creme, espuma, gel ou pelos, mas certifique-se de que o aparelho está desconectado antes de molhar.

É importante que o aparelho seque naturalmente, pois o uso de toalhas ou papéis pode danificá-lo e fazê-lo perder o corte.

Ensine seu filho a fazer a barba e dê as boas-vindas ao mundo adulto

Com esse guia para ensinar um adolescente a fazer a barba, seu filho aprenderá a remover os pelos do rosto sem irritar a pele. Isso permitirá que ele se sinta melhor ao se olhar no espelho e o permitirá entrar em um novo estágio da vida.

Pode interessar a você...
5 dicas para uma convivência feliz com adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 dicas para uma convivência feliz com adolescentes

Você quer ter uma convivência feliz com os adolescentes? Aqui vamos propor algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Não perca!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Alberca, F. (2015). Adolescentes. Manual de instrucciones (Prácticos). Barcelona: Booket.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.