10 dicas para cuidar da pele durante a adolescência

Durante a adolescência, a pele passa por grandes modificações devido às alterações hormonais. Por meio de certos cuidados, ela pode ser mantida saudável e radiante.
10 dicas para cuidar da pele durante a adolescência

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

A adolescência é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento no que diz respeito às mudanças e à criação de hábitos. As alterações hormonais que ocorrem nessa fase provocam manifestações externas que devem ser levadas em consideração.

Muitas são as alterações observadas no plano cutâneo, desde simples espinhas até pústulas dolorosas causadas pela acne. A seguir, vamos detalhar algumas dicas para cuidar da pele durante a adolescência.

Dicas para cuidar da pele durante a adolescência

Durante a adolescência, os níveis de andrógenos circulantes no sangue aumentam. Por isso, eles causam a maturação de certas unidades e estruturas que compõem a pele.

1. Hidratar a pele constantemente

A hidratação é fundamental para cuidar da pele, não apenas no caso dos adolescentes, mas em todas as idades. Isso deve ser feito de forma regular e repetida ao longo do tempo.

chaves para cuidar da pele durante a adolescência

Os cremes que contêm vitamina A, alantoína e vitamina E são eficazes para cumprir a função de manter a barreira cutânea sem alterações.

2. Evitar tocar lesões ativas para cuidar da pele durante a adolescência

Como a acne ou as espinhas costuma ficar evidente, há um forte desejo do adolescente de tocar, apertar e coçar a lesão. Essa ação deve ser proibida, pois pode gerar uma superinfecção da lesão ou provocar uma lesão ainda maior, que ficará na pele como uma mácula residual hiperpigmentada.

3. Usar os produtos cosméticos adequados

Os produtos cosméticos que começam a ser usados ​​durante a puberdade devem ser aqueles que não contenham óleos entre os seus componentes e, além disso, em cujo rótulo conste que são não comedogênicos. Da mesma forma, o uso de maquiagem não adequada para o tipo de pele pode desencadear acne, irritações ou dermatites de contato.

4. Manter uma rotina de limpeza para cuidar da pele durante a adolescência

O objetivo de manter uma rotina cosmética é embelezar a pele, mantê-la saudável e diminuir o risco de envelhecimento precoce. Com apenas três etapas simples, a rotina pode ser eficaz, desde que realizada de forma consistente e rotineira. Os três procedimentos importantes a serem executados são os seguintes:

  • Limpeza.
  • Hidratação.
  • Proteção.

A limpeza é uma das etapas mais importantes, pois irá remover todas as células mortas da pele que foram geradas durante a descamação noturna. Inclusive, é indispensável que isso também seja feito antes de se deitar, para limpar a pele de resíduos, poluição ou maquiagem que possam ter se acumulado ​​durante o dia.

5. Controlar manchas e marcas com um especialista

Consultar um dermatologista para controlar manchas e marcas na pele é um dos cuidados que não costuma ser levado em consideração. No entanto, durante a adolescência há lesões tumorais causadas por breves exposições ao sol, que causam queimaduras com bolhas e eritema grave.

6. Aplicar protetor solar

A principal indicação para o cuidado da pele é a aplicação de protetor solar todos os dias, independentemente de estar um dia ensolarado ou não.

Recomenda-se o uso de filtros solares com fator de proteção solar (FPS) superior ou igual a 50. Além disso, eles também devem ter proteção de amplo espectro contra os raios UVB e UVA. A aplicação deve ser feita pela manhã, antes do início das atividades diárias, reaplicando o produto a cada duas horas durante o dia.

Talvez te interesse: A proteção solar em bebês

7. Implementar uma esfoliação

As esfoliações podem ser feitas por meio de métodos físicos (microdermoabrasão com ponta de diamante), químicos (alfa-hidroxiácidos ou beta-hidroxiácidos) ou cremes.

Durante essa fase da vida, a pele já foi exposta a agentes agressores do meio externo, por isso, as esfoliações mensais podem ser uma boa indicação.

chaves para cuidar da pele durante a adolescência

8. Evitar tratamentos de pele caseiros durante a adolescência

Atualmente, o uso de máscaras caseiras feitas com componentes da despensa, tais como abacate, óleo de coco, ovo ou mel, está em alta. Contudo, esse tipo de tratamento caseiro não é indicado, pois pode gerar efeitos indesejáveis ​​ou acentuar problemas dermatológicos básicos como, por exemplo, a acne ou a pele oleosa.

9. Hidratar os lábios

Os lábios são uma das partes mais negligenciadas do rosto quando se trata dos cuidados com a pele. Adolescentes, especialmente as mulheres, começam a usar maquiagem labial que costuma ressecar e desidratar os lábios.

Nesse sentido, existem hidratantes labiais que efetivamente hidratam os lábios e também contêm manteiga de karité, ácido hialurônico ou manteiga de cacau.

10. Evitar certos métodos de depilação

Durante essa fase do desenvolvimento, verifica-se um maior crescimento de pelos em certas áreas do corpo, o que leva os adolescentes a optar por diferentes métodos de depilação.

O ideal é evitar a cera ou os cremes depilatórios, pois, com o tempo, eles geralmente causam lesões hiperpigmentadas residuais nas áreas de aplicação.

Ao mesmo tempo, esses métodos podem causar pequenas irritações ou queimaduras. No entanto, a depilação a laser ou a luz pulsada são duas técnicas seguras e eficazes.

Considerações sobre a pele durante a adolescência

O mais importante é criar uma rotina de cuidados que se adapte às necessidades da pele. A rotina de skincare deve incluir as etapas fundamentais de limpeza, hidratação e proteção.

Além disso, é recomendado uma avaliação anual com o dermatologista para observar manchas solares, verrugas ou lesões na pele.

Pode interessar a você...
6 truques para manter a pele hidratada e em perfeitas condições
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
6 truques para manter a pele hidratada e em perfeitas condições

Manter a pele hidratada é muito simples. Descubra tudo o que você precisa fazer e como estruturar a sua rotina para ter uma pele perfeita.



  • Turgeon, E W. “Adolescent Skin: How to Keep it Healthy.” Canadian family physician Medecin de famille canadien vol. 32 (1986): 2427-33.
  • Marcoux D. Cosmetics, skin care, and appearance in teenagers. Semin Cutan Med Surg. 1999 Sep;18(3):244-9. doi: 10.1016/s1085-5629(99)80022-4. PMID: 10468044.
  • Strauss JS. Skin care and incidence of skin disease in adolescence. Curr Med Res Opin. 1982;7(Suppl 2):33-45. PMID: 6213377.
  • Del Rosso, James Q. “The role of skin care as an integral component in the management of acne vulgaris: part 1: the importance of cleanser and moisturizer ingredients, design, and product selection.” The Journal of clinical and aesthetic dermatology vol. 6,12 (2013): 19-27.