Como usar a psicologia reversa com crianças?

22 Agosto, 2020
A psicologia reversa com crianças é um recurso útil, que ajuda muitos pais na criação dos filhos. No artigo a seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa técnica tão interessante.

Em muitos casos, é complicado fazer com que as crianças se comportem. Afinal, a criação dos filhos não é nada simples. Às vezes, os pais precisam de algumas técnicas para fazer com que os pequenos tenham um bom comportamento. A psicologia reversa é um dos métodos que podem ser usados ​​para lidar com algumas atitudes inadequadas das crianças.

Certamente, essa é uma ferramenta importante que pode ser usada pelos pais para influenciar as decisões dos filhos. Os adultos podem usar a psicologia reversa ao argumentar intencionalmente a favor de uma decisão ou comportamento, enquanto secretamente desejam que o filho apoie a decisão ou o comportamento oposto.

Essa técnica geralmente funciona bem com crianças desafiadoras, porque muitas querem apenas fazer o oposto do que os pais estão dizendo. No entanto, esse tipo de técnica deve ser usado com moderação.

Além disso, também é necessário escolher as palavras e situações com cuidado. Qualquer que seja a técnica de psicologia reversa utilizada, certifique-se de que ela seja aplicada corretamente e de torná-la convincente.

Uso da psicologia reversa com crianças

Os pais podem usar a psicologia reversa para mitigar a vontade inata de algumas crianças de frustrar seus desejos. No entanto, conforme mencionado anteriormente, isso deve ser feito com responsabilidade e moderação.

Dessa forma, você nunca deve usar a psicologia reversa negativa, que é aquela que pode ser prejudicial à autoestima das crianças.

Embora seja um método eficaz para a criação dos filhos, também pode causar mais mal do que bem se usada incorretamente ou com muita frequência. Na melhor das hipóteses, simplesmente não vai funcionar. Na pior das hipóteses, pode prejudicar a autoestima da criança ou provocar sentimentos de culpa.

Ao dizer ao seu filho o oposto do que ele quer fazer, você pode conseguir que ele faça exatamente o que você quer que ele faça. No entanto, é importante notar que as crianças são muito impressionáveis. Por isso, é recomendável que a psicologia reversa seja usada apenas em circunstâncias especiais.

usar a psicologia reversa

Acima de tudo, é preciso evitar que ela seja usada de uma maneira que possa prejudicar a autoestima da criança. Um uso incorreto da psicologia reversa pode levar a criança a acreditar que ela não é capaz de alcançar o que você propõe e se retrair ainda mais.

Você também pode usar a psicologia reversa explicando a situação ao seu filho, para que ele possa entendê-la. Essa técnica funciona quando os prós e contras de cada ação são detalhados de maneira simplificada. Uma vez que a criança compreenda a situação, ela poderá fazer a coisa certa. Não se esqueça de sempre usar frases positivas.

Dicas para usar a psicologia reversa com crianças

A seguir, vamos mostrar algumas dicas que você deve ter em mente ao usar a psicologia reversa com crianças:

  • Desafie seu filho a se superar em vez de dar ordens.
  • Mantenha a calma e evite reagir de forma emocional quando a criança se comportarem mal.
  • Use um sistema positivo de recompensa.
  • Ofereça uma opção ao seu filho para que ele se sinta independente.
  • Use a psicologia reversa para influenciar de forma positiva. Caso contrário, você vai cair em uma forma de manipulação que, quando percebida, fará com que o pequeno fique contra você.
  • Por fim, não use a psicologia reversa como primeira opção.

“Os adultos podem usar a psicologia reversa ao argumentar intencionalmente a favor de uma decisão ou um comportamento, enquanto secretamente desejam que o filho apoie a decisão ou o comportamento oposto”.

Exemplos de como usar a psicologia reversa com crianças

Se não quiser comer

Se o seu filho se recusar a comer porque está assistindo televisãovocê pode dizer a ele que é hora de ir para a cama, já que a hora do jantar já acabou. Esse fato pode estimular uma ação positiva da criança que, ao querer ter mais tempo de televisão, vai terminar o prato.

usar a psicologia reversa

Se não quiser tomar banho antes de dormir

Se for a hora do banho antes de dormir e a criança se recusar, você pode dizer a ela que é hora de ir para a camaLembre-se de que a maioria das crianças prefere fazer qualquer coisa para não dormir cedo. Por esse motivo, é muito possível que você tenha chances de que a criança aceite o seu pedido.

Por fim, lembramos que a psicologia reversa funciona especialmente bem com crianças pequenas, pois essa faixa etária parece apreciar instintivamente o fato de fazer coisas contrárias aos desejos dos pais.

De qualquer forma, não se esqueça de usar a psicologia reversa com crianças apenas quando necessário. Se você ainda não experimentou, é hora de tentar aplicar esse recurso com seus pequenos em casa!