Quando a linha alba desaparece?

A linha alba é uma das muitas manifestações cutâneas da gravidez. Embora não seja grave, existem várias dúvidas sobre o tema e aqui vamos esclarecê-las para você.
Quando a linha alba desaparece?

Última atualização: 23 fevereiro, 2022

Durante a gravidez, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, dentre as quais está o aparecimento da linha alba abdominal. Embora não seja uma manifestação que gere maior preocupação, muitas mães têm dúvidas sobre o momento do seu desaparecimento. Por isso, hoje vamos contar um pouco mais sobre ela. Vamos lá?

Por que a linha alba aparece?

A pele, assim como o restante do corpo da gestante, sofre alterações durante o período de gestação. Na verdade, esse tecido precisa se esticar muito para se adaptar ao crescimento do abdômen e dos seios, podendo até mudar de cor em certas regiões.

A alteração cutânea mais frequente que ocorre durante a gravidez é a hiperpigmentação que se manifesta em 85% das gestantes, segundo um estudo publicado pelo International Journal of Women’s Dermatology.

Os hormônios da gravidez, como a progesterona e o estrogênio, são responsáveis por essas alterações. Ambos atuam nas células pigmentares da pele (melanócitos) e as estimulam a produzir mais melanina.

Em geral, as mulheres percebem mais manchas escuras que se desenvolvem na face (chamadas de melasma) do que aquelas localizadas em outras partes do corpo, como abdômen e aréolas. Até cicatrizes, sardas e marcas de nascença costumam escurecer também.

Barriga de grávida com linha alba

Você pode se interessar: Manchas brancas na pele das crianças

Quando a linha alba aparece?

O segundo trimestre da gravidez é caracterizado por um aumento considerável no tamanho da barriga, que também desenvolve uma linha hiperpigmentada que vai do umbigo ao púbis: a famosa linha alba.

Em algumas mulheres, podem aparecer pelos sobre esse local, e é por isso que a American Pregnancy Association a chama de “linha preta”. Em geral, as peles mais escuras a desenvolvem com maior intensidade.

Mas a gravidez não é a única causa ligada ao aparecimento da linha alba. As seguintes condições também podem promover seu aparecimento:

  • Ingestão de medicamentos anticoncepcionais.
  • Desequilíbrio hormonal.
  • Insuficiência ou insuficiência adrenal.

Quais cuidados devem ser tomados com a linha alba?

Não é necessário implementar nenhuma medida ou tratamento com essa mancha de pele, pois não é prejudicial para o bebê nem para a mãe. Além disso, ela não pode ser eliminada com nenhum método porque responde às alterações hormonais.

Depois que o bebê nasce, as regiões hiperpigmentadas começam a desbotar. No entanto, em algumas mulheres isso pode demorar muito. Quando a linha alba persiste após a gravidez, surgem desconfortos e inseguranças nas mulheres, o que justifica o uso de cremes clareadores para acelerar o processo.

A seguir, contamos como você deve cuidar dessa parte do seu corpo.

Proteção solar adequada

Em caso de exposição ao sol, recomenda-se o uso de protetor solar com filtro UV superior a 30, amplo espectro e resistente à água.

Você deve saber que os raios solares podem estimular ainda mais a pigmentação da pele ou retardar o desaparecimento da linha alba após a gravidez.

Portanto, o protetor solar é essencial para evitar mais danos causados pelo sol. De fato, um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology concluiu que o uso diário desse produto pode ser um bom tratamento para a hiperpigmentação.

Hidratação diária

A hidratação é essencial para manter uma pele saudável e capaz de lidar com todas as mudanças que ocorrem durante a gravidez.

Por isso, você deve cuidar da alimentação, da hidratação e adotar o hábito de usar cremes hidratantes todos os dias. Os produtos mais recomendados para essa etapa são aqueles com alto teor de vitamina A, vitamina E, alantoína, ácido hialurônico e ureia.

Outras maneiras de hidratar a pele incluem óleos essenciais, como o óleo de rosa mosqueta. Esses produtos também são excelentes antioxidantes e proporcionam um melhor cuidado da derme.

Mulher grávida fazendo massagem e aplicando creme para reduzir o aparecimento de estrias.

A linha alba é apenas uma condição temporária

A linha alba não é uma manifestação que deva causar preocupação, pois responde às mudanças naturais da gravidez. Em geral, costuma desaparecer espontaneamente após o término do período de lactação, quando os hormônios começam a se normalizar.

O mais importante é manter uma hidratação adequada, uma alimentação variada e completa e a hidratação diária da pele. Assim, você poderá exibir um abdômen brilhante e saudável.

Pode interessar a você...
Alterações anatomofisiológicas na gestante
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Alterações anatomofisiológicas na gestante

As alterações anatomofisiológicas na gestante se devem às novas exigências e necessidades do seu corpo e do feto. Saiba mais sobre o assunto neste ...



  • Motosko, Catherine C et al. “Physiologic changes of pregnancy: A review of the literature.” International journal of women’s dermatology vol. 3,4 219-224. 21 Oct. 2017, doi:10.1016/j.ijwd.2017.09.003
  • Bieber AK, Martires KJ, Stein JA, Grant-Kels JM, Driscoll MS, Pomeranz MK. Pigmentation and Pregnancy: Knowing What Is Normal. Obstet Gynecol. 2017 Jan;129(1):168-173. doi: 10.1097/AOG.0000000000001806. PMID: 27926637.