O método ABA para o autismo

O método ABA é um programa de intervenção que pode melhorar as habilidades, a autonomia e o desenvolvimento de crianças com autismo. Aqui vamos contar em que consiste.
O método ABA para o autismo
Elena Sanz Martín

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Escrito por Elena Sanz Martín

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Os transtornos do espectro autista (TEA) têm grande impacto na dinâmica familiar. Os pais de crianças com essa condição geralmente ficam confusos e desorientados, especialmente nos primeiros anos de vida de seus filhos. Eles nem sempre dispõem de informações suficientes e claras e podem até se deparar com um bombardeamento de técnicas, métodos e tratamentos à sua disposição. O método ABA tem respaldo científico e tem dado bons resultados no autismo, embora também tenha seus críticos. Por isso, queremos contar tudo sobre isso aqui para que você possa tirar suas próprias conclusões.

Vale ressaltar que é um programa intensivo, com carga terapêutica de 20 a 40 horas semanais. Isso supõe um custo que o torna inacessível para muitas pessoas. Mesmo assim, seus métodos e procedimentos podem ser utilizados sem necessariamente realizar toda a intervenção.

O método ABA deve ser aplicado preferencialmente em crianças pequenas, pois quando iniciado em idade precoce, podem ser obtidos melhores resultados. Se você quiser saber mais, continue a leitura!

O que é o método ABA?

O método ABA é um programa de intervenção terapêutica para certos transtornos do neurodesenvolvimento e comportamentais, bem como deficiência intelectual. Suas iniciais respondem ao termo Applied Behavior Analysis, que em português se traduz como ‘análise do comportamento aplicada’.

Baseia-se em procedimentos destinados a modificar comportamentos que podem ser muito variados. O objetivo é observar, descrever e prever o comportamento da criança para substituir aspectos não funcionais por outros mais adaptativos.

Dessa forma, os comportamentos disruptivos e as dificuldades de aprendizagem são abordados. Até mesmo são ensinadas novas habilidades que facilitam o desenvolvimento e a autonomia das crianças com autismo.

mãe ensina menino a guardar seus brinquedos
Os ensinamentos que são dados em um clima de empatia e calma têm melhores efeitos do que aqueles que são impostos por medo ou evasão. Portanto, o reforço positivo é uma das chaves para modelar o comportamento da criança com TEA.

O método ABA tem algumas características distintas e particulares:

  • É um tratamento personalizado e individualizado, que se concentra nas necessidades específicas de cada criança.
  • Baseia-se principalmente na repetição e no uso de reforço positivo.
  • Durante a intervenção, é oferecido apoio, que é retirado gradativamente.
  • Um registro diário do progresso da criança é mantido, o que é de grande utilidade para pais, professores e terapeutas.
  • É um programa altamente estruturado no qual são estabelecidas para a criança pequenas metas alcançáveis, que aumentam progressivamente em dificuldade.
  • Busca oferecer à criança toda a ajuda necessária para que ela tenha sucesso na tarefa ou na habilidade que deve desenvolver. Dessa forma, evita-se a frustração e aumenta-se a motivação, além de aumentar a segurança pessoal.

O que funciona nesse programa de intervenção?

O método ABA utiliza diversas técnicas, ferramentas e procedimentos que possuem sólido respaldo científico. Assim, é aplicado a diferentes áreas do cotidiano da criança e busca oferecer um tratamento integral que inclua todos os ambientes habituais. É comum começar em casa, mas as habilidades aprendidas logo são extrapoladas para outros contextos.

Entre as principais áreas de aplicação estão as seguintes:

  • Habilidades cognitivas: aquelas funções que permitem a relação com o ambiente e a aprendizagem, como atenção, memória ou pensamento abstrato.
  • Habilidades acadêmicas: relacionadas à capacidade de aprender e ter sucesso na escola. Variam desde planejamento de tempo a técnicas de estudo.
  • Habilidades sociais: ajudar a criança a se relacionar e se comunicar com os outros, tanto verbal quanto não verbalmente (por exemplo, trabalhando no contato visual).
  • Habilidades motoras finas e grossas.
  • Autocuidado: ensina rotinas de higiene pessoal ou hábitos alimentares, entre outros.
  • Tarefas domésticas: são promovidas a autonomia e a colaboração nas tarefas domésticas, como varrer, arrumar a mesa ou arrumar a cama.
  • Controle de impulsos: observa-se a relação entre estímulos e reações, a fim de controlar o comportamento.
mãe conforta criança triste em seus braços abraço
Hábitos e rotinas ajudam crianças com TEA e suas famílias a melhorar a qualidade de vida e a autossuficiência. Mas quanta neurodiversidade é considerada com esses métodos?

O método ABA e seus críticos

Embora esse programa tenha se mostrado eficaz e muitas famílias atestem seus resultados positivos, cada vez mais pacientes e profissionais mostram sua relutância em relação a ele.

Em primeiro lugar, o método é criticado pela repetição excessiva e pelo desgaste que pode gerar nas crianças.

Além disso, é considerado desrespeitoso com a própria essência do paciente. A questão é que, como o objetivo é modificar o comportamento, a verdadeira origem do problema pode permanecer sem tratamento. Por exemplo, se o comportamento disruptivo da criança se dever à sua alta sensibilidade, é inútil abordar o nível comportamental se o aspecto sensorial não for trabalhado.

De alguma forma, parece que o objetivo é fazer com que essas crianças se comportem de forma neurotípica, em vez de respeitar sua neurodiversidade.

Em suma, essa é uma das alternativas terapêuticas disponíveis para o autismo que tem demonstrado bons resultados, mas pode não ser a opção mais adequada para todas as famílias. Aprenda bem e encontre o método mais adequado para o seu pequeno.


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