Minha bolsa estourou! O que eu faço?

12 de setembro de 2017

Se sua bolsa estourou você deve manter a calma, pegar sua coisas e ir para o hospital o mais rápido possível. Se a bolsa, cheia de líquido amniótico, que protegeu o bebê de batidas e infecções durante meses estourou, o mais prudente é ir para um hospital o mais rápido possível. No hospital você receberá ajuda para trazer seu filho ao mundo da melhor maneira.

O líquido amniótico é estéril, além de se renovar com muita frequência porque o bebê o engole e, depois de filtrá-lo com seus pequenos rins, o expulsa pela bexiga. Essa água também aumenta de volume durante as semanas 34 e 36 de gravidez, quando chega a atingir aproximadamente um litro e pode sair pela sua vagina quando a bolsa, que mantém seu bebê em uma temperatura agradável, estoura.

Como se sabe, apenas em 10% das mulheres grávidas a bolsa estoura antes das contrações, que anunciam o início do parto, terem começado. Se isso acontecer com você tente manter a calma, finalizar sua mala e esperar alguém para lhe acompanhar ao hospital ou à clínica que  escolheu para trazer seu bebê ao mundo.

líquido amniótico

Antes de ir para o hospital quando a bolsa estoura

Se sua bolsa estourou e você quiser tomar um banho antes de ir para o hospital, pode fazer isso sem nenhum problema. Você apenas deve tomar cuidado para que nenhum líquido ou objeto entre na sua vagina, pois a bolsa que contém o líquido amniótico é uma membrana que protege seu bebê de infecções. Você pode colocar uma toalha ou um absorvente que ajudem a segurar o líquido que sai da bolsa quando ela estoura.

Saiba que pode sair uma grande quantidade de água da sua barriga, como se tivessem despejado uma jarra de água entre as suas pernas. Mas também pode sair pouca água; na verdade pode ser que você perceba que está um pouco molhada, e pense que deixou escapar um pouco de xixi. No entanto, a cor do líquido amniótico é muito mais clara que a cor da urina e sua consistência é completamente diferente.

O parto é o único encontro às cegas no qual você vai conhecer o amor da sua vida.

-Autor desconhecido-

Você também pode comer algo leve. O ideal é evitar gorduras e ingerir um pouco de glicose, que vai se transformar em energia para enfrentar seu parto com muita força. E, mesmo que às vezes seja difícil manter a calma, você precisa tentar relaxar nesse momento. Você pode, por exemplo, deitar sobre o lado esquerdo do corpo se já estiver sentindo contrações ou caminhar para ajudar o bebê a ficar em uma boa posição no momento de vir ao mundo.

líquido amniótico

Parir depois de a bolsa ter estourado

Quando você chegar ao hospital os especialistas da área vão ajudar você a continuar com o processo normal do parto. Nesse caso, se você já estiver sentindo contrações, conforme os minutos forem passando você vai sentir contrações cada vez mais longas, que vão terminar quando seu bebê chegar ao mundo. E se você não sentir contrações, é muito provável que no hospital seja administrada ocitocina para induzir o parto.

É possível que seu filho demore de 12 a 24 horas para nascer, por isso é essencial que, mesmo que a bolsa tenha estourado, você mantenha a calma, pense que tudo vai dar certo, que seu bebê vai nascer saudável e tranquilo. Uma boa atitude deixa tudo melhor, pois ajuda os médicos a agir rápida e eficientemente.

É muito importante prestar atenção na cor da água. Lembre-se que ela deve ser transparente, por isso, se você achar que a água está um pouco esverdeada, informe o mais rápido possível ao seu ginecologista que saberá o que fazer caso o bebê tenha feito suas necessidades antes de nascer.

A cor do líquido também pode ser transparente, mas pode apresentar manchas vermelhas ou marrons. Isso acontece porque junto com a água também sai um tampão mucoso que fechava o colo do útero. No entanto, você deve ficar atenta em caso de sangramento abundante. Um sangramento como uma menstruação é considerado urgência médica, o que é muito diferente de a bolsa estourar, o que apenas indica que seu parto começou de uma maneira diferente.