Quando é que muda a cor dos olhos do bebê?

8 de junho de 2017

Quando um bebê chega ao mundo não se sabe ao certo de que cor serão seus olhos porque irão mudando até que tenham sua tonalidade final. Os bebês ao nascer têm os olhos claros porque têm muito pouca melanina em seus olhos. Mas, quando mudará a cor dos olhos do bebê? Você deverá ter paciência porque durante os primeiros meses de vida de seu bebê, você não o saberá.

A melanina nos olhos do bebê

A melanina é um tipo de pigmento que dá cor para os olhos, para a pele e para o cabelo. A quantidade de melanina na íris (a parte de cor do olho), determinará a cor dos olhos que uma pessoa terá. A genética pode controlar a quantidade de melanina ou pigmento que uma pessoa terá em seu corpo. O DNA que seu bebê recebe de você e de seu companheiro determinará a cor dos olhos do pequeno.

Um bebê pode nascer com os olhos azuis ou cinzas, e à medida que a luz estimula a produção de melanina, a cor dos olhos pode escurecer ou mudar. É importante entender que não é a cor do pigmento o que provoca a mudança da cor.

Não há um pigmento azul, cinza, verde ou cor de avelã no olho, o único pigmento que há no olho é de cor marrom, é a quantidade do pigmento o que determina que uma pessoa tenha os olhos mais claros ou mais escuros.

A cor dos olhos e a genética

É possível que você pense que se um dos pais tem os olhos marrons e o outro progenitor também, o bebê terá os olhos marrons também, mas isso não é necessariamente assim. Existem múltiplos genes no corpo que contribuem para que as pessoas tenham uma cor ou outra.

Inclusive se ambos os pais têm os olhos marrons, é possível que os filhos tenham os olhos azuis, se é que existem genes em algum dos pais para que sejam assim.

Então…. Como pode uma pessoa de olhos marrons ter filhos que tenham os olhos de cor diferente? Através dos avós, é claro.

A cor dos olhos de um bebê não depende somente da cor dos olhos dos pais, mas a cor dos olhos dos avós também é muito influente. Se você e seu parceiro tem olhos marrons, mas seu filho tem olhos verdes… Algum de seus avós pode ser a causa.

Não se pode prever a cor dos olhos

É possível que na internet você encontre calculadoras para tentar adivinhar a cor dos olhos de seu bebê, mas não há nenhuma previsão que possa acertar realmente a cor dos olhos que terá seu pequeno. Nem mesmo um médico pode prever.

Além disso, também tem importância o que seu bebê come, ou o muito ou pouco que você o exponha na luz solar indireta. A cor dos olhos depende da genética e de nada mais. Ainda que seu filho nasceu com olhos marrons, então isto se deve ao fato que já tenha a quantidade de melanina suficiente no seu código genético e sua cor dos olhos não mudará no futuro, continuarão sendo marrons.

Quando ocorre a mudança de cor dos olhos nos bebês?

Por regra geral, a mudança de cor dos olhos nos bebês se produz entre os primeiros 6 a 9 meses de vida do bebê. Durante várias semanas, ou inclusive meses, é possível que você veja os olhos de seu bebê mais escuros.

A mudança é tão gradual que você não notará de um dia para outro. Quando o bebê complete 2 anos, é mais provável que já tenha sua cor de olhos definitiva…. Embora existam casos raros de crianças cujos olhos podem mudar de cor até os 6 anos.

A cor dos olhos de seu bebê mudará e isto não afetará a sua visão ,e também não lhe provocará nenhum problema ocular, é um processo natural do olho. Mas se você perceber que somente um olho muda de cor ou se você perceber certa nebulosidade no olho do seu bebê deverá ir rapidamente a um pediatra ou a um oftalmologista pediátrico para avaliar a saúde ocular do seu bebê.