Óculos de sol para bebês e crianças: o que considerar
Assim como a pele, os olhos também podem ser afetados pela exposição ao sol. Principalmente no caso dos pequenos, já que seus tecidos oculares estão em pleno desenvolvimento. Portanto, é aconselhável que bebês e crianças usem óculos escuros? A seguir, contaremos tudo a você.
A saúde ocular infantil e os raios ultravioleta
Proteger as crianças dos efeitos do sol é extremamente necessário hoje em dia, pois os buracos na camada de ozônio permitem a entrada de luz solar, o que é potencialmente prejudicial.
É comum que os pequenos da casa aproveitem os espaços abertos e brinquem horas sob o sol. Mas você deve saber que eles estão especialmente expostos à radiação solar.
Os raios ultravioleta (UV) fazem parte da energia solar e atingem a superfície da Terra como radiação UVA e UVB. Ambos podem afetar a saúde, pois penetram na pele e nos olhos e podem se se acumular nesses tecidos.
Além disso, os olhos das crianças são muito mais vulneráveis do que os dos adultos, pois por não serem capazes de filtrar essas radiações corretamente, causam danos às diferentes estruturas:
- Em curto prazo, a exposição ao sol pode causar fotoceratite, que é um tipo de queimadura solar que afeta a córnea e a conjuntiva dos olhos e causa dor, visão turva e lacrimejamento.
- A médio prazo, a exposição aos raios ultravioleta aumenta o risco de desenvolver pterígio, uma massa rosada benigna que aparece perto da córnea.
- Além disso, a catarata ocular e a degeneração macular também podem ser desencadeadas.
Leia também Protetores solares recomendados pela AEP
O uso de óculos de sol é recomendado para bebês e crianças?
Pelas razões expostas acima, os especialistas recomendam o uso de óculos de sol pelas crianças. Dessa forma, é possível proteger as células oculares, a pele das pálpebras e o restante dos delicados tecidos que compõem esse órgão.
Os óculos de sol infantis devem ter proteção UV 400, que bloqueia 98% da radiação ultravioleta e reduz o risco de lesões oculares.
Além disso, esse acessório funciona como uma barreira a partículas externas, como areia de praia e outros poluentes.
Qual é a idade ideal para começar a usá-los?
Segundo a recomendação dos especialistas, os bebês podem usar óculos escuros a partir dos 6 meses. Porém, esses elementos devem atender a certas especificações de qualidade.
Não é necessário que a criança use óculos de sol continuamente, mas sim quando exposta ao sol forte. Por exemplo, quando vai à praia, à piscina, às montanhas ou à neve.
O uso constante de óculos escuros por bebês e crianças não é aconselhável, uma vez que a retina precisa da entrada de luz para se desenvolver adequadamente. Dessa forma, o uso excessivo desse acessório pode desencadear outras alterações, como fotofobia ou prejuízo na percepção da cor.
O que devo levar em consideração ao escolher óculos de sol para a criança?
O mais importante na hora de comprar óculos infantis é optar por produtos de qualidade. Para isso, é necessário seguir algumas das recomendações dos profissionais:
- O material dos óculos deve ser seguro para crianças. Idealmente, deve ser de silicone ou outro material flexível para evitar que se quebre. Além disso, deve ser hipoalergênico.
- Deve possuir filtro de proteção UV 400.
- A armação dos óculos deve ser adequada. Ou seja, deve se adaptar ao rosto e ficar firme. Isso evita que os raios penetrem pelas laterais.
- Os óculos devem ter alças de fixação, para não caírem no chão se o bebê se movimentar bruscamente.
Além disso, é necessário que cumpram as normas de cada país. Recomenda-se, portanto, que os óculos sejam adquiridos em óticas, para garantir que os critérios de qualidade dos filtros de proteção sejam atendidos. Se possível, é importante deixar que a criança os escolha para facilitar a sua aceitação.
Proteja seus filhos do sol
Além dos óculos escuros, é necessário que a criança seja protegida com gorros e viseiras que cubram a pele do rosto. Da mesma forma, o uso de protetor solar adequado nunca pode faltar.
Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre o uso desse acessório, é recomendável levar seu filho para uma avaliação com um oftalmologista, para avaliar a saúde ocular e esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Díez, J. (2015). Oftalmología pediátrica todos los días. Madrid. Curso de Actualización Pediatría 2015. Madrid: Lúa Ediciones 3.0. p. 491-502.
- Magaluf, A. (2004). Fotoprotección Ocular. Farmacia profesional. Vol. 18. Núm. 6. p.56-60.
- Mayo clinic (2021). Do children need sunglasses?. Recuperado de: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/do-children-need-sunglasses.
- Organización mundial de la salud (2003). Índice UV mundial global, guía practica. Recuperado de: https://www.who.int/uv/publications/en/uvispa.pdf