É possível prevenir a acne? 10 dicas

A acne não é apenas uma manifestação cutânea, pois pode alterar o aspecto psicossocial de quem a sofre. Aqui, contaremos 10 dicas para evitá-la.
É possível prevenir a acne? 10 dicas

Última atualização: 11 agosto, 2022

Prevenir a acne não costuma ser uma das tarefas mais fáceis de colocar em prática. Isso ocorre porque a pele possui poros que podem ficar obstruídos pela presença de bactérias, óleos, sujeira ou pelas próprias células que se desprendem dela. No entanto, hoje vamos dar algumas recomendações para tentar evitar o aparecimento desta lesão cutânea irritante. Você se interessa?

10 dicas para prevenir lesões de acne

De acordo com uma publicação da American Academy of Dermatology Association, a acne é uma das condições de pele mais comuns. Embora não seja uma condição com risco de vida, pode ser muito dolorosa, especialmente quando grave. Em seguida, compartilhamos dez dicas para evitá-la.

1. Mantenha-se hidratada

A pele desidratada é caracterizada por vermelhidão, descamação e algumas lesões de acne devido à alteração da barreira natural. Em vez disso, a pele seca difere da pele desidratada, pois é uma condição temporária e não um tipo de pele. Portanto, a falta de água deve ser suprida com produtos que regenerem a barreira de proteção natural e com o consumo de 2 litros de líquido diariamente.

2. Mantenha uma dieta saudável

evidências de que uma dieta rica em carboidratos contribui para o desenvolvimento da acne, pois produz aumentos súbitos nos valores de açúcar no sangue.

Por sua vez, a obesidade também está associada a esse problema, especialmente com a acne inflamatória. Por esse motivo, crianças com índice de massa corporal inferior a 18,5 quilos são menos propensas a sofrer com isso, enquanto aquelas com percentil 95 ou superior correm maior risco.

3. Faça uma limpeza de pele adequada

Rotinas de cuidados com a pele podem prevenir cravos e acne. Para isso, é fundamental limpar a pele pela manhã e ao final do dia para retirar o excesso de sujeira ou oleosidade. No entanto, lavar a pele várias vezes ao dia pode irritá-la e ressecá-la ainda mais.

Produtos de limpeza sem sabão que têm um pH semelhante ao da pele (5,5) são ideais para pessoas com acne.

Higiene e cuidados com a pele são essenciais para prevenir a acne. Recomenda-se limpar a pele duas vezes ao dia para remover a sujeira.

4. Escolha produtos não comedogênicos

A escolha de produtos de higiene ou cosméticos é outro dos pilares fundamentais para prevenir a acne, já que a maquiagem à base de água ou maquiagem rotulada como “não comedogênica” não obstrui os poros da pele.

Mesmo os géis hidratantes são frequentemente recomendados para a pele propensa a acne, porque os produtos para cuidados com a pele oleosa podem entupir os poros.



5. Evite excesso de maquiagem

Existe um tipo de acne causada pelo uso de maquiagem que é chamada de acne cosmética. Esse surto é causado pela obstrução dos poros devido à entrada de células mortas e à oleosidade da pele.

Dessa forma, é recomendável usar uma pequena quantidade de maquiagem e não mantê-la por muito tempo para que a pele possa desempenhar suas funções com mais facilidade.

6. Faça exercícios físicos

O exercício físico estimula e melhora a circulação sanguínea. Consequentemente, a pele fica rosada e mais jovem, enquanto o sistema imunológico do corpo também é fortalecido. Outra das consequências positivas da atividade esportiva é que ela facilita a cicatrização de lesões inflamatórias da pele.



7. Use loções adstringentes em rotinas de beleza

As loções adstringentes são soluções tópicas indicadas para peles mistas e oleosas para regular a secreção de sebo e o aparecimento de cravos e pápulas ou pústulas. Além disso, ajudam a reduzir o tamanho dos poros e dão uma aparência mais uniforme e fresca à superfície da pele.

8. Evite usar roupas apertadas

Existem vários motivos que podem causar ou piorar a acne. Alguns deles são calor, atrito com roupas apertadas, excesso de umidade e suor que se acumula nas costas ou na região do decote. Por isso, recomenda-se evitar roupas feitas com tecidos sintéticos ou muito justos e escolher aquelas que são soltas e feitas de algodão para favorecer a ventilação da pele.

9. Não esprema as lesões de acne

Recomenda-se não pressionar as lesões de acne, pois pode gerar mais inflamação. Em todo caso, você pode procurar um profissional de saúde que tenha as ferramentas necessárias para eliminá-las de forma higiênica e segura.

As pessoas gostam de se livrar das pústulas cheias de pus visíveis. Apertar essas lesões pode refletir uma pele com melhor aparência, mas apenas a curto prazo. Isso ocorre porque o conteúdo purulento pode penetrar ainda mais profundamente na pele, o que pode levar a mais inflamação. Os profissionais de saúde realizam esses procedimentos em condições higiênicas e com pequenas ferramentas especiais para isso.

10. Evite esfoliação excessiva

Embora os tratamentos esfoliantes sejam uma parte essencial dos cuidados com a pele, não exagere, pois eles podem aumentar a inflamação. Este tipo de procedimento permite que as células mortas sejam removidas para estimular e favorecer a renovação celular e ainda restituir sua luminosidade e suavidade à pele, melhorando a oxigenação.

A acne não é apenas uma condição cosmética

A acne não é apenas uma manifestação irritante da pele, mas também afeta as relações interpessoais e pode causar sofrimento emocional. Além disso, quando aparece no rosto pode alterar a autoestima e causar cicatrizes permanentes. Portanto, é melhor tomar as medidas de cuidado necessárias para exibir uma pele esplêndida!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Acne: tips for managing. [Internet] Disponible en: https://www.aad.org/public/diseases/acne/skin-care/tips
  • Kwon HH, Yoon JY, Hong JS, Jung JY, Park MS, Suh DH. Clinical and histological effect of a low glycaemic load diet in treatment of acne vulgaris in Korean patients: a randomized, controlled trial. Acta Derm Venereol. 2012 May;92(3):241-6. doi: 10.2340/00015555-1346. PMID: 22678562.
  • Dréno B. What is new in the pathophysiology of acne, an overview. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2017 Sep;31 Suppl 5:8-12. doi: 10.1111/jdv.14374. PMID: 28805938.
  • Pluetrattanabha N, Kulthanan K, Nuchkull P, Varothai S. The pH of skin cleansers for acne. Indian J Dermatol Venereol Leprol. 2015 Mar-Apr;81(2):181-5. doi: 10.4103/0378-6323.152291. PMID: 25751340.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.