Quando começar a ginástica pré-parto?

A ginástica pré-parto traz uma série de benefícios ao processo de gravidez. Porém, há um momento para começar essa prática. Você sabe quando é?
Quando começar a ginástica pré-parto?

Última atualização: 31 dezembro, 2021

A ginástica pré-parto é uma das principais atividades de preparação para o nascimento do bebê. Se você está na segunda ou terceira gravidez ou se é uma mulher que pratica esportes, saberá do que estamos falando.

Mas se for sua primeira gravidez, as dúvidas e perguntas não vão esperar. Então, hoje vamos ensinar quando e por que você deve começar essa prática. Vamos descobrir?

O que é a ginástica pré-parto?

Em linhas gerais, a ginástica pré-parto consiste em uma série de exercícios e técnicas voltadas para a melhoria do estado psicofísico da gestante.

Na ginástica pré-parto destacam-se os exercícios de respiração, relaxamento e fortalecimento muscular.

O principal objetivo dessa atividade é preparar a mulher para um parto menos traumático. Lembre-se de que durante o processo de nascimento seu corpo sente altos níveis de estresse, bem como grande agressão às suas estruturas físicas.

Contribui também para a saúde da mulher durante a gravidez, visto que manter-se ativa favorece a qualidade de vida do bebê e da mãe.

Momento ideal para iniciar a ginástica pré-parto

O momento ideal para iniciar a ginástica pré-parto é relativo, pois depende da mulher e da atividade. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração uma série de aspectos que determinam o início e a intensidade do treinamento.

Recomendação médica

O primeiro e mais importante aspecto para começar na ginástica pré-parto é consultar o seu médico. Além de recomendar quando começar, o obstetra deve se encarregar de dar o aval para a prática. Sem sua autorização, o melhor é se abster dessa ginástica e buscar outras alternativas de atividade física.

Por outro lado, o mais provável é que o profissional da área lhe indique um prazo estimado para começar. Normalmente, os médicos recomendam exercícios regulares após o primeiro trimestre ou mês de gravidez. Essa recomendação é baseada no risco de aborto que existe no início da gravidez.

De acordo com uma publicação na revista Apuntes de Educación Física y Deportes, o aumento da temperatura materna durante o primeiro trimestre pode causar problemas no desenvolvimento embrionário. Portanto, esses especialistas recomendam a realização do exercício programado além do primeiro trimestre da gravidez.

Contudo, a atividade física moderada não é proibida ou limitada em qualquer momento durante a gravidez.

Hábitos físicos antes da gravidez

Se você se exercitou regularmente antes da gravidez, você está fisicamente apta. Isso significa que você provavelmente pode começar a ginástica pré-parto com menos dificuldade.

No entanto, deve se lembrar de que os exercícios durante a gravidez estão sujeitos a várias modificações preventivas, mesmo em mulheres treinadas.

Com relação a uma pessoa sem condicionamento, as pautas de exercício mudam drasticamente. Em geral, é necessário iniciar o processo de adaptação antes de começar com a ginástica.

Comece com baixa intensidade

Uma das adaptações mais importantes ao exercício é a intensidade, que é particularmente importante na gravidez. É aconselhável nessa fase começar nos níveis baixo e moderado e se manter no moderado o tempo todo.

Claro, durante o primeiro trimestre a atividade deve ser realizada com mais cuidado. Além disso, também é importante adaptar a ginástica ao ganho de peso e às condições de cada mulher.

Quais atividades existem na ginástica pré-parto?

Basicamente, a ginástica pré-parto consiste em uma série de exercícios voltados ao controle da respiração e ao controle postural. Nela você encontra movimentos baseados em ioga e Pilates.

Nos primeiros meses, aconselhamos começar com caminhadas de baixa intensidade e percursos curtos. Isso permitirá que você se ajuste mais facilmente.

Se houver possibilidade, procure atividades aquáticas que possam ser realizadas apenas em ambiente seguro e a cargo de um profissional da área.

Mulher grávida praticando natação.

Comece a fazer ginástica antes do parto

Começar a fazer exercícios para se preparar para o parto depende única e exclusivamente de você. Portanto, a escolha é relativa às suas condições físicas e fisiológicas.

Claro, a recomendação do primeiro trimestre não deve ser esquecida, mas com a permissão do seu obstetra, você pode começar.

Concluindo, o início do exercício programado será pessoal, assim como a rotina das aulas de ginástica. Vale lembrar que cada mulher e cada gravidez tem suas peculiaridades que devem ser levadas em consideração.

This might interest you...
Ginástica hipopressiva: 3 exercícios durante o pós-parto
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Ginástica hipopressiva: 3 exercícios durante o pós-parto

A ginástica hipopressiva consiste em vários exercícios relacionados à respiração, muito úteis após a gravidez. Saiba mais aqui!