4 exercícios para fortalecer o pescoço dos bebês

Você quer ajudar seu bebê a fortalecer o pescoço? Então não deixe de conferir esses exercícios. Vamos!
4 exercícios para fortalecer o pescoço dos bebês

Última atualização: 16 Novembro, 2021

Os bebês nascem fracos em termos motores, por isso nós, pais, lhes oferecemos ajuda e proteção permanentes. Faz parte do instinto dos cuidadores.

Por sua vez, somos responsáveis por encontrar a melhor forma de estimular seu delicado pescoço, para que ele consiga manter a cabeça erguida. Mas, além de desejos e boas intenções, a fragilidade do pescoço é uma realidade que não pode ser ignorada.

Por isso, é fundamental aprender a fortalecer a musculatura dessa região de uma forma segura para o pequeno.

Por que é necessário fortalecer o pescoço dos bebês?

Em princípio, todos os bebês nascem com alguma flacidez motora. Isso varia de criança para criança e não é necessariamente um indicador de alerta.

Somado a isso, o desenvolvimento dos pequenos tem um ritmo próprio. Ou seja, independente de quantos meses tenha, seu bebê pode amadurecer mais rápido ou mais devagar do que outros da mesma idade.

Em termos de desenvolvimento motor e postural, os exercícios de fortalecimento são um estímulo fundamental para o bebê e podem ser feitos em casa com os devidos cuidados.

Bebê feliz brincando na cama de barriga para baixo

Exercícios para fortalecer o pescoço

Durante os primeiros meses de vida, o bebê depende de ambos os pais para se mover. Suas habilidades motoras são básicas e seus músculos precisam percorrer um longo caminho para atingir o desenvolvimento completo.

Nessa primeira etapa, é importante movimentar o bebê com calma e paciência, pois a ideia é ensinar ao seu cérebro a sequência do movimento passo a passo.

Aqui estão alguns exercícios de estimulação física que podem ser colocados em prática hoje mesmo.

1. Brincar no chão de bruços

A estimulação precoce é realizada desde o primeiro dia de vida e os exercícios variam de acordo com a idade do bebê. Isso é muito importante para o desenvolvimento do seu cérebro, por isso é aconselhável colocar em prática.

Entre os exercícios de estimulação, existem aqueles para fortalecer o pescoço. Nesse sentido, recomendamos que você deite o bebê de barriga para baixo durante os momentos de vigília, sobre uma superfície firme e sob a supervisão de um adulto.

O bebê pode ficar nessa posição o tempo que quiser, mas é comum que sinta desconforto após alguns minutos.

Ao deitar de bruços, o bebê tenta levar a cabeça para cima e para os lados. Desta forma, os músculos do pescoço, costas e ombros começam gradualmente a ser estimulados.

É importante ressaltar que, durante o sono, o bebê deve se deitar de costas (em decúbito dorsal), pois essa posição é a mais segura e previne a síndrome da morte súbita infantil.

2. Alongar o pescoço suavemente

Normalmente, a maioria dos bebês tem o hábito de virar a cabeça para o lado, especialmente quando são segurados contra o peito.

Tente aproveitar essa posição para alongar os músculos do pescoço e evitar que ele adote posturas viciadas. Com a ajuda das mãos, tente tocar o queixo do bebê em seu ombro. Em seguida, faça o mesmo para o outro lado. Lembre-se de realizar os movimentos com muita calma e delicadeza.

Se perceber que seu filho está incomodado, não quer fazer isso ou move a cabeça para o outro lado, não o force. Movimentos repentinos podem causar ferimentos, por isso é aconselhável não forçar essas estruturas.

3. Suspendê-lo sobre uma superfície

A posição para colocar o bebê sobre uma superfície é de barriga para baixo, conforme explicado acima. Porém, esse exercício deve ser feito após os 3 meses de vida ou quando a criança já conseguir sustentar a cabeça.

A recomendação é deitá-lo de bruços, sobre uma superfície confortável e macia, que pode ser um travesseiro ou uma almofada. Dessa posição, você pode pegá-lo com as duas mãos e levantá-lo aos poucos. Esse movimento ajuda a fortalecer os músculos nas regiões lombar, dorsal e cervical (pescoço).

Bebê deitado de barriga para baixo: estimulação com um objeto.

4. Chamar sua atenção

Atrair a atenção do seu bebê o força a se mover, e isso ajuda a fortalecer os músculos do pescoço, da cabeça e do tronco. Pode ser feito em qualquer posição: sentado ou em decúbito (deitado).

Para atrair a atenção deles, você deve usar itens que o bebê goste. Mostre-os de frente para chamar sua atenção e, em seguida, comece a movê-los pelo ambiente, não muito longe do bebê. Tente ficar atrás dos objetos e certifique-se de que o bebê os siga com o olhar.

Fortalecer não é sinônimo de forçar

Como mencionado acima, cada bebê tem um ritmo de desenvolvimento, e os exercícios servem para estimular o fortalecimento do pescoço. Isso não significa que ofereçam resultados imediatos ou que se deva forçar as capacidades do pequeno. Portanto, tente ir com calma e respeitar o ritmo do seu filho.

Além disso, se você não se sentir segura fazendo esse tipo de exercício, consulte o médico. E se algo preocupa você quanto ao desenvolvimento do seu bebê, busque a assistência necessária.

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