A relação entre o sono na infância e a saúde física e mental

Você acha que os maus hábitos de sono dos seus filhos afetaram sua saúde? Descubra do que se trata e tente modificar esse comportamento o mais rápido possível.
A relação entre o sono na infância e a saúde física e mental

Última atualização: 02 Novembro, 2021

Alcançar o equilíbrio certo entre o sono infantil e a saúde física e mental é mais fácil do que parece, especialmente quando as crianças são pequenas.

Durante a paternidade, os pais fazem muitas coisas de forma mecanizada, um produto do cansaço e da rotina. No entanto, nem sempre prestamos atenção ao fato de que os padrões de comportamento dos nossos filhos estão intimamente relacionados à quantidade e à qualidade do seu descanso.

Neste artigo, vamos explicar por que a relação entre sono e saúde é tão importante.

O sono das crianças

Os adultos dividem o dia entre os ciclos de vigília e sono, ambos importantes, mas com características diferentes. Em geral, eles são distribuídos de forma consistente ao longo do tempo.

No caso das crianças, a situação é um pouco diferente, pois elas estão em um processo de adaptação em relação a esses ciclos. Consequentemente, períodos variáveis de sono e vigília se alternam até que esse processo vital atinja a maturidade.

As regressões do sono afetam todas as crianças.



Ciclos de vigília e sono

De modo geral, a vigília e o sono são períodos igualmente importantes para o desenvolvimento físico e psicológico das pessoas.

O ciclo de vigília ocorre quando estamos acordados, enquanto nosso corpo permanece alerta a estímulos externos e internos. Nessa fase, as crianças interagem com o meio ambiente e descobrem novas habilidades, por isso é o momento certo para estimular habilidades físicas básicas.

Por outro lado, durante o ciclo do sono, dormimos e descansamos, nosso cérebro relaxa e o nível de atividade diminui sem parar completamente. Embora não tenhamos consciência disso, durante a noite são realizadas funções primordiais, como a regeneração neuronal e o desenvolvimento de algumas capacidades psicológicas.

Portanto, os ciclos de vigília e sono são diferentes, mas complementares. Se um não ocorrer adequadamente, o outro também será perturbado.

Relação entre sono infantil e saúde mental

Um dos principais objetivos da educação dos filhos é garantir um descanso agradável e suficiente. Mas você sabe por que o sono é tão importante para a sua saúde?

De acordo com um estudo realizado na Warwick University, Austrália, os períodos de sono infantil com duração inferior a 7 horas podem afetar o comportamento das crianças. Na verdade, esses pesquisadores descreveram associações com certos transtornos de comportamento e humor em crianças, como depressão, ansiedade, comportamento impulsivo e baixo desempenho cognitivo.

Embora quantidade não seja sinônimo de qualidade, a pesquisa concluiu que pelo menos 53% das crianças que dormem menos de 7 horas aumentam o risco de sofrer de alguma dessas condições.

Durante o ciclo do sono, os circuitos cerebrais são reorganizados, especialmente durante a infância. Por isso, é imprescindível que seus filhos tenham uma boa noite de sono.

O sono infantil e a saúde física

Você notou algo estranho em seus filhos no desempenho de suas atividades? Você já se perguntou como eles descansam?

Normalmente, esse problema está relacionado à falta de sono ou a alguma alteração no descanso. Se essas irregularidades forem mantidas ao longo do tempo, podem afetar a saúde física do pequeno.

Além do que já mencionamos, durante o ciclo do sono nosso corpo descansa e ocorre o processo de recuperação celular nos músculos e ossos. Da mesma forma, o cérebro assimila os padrões básicos de movimento.

Por outro lado, um estudo conjunto entre as universidades de Queensland e James Cook determinou a relação entre a qualidade do sono e o risco de excesso de peso. Especificamente, determinou-se que um dos fatores mais importantes dessa doença é o momento em que esse ciclo se inicia, para além da duração.

Dessa forma, postula-se que crianças que vão dormir mais tarde têm maior risco de apresentar sobrepeso do que aquelas que vão dormir mais cedo. Consequentemente, os pesquisadores recomendam iniciar o período de sono do bebê a partir das 19h.

Tratamento do TDAH em crianças.

Não ignore a importância do sono infantil na saúde dos seus filhos

Além do exposto acima, é importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) dá ênfase especial à importância de manter um bom descanso durante a infância. Com base em seus padrões, recomenda períodos prolongados de atividade física, uma boa alimentação e garantia de sono de qualidade.

Como mãe, você não pode ignorar esses aspectos, pois são essenciais para garantir o cuidado de seus filhos. Lembre-se de que as crianças estão em pleno desenvolvimento físico e psicológico e que qualquer alteração pode prejudicá-las muito.

Se tiver dúvidas, procure orientação profissional para que a relação entre o sono e a saúde dos seus filhos seja a mais adequada possível.

Pode interessar a você...
A visualização para ajudar as crianças a dormir
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A visualização para ajudar as crianças a dormir

A visualização é uma técnica divertida e simples que pode ajudar a combater a insônia infantil. Neste espaço, trazemos mais detalhes sobre o assunt...