Sabonetes adequados para crianças com dermatite atópica
Não só os medicamentos são eficazes para a pele sensível, mas também os sabonetes adequados para crianças podem trazer mudanças positivas na dermatite atópica. A manutenção de uma barreira cutânea intacta e em ótimas condições funcionais é uma das recomendações fundamentais na gestão desta patologia tão frequente na infância.
O que é a dermatite atópica?
A dermatite atópica é uma condição inflamatória crônica da pele que geralmente se apresenta na primeira infância. Por sua vez, as causas são variadas e complexas e envolvem fatores ambientais e genéticos.
Ocorre em 10% a 30% das crianças, com uma barreira cutânea defeituosa que é suscetível a alérgenos ou irritantes ambientais. Assim, a desregulação da barreira epitelial permite que penetrem na pele e causem inflamação.
Manifestações clínicas
Os achados clínicos da patologia dependem da faixa etária acometida. Portanto, em crianças há maior prevalência de manchas e placas com menos exsudação nas fossas poplíteas e antecubitais.
- Xerose.
- Inflamação.
- Coceira.
- Eritema.
- Sescamação
A presença de Staphylococcus Aureus pode piorar a inflamação das lesões características do eczema atópico e causar uma infecção secundária.
Sabonetes adequados para crianças com dermatite atópica
Existem quatro pilares fundamentais no tratamento da pele atópica:
- Evite gatilhos.
- Tratamento anti-inflamatório.
- Métodos complementares.
- Cuidados diários com a pele.
Recomenda-se o uso de emolientes, sabonetes hidratantes e produtos de higiene específicos para proteger a pele atópica em crianças. Para fornecer o melhor atendimento, a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia detalha algumas dicas que desenvolvemos a seguir.
O pH correto do sabão
Deve-se evitar o uso de detergentes ou sabões fortes. Ou seja, o nível de pH normal da superfície da pele é de 4 a 5 (pH neutro), enquanto o nível de pH médio dos sabonetes é de 9 a 10. Estes tipos de produtos aumentam o pH da pele para valores pouco saudáveis e podem agravar os sintomas da pele atópica. Já o sabonete de pH neutro, durante seu preparo, não adiciona corantes, fragrâncias ou produtos químicos artificiais.
Evite o lauril sulfato de sódio (SLS)
A maioria dos sabonetes tem entre seus componentes o lauril sulfato de sódio, um surfactante encontrado em detergentes, xampus ou produtos de limpeza facial. Na verdade, tem a propriedade de desengordurar e remover a sujeira.
Sua ação como limpador é bastante eficaz e não gera efeitos colaterais, mesmo quando usado em apresentações corporais ou faciais. No entanto, os surfactantes tendem a ter uma ação adstringente na pele, razão pela qual causam maior xerose ou ressecamento da pele. Inclusive, uma publicação da Experimental Dermatology conclui que costuma causar irritação e reações inflamatórias.
Sabonete nos banheiros e chuveiros
O sabonete deve ser usado sozinho, sem esponjas ou panos que possam causar atrito e piorar as manifestações clínicas da pele sensível. Lavar demais esse tipo de pele pode prejudicar sua barreira protetora natural.
Por outro lado, o banho de espuma não é recomendado. Na verdade, banhos curtos com água morna são ideais para esse tipo de pele. Em seguida, logo após secar a pele sem esfregar com a toalha, é necessário hidratá-la.
Escolha sabonetes com determinados componentes
A lanolina e o ácido hialurônico são dois princípios ativos com grande poder hidratante. Além disso, é recomendado o uso do sabonete syndet (sem detergentes) por não conter lauril sulfato de sódio, substância química que provoca a ação espumante do produto e tem capacidade de irritar a pele.
Sabonetes com certos óleos essenciais ou com alto teor de manteiga de karité têm efeitos positivos em crianças com pele atópica. De fato, a manteiga de karité tem grandes propriedades curativas, um efeito hidratante e uma alta capacidade de retenção de água.
Enxágue de roupas
As roupas devem ser lavadas com produtos específicos para peles sensíveis. Estas devem ter um enxágue extra para remover quaisquer restos que possam persistir. Já os lençóis e as toalhas devem passar pelo mesmo processo de lavagem das roupas, pois ficam em contato direto com a pele na hora de dormir.
Dermatite atópica na infância
Na maioria dos casos, as crianças com dermatite atópica melhoram com o tempo. No entanto, é sempre recomendável continuar com as medidas de higiene e cuidados para manter a camada lipídica da superfície funcional da pele. Além disso, podem ocorrer remissões e recaídas que precisam ser controladas com medicamentos. A automedicação ou o uso de remédios caseiros nunca é recomendado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cork MJ, Danby SG, Vasilopoulos Y, et al. Epidermal barrier dysfunction in atopic eczema. J Inves Dermatol 2009;129(8):1892-1908.
- Neppelberg E, Costea DE, Vintermyr OK, Johannessen AC. Dual effects of sodium lauryl sulphate on human oral epithelial structure. Exp Dermatol. 2007 Jul;16(7):574-9. doi: 10.1111/j.1600-0625.2007.00567.x. PMID: 17576237.
- Braun F, Lachmann D, Zweymüller E. Der Einfluss eines synthetischen Detergens (Syndet) auf das pH der Haut von Säuglingen [Effect of a synthetic detergent (Syndet) on the pH of the skin of infants]. Hautarzt. 1986 Jun;37(6):329-34. German. PMID: 3087911.