Técnicas de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Durante a infância, as crianças também apresentam episódios de estresse e ansiedade. Mas existem algumas técnicas de relaxamento que podem ajudá-las. Você as conhece?
Técnicas de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Última atualização: 14 fevereiro, 2022

Embora pareça exagerado, as técnicas de relaxamento para crianças são extremamente importantes. Os pequenos também vivem situações e encaram ambientes complexos e muitas vezes não têm a capacidade de controlar o que sentem.

Como mãe, é fácil analisar as situações de forma diferente. Você acha que a vida adulta é a única cheia de estresse e esquece que sua infância pode ter sido muito complexa, principalmente em termos emocionais.

Um ponto importante sobre as crianças é que muitas das emoções que elas sentem são totalmente novas para elas. Por outro lado, a capacidade de analisá-las ainda está em desenvolvimento.

Devido ao exposto acima, as crianças também precisam relaxar, aprender a se controlar e, acima de tudo, a gerenciar esses tipos de sensações.

Técnicas de relaxamento para crianças

A infância é a fase da vida em que são formadas as bases para o resto da existência. Por essa razão, as reações emocionais podem ser exageradas ou mal geridas se não forem devidamente acompanhadas.

Em si, isso não é culpa das crianças, pois é de se esperar que a reação a algo novo seja pouco de acordo com a situação. Algo semelhante acontece com situações estressantes, o que as faz sentir raiva, ira, desespero e muito mais.

Caso isso aconteça com elas, é melhor implementar algumas técnicas de relaxamento para crianças, orientadas de acordo com a idade.

Técnicas de relaxamento para bebês de 0 a 3 anos

Mãe massageando o filho para ajudar o bebê a expelir gases.

Bebês estressados? Se essa é a primeira vez que você vivencia o belo processo da parentalidade, provavelmente ficará surpresa com isso. No entanto, as crianças pequenas costumam ser mais impacientes do que você pensa.

A falta de autonomia e independência é o principal fator para que um bebê não consiga relaxar sozinho e para isso devemos ajudá-lo.

Combinar música com massagens relaxantes é uma das melhores técnicas de relaxamento para crianças menores de 3 anos. No entanto, aconselhamos que você recorra à música primeiro, sempre no momento da birra ou alguns momentos depois.

Em relação à massagem, destaca-se como uma boa alternativa em momentos de paz e tranquilidade. Tente usar óleos especiais para a pele do bebê ou cremes neutros, como forma de movimentar as mãos.

O principal benefício da massagem é que ela diminui a ocorrência de crises de estresse ou impulsos desenfreados. Isso é indicado por uma revisão sistemática publicada na revista da Faculdade de Medicina da Universidade de la Sabana, na Colômbia.

No entanto, a massagem e a musicoterapia podem funcionar de mãos dadas. O ideal é encontrar o ritmo que seu pequeno gosta. E você pode determinar isso lendo seus gestos e suas reações à música.

Técnicas de relaxamento para crianças de 4 a 7 anos

O desenvolvimento psicofísico das crianças nessas idades indica que não só as capacidades físicas evoluíram. O aspecto emocional ganhou mais espaço, mas elas ainda têm dificuldades na hora de se acalmar.

Para relaxar as crianças mais velhas, recomenda-se implementar atividades lúdicas. Exercícios específicos podem ser chatos e monótonos, mas os jogos têm maior aceitação.

Tenha em mente que as atividades recreativas implementadas devem enfatizar o controle da respiração. Um exemplo claro é o jogo ‘formiga e elefante’.

O objetivo dessa atividade centra-se em emular a respiração de um animal pequeno como uma formiga ou de um animal grande como um elefante. As crianças podem escolher o animal que mais gostam para realizar o exercício.

Técnicas de relaxamento para crianças entre 8 e 12 anos

Quanto maior a idade, mais avançado é o controle sobre as emoções. Portanto, as crianças nessa faixa etária conhecem mais sobre seu estado emocional e quais são os gatilhos que podem desestabilizá-las.

Esse autocontrole favorece técnicas de relaxamento para crianças, que podem ser um pouco mais avançadas que as anteriores.

Um exemplo claro disso é a prática de atividades esportivas ou disciplinas de maior concentração, como ioga ou pilates. Ambas as práticas combinam o controle do corpo com a respiração e a concentração.

Outras técnicas que podem ser implementadas em crianças de 8 a 12 anos são as atividades manuais, pois além de ajudarem a melhorar o humor, estimulam o relaxamento e a tranquilidade.

Vale lembrar que, por serem um pouco mais velhas, elas ainda se divertem com atividades lúdicas e recreativas. Portanto, estas não devem ficar em segundo plano.

Kirigami para fazer artesanato em papel.

Técnicas de relaxamento para crianças: quais benefícios proporcionam?

Por motivos óbvios, esses tipos de técnicas são responsáveis por relaxar as crianças ou atenuar os efeitos do estresse em situações complexas. Além disso, também contribuem para melhorar outros aspectos relevantes da vida dos bebês. Por exemplo, qualidade do sono, tensão muscular e bem-estar.

No entanto, as técnicas que discutimos acima são apenas alguns exemplos para começar. Mas você pode recorrer a um especialista nessa área para obter mais orientações sobre outras alternativas.

Pode interessar a você...
Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Muitas são as situações que podem causar ansiedade. A seguir, veremos alguns métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade.



  • María Eugenia Serrano-Gómez, María Camila Moreno-Pérez, Maritza Alejandra Gaitán-Montero, Adriana Marcela Susa-Angarita, Jessica Gómez-Henao Ginna Paola Suárez-Delgado & Katherin Sánchez-Méndez. (2018). Revista de la Facultad de Medicina. Efectos del masaje terapéutico sobre la ansiedad y el estrés en población pediátrica. http://www.scielo.org.co/pdf/rfmun/v66n3/0120-0011-rfmun-66-03-357.pdf