39ª semana de gravidez

Embora o costume de realizar cesarianas tenha aumentado muito, na realidade, não costuma ser recomendado em todos os casos.
39ª semana de gravidez

Última atualização: 23 Maio, 2021

A 39ª semana de gravidez é um momento único em que se misturam diferentes sensações: não costuma faltar emoção, nervosismo e medo. Mas não se preocupe, você já percorreu um longo caminho e agora só resta esperar pacientemente pelo novo membro da família.

Embora ele já deva estar pronto para sair ao mundo exterior, é provável que seu bebê cresça um pouco mais. Continue mantendo uma dieta balanceada e fique longe de substâncias nocivas para o seu filho.

Como está meu bebê na 39ª semana?

 

Mulher no consultório do obstetra na 39ª semana.

Seu pequeno já está totalmente desenvolvido ou o que eles chamam de a termo, embora ainda possa crescer um pouco mais, desde que caiba dentro de você. Ele mede entre 48 e 53 centímetros e deve pesar entre 3,2 e 3,6 quilos.

Felizmente, seu sistema nervoso já é capaz de captar os estímulos do ambiente e interpretá-los na medida do possível. É claro que, após o nascimento, o cérebro ficará cada vez maior antes de atingir toda a inteligência que o espera.

O famoso lanugo continua a diminuir à medida que o tecido adiposo sob a pele (subcutâneo) aumenta de espessura. Embora já possa resistir a algumas mudanças de temperatura, ainda exigirá um calor externo considerável depois de nascer, especialmente nos meses mais frios do ano.

Por sua vez, o vérnix também continua a se desprender. Além disso, você deve considerar que a pele do bebê passa do rosa ao branco, isso independentemente da cor final da pele, pigmentação produzida logo após o nascimento.

Como posso me sentir durante a 39ª semana?

Se tudo correr bem, não há sintomas adicionais que você já não tenha sentido durante toda a gravidez. Náuseas, vômitos, dor lombar e até mesmo a perda involuntária de uma pequena quantidade de urina ao rir ou tossir podem reaparecer.

O que não é normal é sentir febre, dor ou ardência ao urinar, diarreia ou quaisquer outros sintomas preocupantes. Nesse caso, é aconselhável dirigir-se imediatamente a um serviço de urgência: a chegada do seu bebê está quase bem próxima e não queremos acontecimentos que atrapalhem o processo.

Dicas e recomendações para a 39ª semana de gravidez

Essa semana está repleta de ansiedade, dúvidas e, acima de tudo, emoções, ao saber que a chegada do seu filho é provável. Confira se você deve fazer algum exame nessa fase e também algumas dicas.

É necessário ir ao médico nesse período?

Seu obstetra provavelmente agendou uma consulta para a 39ª semana, pois um acompanhamento cuidadoso é necessário quando a gravidez chega a termo. Se seus exames estiverem atualizados e você estiver bem, seu médico poderá realizar um exame de toque vaginal para avaliar as condições do colo do útero.

Se você tiver uma cesárea agendada – assunto sobre o qual falaremos na próxima seção –, é necessário que manter seus exames laboratoriais em dia. Eles permitirão ao cirurgião saber se há um risco aumentado de sangramento ou outras complicações durante o procedimento.

Parto cesárea ou parto natural: qual vou fazer?

 

Na 39ª semana você já deve saber se precisa de uma cesariana.

Essa é uma pergunta que muitas mães se fazem durante o último trimestre da gravidez. Nos últimos anos, a opção pela cesárea se tornou muito popular com o objetivo de evitar as dores do parto.

A verdade é que essa intervenção acarreta muitos mais riscos quando realizada sem indicação médica específica, pelo que é aconselhável aceitar as recomendações do médico que acompanha sua gravidez.

A cesariana geralmente é realizada quando há malformações no útero, cesáreas prévias, doenças do bebê, risco de infecção com parto natural e durante emergências obstétricas que colocam em risco a vida da mãe ou do bebê. Qualquer dúvida sobre esse problema específico pode ser sanada diretamente com seu médico.

Outras recomendações na 39ª semana de gravidez

Ao se preparar para o grande dia, há algumas dicas de última hora que você pode querer manter em mente:

  • Abastecer a despensa e preparar algumas refeições que você pode congelar. Dessa forma, você não terá que tirar os olhos do seu bebê quando chegar em casa porque tem que ir às compras ou cozinhar.
  • Descansar o máximo que puder. É provável que essa seja a última semana em que você poderá ter uma noite inteira de sono por um longo tempo.
  • As horas de trabalho de parto podem ser infinitas, procure uma ou mais distrações, como ler um livro ou ouvir um podcast.

Perguntas mais frequentes sobre a 39ª semana

Você ainda tem dúvidas? Não se preocupe, pois a seguir responderemos algumas das mais frequentes.

1. Posso decidir em que dia ter meu bebê?

Apesar de o parto poder ser induzido, geralmente isso é feito apenas se existir alguma patologia na mãe ou no bebê que torne preferível a antecipação da data.

Caso o seu médico tenha agendado uma cesárea, é possível solicitar uma data específica dependendo das possibilidades do hospital ou da clínica.

2. É aconselhável viajar nessa semana?

Na medida do possível, é preferível não viajar. O parto é iminente durante os próximos dias e, se ocorrer em local de difícil acesso a um serviço de saúde, pode causar um problema considerável.

Se você precisar de fazer uma viagem de emergência, aconselhamos levar consigo todos os seus exames e listar hospitais (com serviços obstétricos) aos quais você pode recorrer.

Prepare-se o melhor possível

Seu bebê pode decidir nascer de um momento para o outro, não temos como saber exatamente! Lembre-se de deixar sua mala pronta e planejar seu transporte e acesso ao hospital, caso você seja surpreendida durante a noite. Entretanto, aproveite esse tempo com a sua família e não se esqueça de ir às consultas médicas. Parabéns!

Pode interessar a você...
Quantas semanas dura uma gravidez?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Quantas semanas dura uma gravidez?

Quanto dura uma gravidez normal? Quantas semanas são no total? Aqui, explicamos a você a realidade do que se passa nas semanas que duram uma gestação.



  • MedlinePlus [Updated 2021 May 4]. Fetal development. Available from: https://medlineplus.gov/ency/article/002398.htm
  • Urban Child Institute. Baby’s Brain Begins Now: Conception to Age 3. Available from: http://www.urbanchildinstitute.org/why-0-3/baby-and-brain
  • Mayo Clinic [Updated 2020 Feb 27]. 3rd trimester pregnancy: What to expect. Available from: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/pregnancy/art-20046767
  • Flores Padilla, L., González Pérez, G. J., Trejo Franco, J., Vega López, G., Cabrera Pivaral, C. E., Campos, A., Navarro Solares, A., & Navarro Núñez, C. (2008). Factores de riesgo en la operación cesárea [Risk factors in cesarean section]. Ginecologia y obstetricia de Mexico, 76(7), 392–397.
  • Maldonado-Durán, M., Sauceda-García, J. M., Lartigue, T. (2008). Cambios fisiológicos y emocionales durante el embarazo normal y la conducta del feto. Perinatología y reproducción humana, 22, 5–14.
  • Schapira, I. (2004). Características del desarrollo humano perinatal. Un método para la evaluación del sistema nervioso joven. Revista del Hospital Materno Infantil Ramón Sardá, 23(2), 59–69.