A importância de cuidar bem dos dentes desde a infância

· 21 de julho de 2017

Poucos pais sabem que podem começar a cuidar dos dentes de seus filhos antes de começarem a sair de suas gengivas. Para cuidar com atenção da saúde bucal de seu bebê é necessário que os pais façam primeiramente uma visita ao odontologista pediatra, assim obterão informações necessárias para cuidar da boca do bebê. É importante que ambos recebam este tipo de dicas, pois esse cuidado bucal, em geral, ajuda a prevenir muitas doenças.

É fundamental ir ao dentista antes que seu filho lhe diga que um dente está doendo.  Em geral, quando algo dói é porque já está doente, justamente a dor, é um dos indicativos. Não espere até então, para entender a importância de cuidar da saúde bucodental de seu filho.

E ainda há pais que se preocupem muito com a saúde oral de seus bebês, uma vez que a boca ajuda o bebê a amamentar-se, isso pode ser uma janela de entrada para muitas doenças, a maioria desconhece como escovar de maneira correta e também, desconhece o risco que muitos medicamentos pediátricos apresentam de desenvolver cáries, dos quais muitos, contêm açúcar.

Por isso é fundamental levar a criança ao odontologista pediatra antes que nasçam os primeiros dentes, uma vez que, este especialista sabe diagnosticar cáries quando ainda são somente uma lesão de mancha branca e cujo o avanço, pode ser evitado, no qual muitas vezes ocorre, porque a maioria dos pais não sabe que o açúcar e os carboidratos fermentados são muito destrutivos para os dentes.

A atenção aos dentes e a boca toda é muito importante

 Cuidar dos dentes não significa somente prevenir as cáries, pois para conseguir dentes saudáveis é necessário cuidar de toda a boca, o que inclui os lábios, as gengivas, a língua, as articulações e até a maneira de morder. Tudo isso implica em um monitoramento constante da higiene bucal, por isso é importante que os pais comecem a se preocupar com a boca de seu filho, em geral, antes que nasça seu primeiro dentinho.

A maioria dos especialistas recomenda que a primeira visita do bebê ao médico seja antes de seu primeiro ano de vida. No entanto, os especialistas na área bucal aconselham que durante a gestação, os pais conheçam como cuidar da boca, das gengivas e dos dentes de seu bebê. Em somente uma visita pode-se aprender o necessário para cuidar de maneira preventiva dos dentes de uma criança.

Para muitos pais, essa atitude pode parecer exagerada, porém, lembre-se que muitos bebês menores de um ano de idade começam a consumir alimentos açucarados, que são dados em casa ou nas creches. Talvez isso ocorra porque poucos pais sabem que estudos científicos comprovam que, bactérias que estão envolvidas com as cáries, podem ser adquiridas por lactantes inclusive antes que os dentes tenham nascido.

Pais são os guardiões dos dentes do bebê

Assim como é importante cuidar corretamente das gengivas e da boca do bebê quando é apenas um lactante, também é importante cuidar dos dentes de leite, porque certamente, ainda irão cair, eles são o prelúdio para ensinar ao seu filho a importância de cuidar bem de seus dentes.

“Um adulto que perde seu primeiro molar definitivo, demonstra que foi uma criança com cáries em dentes ou molares de leite’’, afirmam os especialistas da Sociedad Española de Odontopediatria, e ressaltam que é importante cuidar dos dentes de leite. Asseguram que deve existir esse cuidado, e que deve se avaliar também como se relacionam os dentes, como seus filhos mastigam, porque esses cuidados determinam o futuro da saúde bucal dele.

Diagnosticar e tratar estas doenças o mais precocemente possível é o melhor passaporte para a saúde na idade adulta, e nesse ponto, é fundamental que os pais compreendam que a saúde oral é uma parte importante da saúde em geral, e que devem cuidar dela desde que a criança nasce.

Nesse processo são os pais que ensinam os filhos a escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia, depois de tomar café da manhã e antes de deitar-se. E são eles quem indicam como usar uma escova de dente corretamente, e também o quão importante é para seus dentes escová-los depois de comer doces.