9 remédios caseiros para combater a frieira
A frieira é uma das manifestações dermatológicas mais incômodas e irritantes que aparecem durante as estações frias. Você já teve? A seguir, vamos apresentar alguns remédios caseiros que você pode experimentar hoje mesmo a fim de acelerar sua resolução.
O que é a frieira?
De acordo com o artigo “Chilblains: a mysterious disease” (“Frieira: uma doença misteriosa”), a frieira é uma doença inflamatória da pele muito rara. Embora a maioria dos casos sejam agudos e de causa incerta, algumas formas crônicas da doença também podem ser observadas.
Os locais mais comuns são as extremidades, por serem as áreas mais expostas ao frio e à umidade.
Por fim, foi observado que a frieira tende a afetar mais as mulheres do que os homens. Portanto, presume-se que haveria algum fator de predisposição do tipo hormonal.
Dentre as manifestações mais frequentes de frieiras, destacam-se:
- Lesões eritrocianóticas nas mãos ou nos pés.
- Sensibilidade.
- Queimação nos dedos.
- Prurido.
- Inchaço dos dedos.
Remédios caseiros para combater a frieira
O objetivo do manejo terapêutico da frieira se concentra na prevenção, embora existam medicamentos orais que servem para aliviar os sintomas durante os episódios agudos.
Embora seja melhor deixá-los evoluir sozinhos, existem alguns remédios caseiros muito úteis para acelerar esse processo natural.
1. Aqueça a área afetada
Embora o calor ofereça alívio, é aconselhável não aplicar calor diretamente na lesão, pois isso pode piorar os sintomas. Por exemplo, um saco com água quente ou o ar do secador de cabelo.
O uso de roupas é suficiente para proteger as extremidades da agressão do frio. Assim, é aconselhável usar calçados quentes (meias e sapatos), luvas, lenço e chapéu.
2. Cremes de venda livre
A frieira pode ser tratada com cremes corticosteroides para melhorar os sintomas de coceira e inflamação.
Esses produtos podem ser adquiridos sem receita médica e, como acontece com qualquer esteroide, é importante evitar o uso excessivo e prolongado.
Em caso de pele rachada ou fissurada, é melhor não aplicar esses cremes e consultar um profissional médico.
Você pode se interessar: Pele oleosa durante a gravidez: conselhos e cuidados
3. Evite massagear ou esfregar
Em geral, as massagens podem aumentar a inflamação e irritação da pele, por isso é aconselhável evitá-las.
4. Hidrate a pele
À medida que a frieira desaparece, é conveniente aplicar uma emulsão sem fragrâncias ou produtos químicos, para manter a pele hidratada e funcional.
Além disso, uma pele limpa e hidratada reduz as chances de desenvolver uma infecção secundária.
A emulsão hidratante deve conter vitamina A, vitamina E, alantoína, ureia ou ácido hialurônico.
5. Use antissépticos para a higiene
A limpeza da pele com antissépticos é útil para reduzir a superinfecção dessas lesões. Esses produtos ainda ajudam a manter a superfície da pele limpa e nutrida.
Após a aplicação do antisséptico, é aconselhável fazer um curativo macio na lesão para protegê-la do atrito.
6. Não coce a frieira
As manifestações dermatológicas, mesmo que sejam apenas eritema ou edema, sensibilizam a superfície da pele e a deixam vulnerável a qualquer agressão externa.
Por sua vez, coçar a pele libera produtos químicos que estimulam ainda mais a coceira. Portanto, inicia-se um ciclo vicioso que pode levar ao desenvolvimento de escoriações ou lesões mais importantes na pele.
Leia também: Crianças descalças: quais são os benefícios?
7. Praticar exercício
Evitar o cigarro e manter o nível de atividade pode ajudar a melhorar a circulação e aumentar o fluxo sanguíneo da pele. Portanto, praticar atividade física pelo menos quatro vezes por semana é o ideal.
Além disso, para manter a pele saudável e evitar frieiras, você deve controlar sua dieta e aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e A.
8. Óleo de calêndula
O óleo de calêndula tem importantes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que podem ser úteis na cicatrização de feridas e no alívio de eczema ou dermatite.
Além disso, é um remédio alternativo para melhorar a aparência e a qualidade da pele.
9. Produtos com camomila
A camomila é uma das ervas com mais utilizações e funções que existe na medicina alternativa e cosmética. Na verdade, pode ser útil no tratamento de várias doenças de pele, como a dermatite ou a rosácea.
A planta pode ser usada em cremes que a contenham, uma infusão ou alguns óleos essenciais. Estes últimos estimulam a hidratação e a nutrição profunda da pele.
A frieira e sua resolução
A frieiras pode ser desconfortável e dolorosa, mas na maioria das vezes não causa problemas de saúde a longo prazo. Na verdade, e um problema que tende a se resolver por conta própria com o tempo.
No entanto, se não for tratado corretamente, pode afetar consideravelmente a qualidade de vida da pessoa afetada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Tobón MX, Rodríguez G. Eritema pernio: una enfermedad misteriosa. CES Med. [Internet]. 2013 Jan [cited 2021 Nov 03] ; 27( 1 ): 113-126. Disponible en: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-87052013000100013&lng=en.
- Cappel JA, Wetter DA. Clinical characteristics, etiologic associations, laboratory findings, treatment, and proposal of diagnostic criteria of pernio (chilblains) in a series of 104 patients at Mayo Clinic, 2000 to 2011. Mayo Clin Proc. 2014 Feb;89(2):207-15. doi: 10.1016/j.mayocp.2013.09.020. PMID: 24485134.
- Nyssen A, Benhadou F, Magnée M, André J, Koopmansch C, Wautrecht JC. Chilblains. Vasa. 2020 Mar;49(2):133-140. doi: 10.1024/0301-1526/a000838. Epub 2019 Dec 6. PMID: 31808732.